Questões de Concurso Sobre serviço social e atenção básica e secundária em serviço social

Foram encontradas 228 questões

Q3144410 Serviço Social
O artigo “O Serviço Social no Núcleo de Apoio à Saúde da Família” (Ghiraldelli; Oliveira; Martins, 2020) aborda um modelo assistencial importante que emerge como modelo de organização da Atenção Primária à Saúde e da Atenção Básica no Brasil, com o objetivo de catalisar o processo saúde-doença dos indivíduos na instância da família e na esfera das comunidades. O trecho se refere a qual modelo?
Alternativas
Q3144408 Serviço Social
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os tipos de CAPS às suas respectivas características.

Coluna 1
1. CAPS I. 2. CAPS II. 3. CAPS III.

Coluna 2
( ) Indicado para municípios ou regiões de saúde com população acima de 70 mil habitantes.
( ) Proporciona serviços de atenção contínua, com funcionamento 24 horas, incluindo feriados e finais de semana, e oferta retaguarda clínica e acolhimento noturno a outros serviços de saúde mental, inclusive CAPSad.
( ) Sua equipe mínima é composta por um médico com formação em saúde mental, um enfermeiro, três profissionais de nível universitário e quatro profissionais de nível médio.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3144404 Serviço Social
O artigo “Serviço social e atenção primária: uma revisão integrativa” (Carvalho; Almeida; Machado, 2018) descreve um determinado profissional a partir das seguintescaracterísticas:

• Compõe a equipe mínima da Estratégia de Saúde da Família (ESF). 
• Realiza visita domiciliar com diversos objetivos, que incluem coletar dados e informações para subsidiar toda a equipe de saúde.
• É um representante da comunidade que faz a mediação entre ela e a equipe de saúde.

Segundo o referido artigo, essas características referem-se a qual profissional?
Alternativas
Q3144394 Serviço Social
Analise o trecho abaixo:

O trabalho dos assistentes sociais em um serviço de urgência e emergência deve procurar articular o exercício profissional com a constante pesquisa sobre a realidade, pois, com esse conhecimento, é mais fácil compreender todas as transformações sociais postas pela contemporaneidade e, dessa forma, trabalhar junto à população usuária as alternativas de enfrentamento.

Esse trecho está:
Alternativas
Q3144385 Serviço Social
O novo modelo assistencial em saúde mental no Brasil tem sido implementado por uma rede de serviços descentralizados e territorializados, sendo o(a) ________________ a “porta de entrada” preferencial no atendimento aos pacientes com transtornos mentais e em situação de rua.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Alternativas
Q3144380 Serviço Social
Sabe-se que a criação das residências multiprofissionais no Brasil impacta a formação e a atuação de assistentes sociais, promovendo uma integração mais eficaz entre teoria e prática. Sobre a temática, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3108597 Serviço Social
O Estatuto da Criança e do Adolescente, lei nº 8.069/1990, dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente, inclusive assegurando às gestantes nutrição adequada, atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério e atendimento pré-natal, perinatal e pós-natal integral no âmbito do Sistema Único de Saúde. De acordo com a lei supracitada, o atendimento pré-natal deve ser realizado por profissionais da:
Alternativas
Q3080764 Serviço Social
A Atenção Básica (AB) ocupa uma posição privilegiada e estratégica para controle do tabaco dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), assim como para diversos outros agravos crônicos à saúde, conforme os Cadernos de Atenção Básica, nº 40 (Brasil, 2015). Nesse documento, constam estratégias para o cuidado da pessoa tabagista, entre elas, orientações sobre as atitudes e postura do profissional de saúde em relação ao usuário que faz uso de tabaco desde o primeiro atendimento ao acompanhamento.
Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo:

I. Acolhimento e empatia – importante entender que a relação do usuário com o tabagismo, muitas vezes, é permeada por um sentimento de ambivalência, por meio do qual ele pode estar consciente dos malefícios do hábito e da importância do tratamento, mas pese intimamente a dimensão “positiva” ou prazerosa de fumar.

II. Estimular a mudança de atitude para alcance da abstinência.

III. Informar o usuário sobre o que é a dependência química, os seus malefícios, quais sintomas ele poderá experimentar ao parar de fumar, quais métodos para cessação estão disponíveis, qual o papel do medicamento e quais os tipos de medicamentos.

IV. O profissional de saúde deve determinar uma data de parada (“dia D”), para que seja reduzido gradualmente o número de cigarros diários.

V. Havendo recaída, o profissional deve culpar o usuário, devendo dar alta por indisciplina do serviço, já que está tendo acompanhamento adequado e sistemático.

Está CORRETO o que se afirma em 
Alternativas
Q3075075 Serviço Social
Conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde em fevereiro de 2022, o uso abusivo e a dependência em substâncias químicas é um problema global. No Brasil, em 2021, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 400,3 mil atendimentos a pessoas com transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de drogas e álcool. O número mostra um aumento de 12,4% em relação a 2020, ano com 356 mil registros. (Ministério da Saúde).
Assinale o caminho correto que a pessoa com dependência química deve percorrer no SUS para diagnosticar e tratar a doença:
Alternativas
Q3075074 Serviço Social
Matriciamento em saúde mental é um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica. O matriciamento deve proporcionar a retaguarda especializada da assistência, assim como um suporte técnico-pedagógico, um vínculo interpessoal e o apoio institucional no processo de construção coletiva. Deste modo, assinale a opção correta de quando solicitar um matriciamento:
Alternativas
Q3075071 Serviço Social
Atenção Primária é desenvolvida com o mais alto grau de descentralização e capilaridade no Brasil, com diversas estratégias governamentais relacionadas, sendo uma delas o(a)
Alternativas
Q3075070 Serviço Social
A Atenção Básica caracteriza-se como porta de entrada preferencial do SUS, formando um conjunto de ações de Saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange
Alternativas
Q3054152 Serviço Social
Marque a alternativa que contenha a denominação correta do princípio orientador da Atenção Básica descrito, condensado no trecho a seguir:

Responsabilidade “do serviço de saúde por toda a população de um determinado território ao longo do tempo, independentemente da presença ou ausência de doença e da procura pela unidade”. Remete a “como lidar com o crescimento e as mudanças de indivíduos ou grupos no decorrer de um período de anos. Dessa forma, as relações entre a equipe de saúde e os usuários na Atenção Básica são contínuas e de longa duração, com presença ou ausência de problemas de saúde. [...] Com o passar do tempo, os usuários passam a conhecer a equipe de saúde e essa, os usuários. As pessoas recebem acompanhamento durante todo o ciclo da vida: nascimento, infância, adolescência e juventude, idade adulta e todo o processo de envelhecimento”.
(BRASIL, 2013, p. 26-27). 
Alternativas
Q3040242 Serviço Social
A Política Nacional de Atenção Básica instituída pela Portaria nº 2.436/17 delimita as atribuições Comuns a todos os membros das Equipes que atuam na Atenção Básica. A vigésima atribuição proposta visa que tais membros realizem trabalhos interdisciplinares e em equipe, integrando áreas técnicas, profissionais de diferentes formações e até mesmo outros níveis de atenção, buscando incorporar práticas de vigilância,  clínica ampliada e matriciamento ao processo de trabalho cotidiano para essa integração (realização de consulta compartilhada reservada aos profissionais de nível superior, construção de Projeto Terapêutico Singular, trabalho com grupos, entre outras estratégias, em consonância com as necessidades e demandas da população). Marque a alternativa que aponta corretamente para o que é matriciamento:
Alternativas
Q3013258 Serviço Social

No que se refere aos níveis de atenção à saúde, julgue o item que se segue.



Na promoção de saúde, o conceito de saúde é multidimensional.

Alternativas
Q2762617 Serviço Social
A criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência. À luz da Lei nº 8.069/1990 – do Direito à Vida e à Saúde, é assegurado a todas as mulheres o acesso aos programas e às políticas de saúde da mulher e de planejamento reprodutivo e, às gestantes, nutrição adequada, atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério e atendimento pré-natal, perinatal e pós-natal integral no âmbito do Sistema Único de Saúde. O atendimento pré-natal será realizado por profissionais da(o):
Alternativas
Q2582587 Serviço Social

Mariana é uma adolescente de 13 anos de idade, reside com sua mãe, padrasto, avó e três irmãos, e está cursando o 8° ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública municipal. A professora da disciplina de português de Mariana tem observado que a adolescente tem chegado periodicamente com marcas roxas e arranhões em sua pele na escola, bem como tem percebido que ela tem faltado muito às aulas, e quando comparece a escola, tem se isolado dos colegas. Certo dia, em uma ação intersetorial desenvolvida pela escola e por uma Unidade de Saúde da Família (USF) do município, a escola recebeu uma visita de uma médica e agentes comunitários de saúde, onde foram realizados atendimentos aos adolescentes da escola, e nesta oportunidade Mariana foi atendida pela médica da USF, onde esta constatou que as marcas roxas e arranhões na pele de Mariana eram possivelmente oriundas de violência física contra a adolescente. A médica relatou a suspeita para equipe psicossocial da escola, a qual atendeu a adolescente e a encaminhou para o serviço específico do Sistema Único de Assistência Social do município responsável por atender casos de violência física, psicológica e negligência contra crianças e adolescentes. De acordo com o relato do caso fictício apresentado, e a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS n° 109/2009; Resolução CNAS n°13/2014) e a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) lei nº 8.742/1993 e suas atualizações, marque a alternativa CORRETA, que apresenta o serviço específico do Sistema Único de Assistência Social, voltado para atendimento de usuários vítimas de violência física, psicológica e negligência, o qual Mariana foi encaminhada:

Alternativas
Q2575670 Serviço Social
De acordo com Nunes e Mangini, em seu artigo "Crise em saúde mental : possibilidades para o manejo e a intervenção crítica da/o assistente social"(2022), a atenção à crise em saúde mental é um importante dispositivo de intervenção de cuidado dos serviços de saúde mental, que faz parte da demanda cotidiana recebida pelas/os assistentes sociais e demais profissionais que compõem a equipe multiprofissional dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), serviços de urgência e emergência e atenção básica. Porém, não somente nos serviços de saúde mental, mas também no âmbito de outras áreas de políticas públicas e sociais, como os serviços de assistência social, podem ocorrer situações de crise que desafiam os profissionais, visto que a saúde mental tem um caráter transversal. Podemos afirmar que:

I- Cabe aos profissionais que lidam com a demanda de situações de crise em saúde mental em seu cotidiano conhecer os serviços para os quais encaminhar e tomar as primeiras medidas para a intervenção na crise. II- Diante da crise, é fundamental tanto a necessidade de resolutividade da atenção às demandas que se apresentam no cotidiano quanto de uma intervenção comprometida ética e socialmente. III- A crise em saúde mental é um fenômeno biológico que envolve um processo de sofrimento intensificado que pode se manifestar de diferentes formas, sempre perceptíveis, no qual o usuário não consegue se autorregular. IV- O profissional também pode ter que intervir na crise quando se situa como técnico de referência. Esse é um profissional designado pela equipe para atuar como principal responsável por uma determinada situação objeto de atendimento e acompanhamento.
Alternativas
Q2575656 Serviço Social
A Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) é resultado da experiência acumulada por um conjunto de atores envolvidos historicamente com o desenvolvimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), como movimentos sociais, população, trabalhadores e gestores das três esferas de governo. Sobre a portaria da Política Nacional de Atenção Básica pode-se afirmar que:

I- A Atenção Básica será a principal porta de entrada e centro de comunicação da RAS, coordenadora do cuidado e ordenadora das ações e serviços disponibilizados na rede. II- A Atenção Básica é o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde. III- Não são todas as UBS consideradas potenciais espaços de educação, formação de recursos humanos, pesquisa, ensino em serviço, inovação e avaliação tecnológica para a RAS. IV- Atenção Básica existe com ações e serviços seguindo padrões essenciais e restritos, pois a restrição é fundamental para a humanização. 
Alternativas
Q2570506 Serviço Social
A lógica da organização do SUS pressupõe a constituição de uma rede de serviços organizada de forma regionalizada e hierarquizada. Essa lógica favorece a realização de ações de vigilância epidemiológica, sanitária, de controle de vetores; e de educação em saúde, além do acesso aos demais níveis de complexidade, como atenção ambulatorial e hospitalar.
O SUS atua em três níveis de atenção; isto posto, analise as afirmativas a seguir:

I. É a porta de entrada para os usuários do SUS. As ações são reconhecidas como aquelas que ainda não se configuram como alta complexidade. Suas ações são entendidas como serviços de apoio diagnóstico e terapêutico de atenção especializada de menor complexidade tecnológica.

II. As ações incluem um rol de procedimentos menos complexos caracterizados por apresentar tecnologia de média densidade e complexidade. Espaço capaz de atender à maior parte dos problemas comuns de saúde da comunidade.

III. As ações são realizadas nos hospitais de grande porte e composta por procedimentos de alta complexidade, que envolvem alta tecnologia e alto custo. É o nível de maior relevância entre na atenção à saúde.

Em relação às afirmativas, é correto afirmar que
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: D
5: D
6: C
7: D
8: B
9: A
10: D
11: B
12: E
13: A
14: D
15: C
16: D
17: D
18: D
19: C
20: D