Questões de Concurso
Sobre serviço social e atenção básica e secundária em serviço social
Foram encontradas 228 questões
Coluna 1
1. CAPS I. 2. CAPS II. 3. CAPS III.
Coluna 2
( ) Indicado para municípios ou regiões de saúde com população acima de 70 mil habitantes.
( ) Proporciona serviços de atenção contínua, com funcionamento 24 horas, incluindo feriados e finais de semana, e oferta retaguarda clínica e acolhimento noturno a outros serviços de saúde mental, inclusive CAPSad.
( ) Sua equipe mínima é composta por um médico com formação em saúde mental, um enfermeiro, três profissionais de nível universitário e quatro profissionais de nível médio.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
• Compõe a equipe mínima da Estratégia de Saúde da Família (ESF).
• Realiza visita domiciliar com diversos objetivos, que incluem coletar dados e informações para subsidiar toda a equipe de saúde.
• É um representante da comunidade que faz a mediação entre ela e a equipe de saúde.
Segundo o referido artigo, essas características referem-se a qual profissional?
O trabalho dos assistentes sociais em um serviço de urgência e emergência deve procurar articular o exercício profissional com a constante pesquisa sobre a realidade, pois, com esse conhecimento, é mais fácil compreender todas as transformações sociais postas pela contemporaneidade e, dessa forma, trabalhar junto à população usuária as alternativas de enfrentamento.
Esse trecho está:
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo:
I. Acolhimento e empatia – importante entender que a relação do usuário com o tabagismo, muitas vezes, é permeada por um sentimento de ambivalência, por meio do qual ele pode estar consciente dos malefícios do hábito e da importância do tratamento, mas pese intimamente a dimensão “positiva” ou prazerosa de fumar.
II. Estimular a mudança de atitude para alcance da abstinência.
III. Informar o usuário sobre o que é a dependência química, os seus malefícios, quais sintomas ele poderá experimentar ao parar de fumar, quais métodos para cessação estão disponíveis, qual o papel do medicamento e quais os tipos de medicamentos.
IV. O profissional de saúde deve determinar uma data de parada (“dia D”), para que seja reduzido gradualmente o número de cigarros diários.
V. Havendo recaída, o profissional deve culpar o usuário, devendo dar alta por indisciplina do serviço, já que está tendo acompanhamento adequado e sistemático.
Está CORRETO o que se afirma em
Assinale o caminho correto que a pessoa com dependência química deve percorrer no SUS para diagnosticar e tratar a doença:
Responsabilidade “do serviço de saúde por toda a população de um determinado território ao longo do tempo, independentemente da presença ou ausência de doença e da procura pela unidade”. Remete a “como lidar com o crescimento e as mudanças de indivíduos ou grupos no decorrer de um período de anos. Dessa forma, as relações entre a equipe de saúde e os usuários na Atenção Básica são contínuas e de longa duração, com presença ou ausência de problemas de saúde. [...] Com o passar do tempo, os usuários passam a conhecer a equipe de saúde e essa, os usuários. As pessoas recebem acompanhamento durante todo o ciclo da vida: nascimento, infância, adolescência e juventude, idade adulta e todo o processo de envelhecimento”.
(BRASIL, 2013, p. 26-27).
No que se refere aos níveis de atenção à saúde, julgue o item que se segue.
Na promoção de saúde, o conceito de saúde é
multidimensional.
Mariana é uma adolescente de 13 anos de idade, reside com sua mãe, padrasto, avó e três irmãos, e está cursando o 8° ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública municipal. A professora da disciplina de português de Mariana tem observado que a adolescente tem chegado periodicamente com marcas roxas e arranhões em sua pele na escola, bem como tem percebido que ela tem faltado muito às aulas, e quando comparece a escola, tem se isolado dos colegas. Certo dia, em uma ação intersetorial desenvolvida pela escola e por uma Unidade de Saúde da Família (USF) do município, a escola recebeu uma visita de uma médica e agentes comunitários de saúde, onde foram realizados atendimentos aos adolescentes da escola, e nesta oportunidade Mariana foi atendida pela médica da USF, onde esta constatou que as marcas roxas e arranhões na pele de Mariana eram possivelmente oriundas de violência física contra a adolescente. A médica relatou a suspeita para equipe psicossocial da escola, a qual atendeu a adolescente e a encaminhou para o serviço específico do Sistema Único de Assistência Social do município responsável por atender casos de violência física, psicológica e negligência contra crianças e adolescentes. De acordo com o relato do caso fictício apresentado, e a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS n° 109/2009; Resolução CNAS n°13/2014) e a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) lei nº 8.742/1993 e suas atualizações, marque a alternativa CORRETA, que apresenta o serviço específico do Sistema Único de Assistência Social, voltado para atendimento de usuários vítimas de violência física, psicológica e negligência, o qual Mariana foi encaminhada:
I- Cabe aos profissionais que lidam com a demanda de situações de crise em saúde mental em seu cotidiano conhecer os serviços para os quais encaminhar e tomar as primeiras medidas para a intervenção na crise. II- Diante da crise, é fundamental tanto a necessidade de resolutividade da atenção às demandas que se apresentam no cotidiano quanto de uma intervenção comprometida ética e socialmente. III- A crise em saúde mental é um fenômeno biológico que envolve um processo de sofrimento intensificado que pode se manifestar de diferentes formas, sempre perceptíveis, no qual o usuário não consegue se autorregular. IV- O profissional também pode ter que intervir na crise quando se situa como técnico de referência. Esse é um profissional designado pela equipe para atuar como principal responsável por uma determinada situação objeto de atendimento e acompanhamento.
I- A Atenção Básica será a principal porta de entrada e centro de comunicação da RAS, coordenadora do cuidado e ordenadora das ações e serviços disponibilizados na rede. II- A Atenção Básica é o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde. III- Não são todas as UBS consideradas potenciais espaços de educação, formação de recursos humanos, pesquisa, ensino em serviço, inovação e avaliação tecnológica para a RAS. IV- Atenção Básica existe com ações e serviços seguindo padrões essenciais e restritos, pois a restrição é fundamental para a humanização.
O SUS atua em três níveis de atenção; isto posto, analise as afirmativas a seguir:
I. É a porta de entrada para os usuários do SUS. As ações são reconhecidas como aquelas que ainda não se configuram como alta complexidade. Suas ações são entendidas como serviços de apoio diagnóstico e terapêutico de atenção especializada de menor complexidade tecnológica.
II. As ações incluem um rol de procedimentos menos complexos caracterizados por apresentar tecnologia de média densidade e complexidade. Espaço capaz de atender à maior parte dos problemas comuns de saúde da comunidade.
III. As ações são realizadas nos hospitais de grande porte e composta por procedimentos de alta complexidade, que envolvem alta tecnologia e alto custo. É o nível de maior relevância entre na atenção à saúde.
Em relação às afirmativas, é correto afirmar que