Questões de Concurso Sobre serviço de proteção e atendimento integral a família (paif) em serviço social

Foram encontradas 552 questões

Q3290947 Serviço Social
O trabalho com famílias no âmbito do Proteção e Atenção Integral à Família (PAIF), conforme o documento “Orientações Técnicas sobre o PAIF”, contempla a diretriz da matricialidade familiar adotada na Política Nacional de Assistência Social (PNAS) (2004) em que a família é entendida como um(a):
Alternativas
Q3281208 Serviço Social
De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, assinale a alternativa CORRETA do Serviço que consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida:
Alternativas
Q3260459 Serviço Social
Os serviços que oferecem atendimento às famílias e aos indivíduos com seus direitos violados, mas cujos vínculos familiar e comunitário não foram rompidos, de acordo com a Política Nacional de Assistência Social, configuram serviços da Proteção Social: 
Alternativas
Q3248288 Serviço Social
Em uma residência, o visitador identifica sinais de exploração do trabalho infantil envolvendo um irmão mais velho (9 anos), enquanto a criança de 2 anos estava em condições de subnutrição. Como o Supervisor pode proceder?
Alternativas
Q3248287 Serviço Social
Um CREAS recebe denúncias de violência intrafamiliar contra uma criança de 4 anos. O Supervisor do Criança Feliz, informado do caso, verifica que as visitas domiciliares não ocorreram nos últimos meses. Qual condução melhor reflete as diretrizes do SUAS e o ECA?
Alternativas
Q3248285 Serviço Social
Considere as seguintes afirmações sobre o Programa Primeira Infância no SUAS (PAIF) e o papel do Supervisor:

I – O Supervisor coordena a formação dos visitadores, garantindo que metodologias de desenvolvimento infantil sejam atualizadas e adequadas.
II – Cabe ao Supervisor apenas o registro estatístico das visitas, sem avaliar a qualidade da interação familiar ou a evolução das crianças.
III – A articulação com outras políticas públicas (saúde, educação) depende do Supervisor, que deve identificar demandas e encaminhar as famílias.
IV – O Supervisor atua substituindo o CRAS na proteção social básica, isolando-se da rede socioassistencial.

Estão corretas apenas as afirmativas:
Alternativas
Q3248283 Serviço Social
Considere as afirmações sobre a Proteção Social Especial de alta complexidade no SUAS:

I – Acolhimento institucional e outras modalidades destinam-se a indivíduos em situação grave de violação de direitos, quando não possível a manutenção no convívio familiar.
II – A gestão de serviços de alta complexidade cabe apenas ao Conselho Tutelar, dispensando cofinanciamento ou acompanhamento técnico do SUAS.
III – Em casos de violência contra crianças, o PAEFI e o CREAS podem atuar, articulando outras redes (saúde, conselho tutelar), para interromper o ciclo de violação.
IV – A internação compulsória para qualquer criança em vulnerabilidade é obrigatória, mesmo sem ordem judicial.

Estão corretas apenas as afirmativas:
Alternativas
Q3248282 Serviço Social
O Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) visa proteger pessoas cujos direitos foram violados. Como esse serviço pode dialogar com a primeira infância, quando há suspeita de negligência ou violência?
Alternativas
Q3248276 Serviço Social
Em uma região com alto índice de vulnerabilidade, a Proteção Social Especial pode acionar o Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI). De que forma esse serviço atua?
Alternativas
Q3241465 Serviço Social
Baseando−se na Resolução CNAS nº 109/2009, o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) oferece um acompanhamento contínuo às famílias, buscando fortalecer seus vínculos e garantir o acesso a seus direitos. Sobre os objetivos do PAIF, assinalar a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3241317 Serviço Social
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos realiza o atendimento de crianças, adolescentes e/ou pessoas idosas. Em relação aos aspectos a serem observados para a acolhida de crianças de zero a seis, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Falar diretamente aos cuidadores, pois as crianças são usuários do serviço, mas não tem capacidade de compreensão.

( ) Organizar previamente o espaço, reservando o material a ser utilizado e distribuindo o mobiliário de maneira confortável para todos.

( ) Receber todos com cordialidade, bom humor e palavras de boas−vindas.
Alternativas
Q3238733 Serviço Social
A organização gerencial do trabalho social com famílias do serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) é uma atribuição: 
Alternativas
Q3238291 Serviço Social
João, de 40 anos, vive com suas duas filhas em uma área urbana marcada por altos índices de violência. Atualmente desempregado, enfrenta dificuldades para garantir a alimentação e a educação das crianças. Por esses motivos, João busca informações no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de sua região.
O serviço social mais adequado para a situação de João é o Serviço
Alternativas
Q3222405 Serviço Social
Como é chamado o serviço voltado para famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram direitos violados, oferecendo apoio, orientação e acompanhamento para a superação desses quadros por meio da promoção de direitos, da preservação e do fortalecimento das relações familiares e sociais?
Alternativas
Q3222348 Serviço Social
Leia o trecho. “O ________________________ é oferecido em todos os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e tem como objetivo apoiar famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.” 
Alternativas
Q3212334 Serviço Social
Um assistente social foi designado para acompanhar um caso de uma família em extrema vulnerabilidade social, composta por uma mãe solo, três filhos menores e um idoso acamado. A família não possui renda fixa e sobrevive de doações da comunidade. Considerando a legislação vigente e os serviços socioassistenciais disponíveis, qual deve ser a conduta mais adequada do profissional?
Alternativas
Q3204800 Serviço Social
Marque a alternativa que corresponda ao nome do serviço oferecido em todos os Centros de Referência da Assistência Social e que tem como objetivo apoiar famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
Alternativas
Q3196027 Serviço Social
O trabalho de orientação e acompanhamento social a indivíduos, grupos e famílias é constituído por ações ____________, que se sustenta em dois pilares: a _______________ e o processo _____________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q3184282 Serviço Social
A Lei nº 10.216/2001, conhecida como “Lei Paulo Delgado”, representa um marco na reformulação da abordagem em saúde mental no Brasil. No contexto da sociedade brasileira contemporânea, desafios como o estigma social, o acesso limitado a serviços comunitários e a integração intersetorial ainda impactam a implementação plena da política de saúde mental. Com base nesse cenário, analise as afirmativas a seguir.

I. A referida norma promoveu a mudança do modelo assistencial em saúde mental no Brasil, priorizando o tratamento em comunidades terapêuticas e, como principal abordagem, a internação em hospitais filantrópicos.
II. A Política Nacional de Saúde Mental tem como um de seus princípios a reinserção social dos pacientes por meio de dispositivos como o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI).
III. A Lei Paulo Delgado estabelece como diretriz a garantia de direitos fundamentais às pessoas com transtornos mentais, buscando alternativas à internação hospitalar sempre que possível.
IV. A Política Nacional de Saúde Mental considera a articulação intersetorial como uma estratégia central, integrando saúde, assistência social e educação para ampliar a rede de suporte aos usuários.

Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q3178285 Serviço Social
Sobre a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, analise as assertivas a seguir:

I. O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos.

II. Todos os serviços da proteção social básica, desenvolvidos no território de abrangência do CRAS, devem ser a ele referenciados e manter articulação com o PAIF.

III. O trabalho social com famílias, assim, apreende as origens, significados atribuídos e as possibilidades de enfrentamento das situações de vulnerabilidade vivenciadas por toda a família.


Quais estão corretas? 
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: D
4: A
5: B
6: A
7: C
8: C
9: D
10: B
11: D
12: C
13: A
14: D
15: A
16: A
17: B
18: A
19: D
20: D