Questões de Concurso Comentadas sobre serviço social e atenção básica e secundária em serviço social

Foram encontradas 44 questões

Q3075070 Serviço Social
A Atenção Básica caracteriza-se como porta de entrada preferencial do SUS, formando um conjunto de ações de Saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange
Alternativas
Q3040242 Serviço Social
A Política Nacional de Atenção Básica instituída pela Portaria nº 2.436/17 delimita as atribuições Comuns a todos os membros das Equipes que atuam na Atenção Básica. A vigésima atribuição proposta visa que tais membros realizem trabalhos interdisciplinares e em equipe, integrando áreas técnicas, profissionais de diferentes formações e até mesmo outros níveis de atenção, buscando incorporar práticas de vigilância,  clínica ampliada e matriciamento ao processo de trabalho cotidiano para essa integração (realização de consulta compartilhada reservada aos profissionais de nível superior, construção de Projeto Terapêutico Singular, trabalho com grupos, entre outras estratégias, em consonância com as necessidades e demandas da população). Marque a alternativa que aponta corretamente para o que é matriciamento:
Alternativas
Q2762617 Serviço Social
A criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência. À luz da Lei nº 8.069/1990 – do Direito à Vida e à Saúde, é assegurado a todas as mulheres o acesso aos programas e às políticas de saúde da mulher e de planejamento reprodutivo e, às gestantes, nutrição adequada, atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério e atendimento pré-natal, perinatal e pós-natal integral no âmbito do Sistema Único de Saúde. O atendimento pré-natal será realizado por profissionais da(o):
Alternativas
Q2545019 Serviço Social
Em relação à Atenção Primária à Saúde, assinale a afirmativa CORRETA
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: TJ-SC Prova: FGV - 2024 - TJ-SC - Assistente Social |
Q2513234 Serviço Social
Rosilda está feliz porque vai começar a trabalhar na área da saúde, sendo lotada na Estratégia Saúde da Família (ESF). Ao se apropriar de sua nova atividade, ela compreende que a ESF se fundamenta nos preceitos do SUS, além de ampliar a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades, propiciando uma importante relação custo-efetividade.
Rosilda conclui que a ESF é uma estratégia que reorienta a atenção:
Alternativas
Q2494806 Serviço Social
Acerca da saúde de atenção primária no Brasil e seu conceito, assinalar a alternativa CORRETA.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IV - UFG Órgão: Prefeitura de Rio Branco - AC Provas: IV - UFG - 2024 - Prefeitura de Rio Branco - AC - Assistente Social | IV - UFG - 2024 - Prefeitura de Rio Branco - AC - Biomédico | IV - UFG - 2024 - Prefeitura de Rio Branco - AC - Cirurgião Dentista | IV - UFG - 2024 - Prefeitura de Rio Branco - AC - Cirurgião Dentista - Endodontia | IV - UFG - 2024 - Prefeitura de Rio Branco - AC - Cirurgião Dentista - Periodontista | IV - UFG - 2024 - Prefeitura de Rio Branco - AC - Cirurgião Dentista - Bucomaxilo Facial | IV - UFG - 2024 - Prefeitura de Rio Branco - AC - Cirurgião Dentista - Protesista | IV - UFG - 2024 - Prefeitura de Rio Branco - AC - Cirurgião Dentista - Atendimento com Especialidades Especiais | IV - UFG - 2024 - Prefeitura de Rio Branco - AC - Enfermeiro (30h e 40h) | IV - UFG - 2024 - Prefeitura de Rio Branco - AC - Educador Físico | IV - UFG - 2024 - Prefeitura de Rio Branco - AC - Enfermeiro Obstetra | IV - UFG - 2024 - Prefeitura de Rio Branco - AC - Enfermeiro Estomaterapeuta | IV - UFG - 2024 - Prefeitura de Rio Branco - AC - Médico - Psiquiatra | IV - UFG - 2024 - Prefeitura de Rio Branco - AC - Médico - Geriatra | IV - UFG - 2024 - Prefeitura de Rio Branco - AC - Psicólogo com Especialidade em Neuropsicologia | IV - UFG - 2024 - Prefeitura de Rio Branco - AC - Farmacêutico | IV - UFG - 2024 - Prefeitura de Rio Branco - AC - Farmacêutico Clínico | IV - UFG - 2024 - Prefeitura de Rio Branco - AC - Médico do Trabalho | IV - UFG - 2024 - Prefeitura de Rio Branco - AC - Fonoaudiólogo |
Q2472955 Serviço Social
O componente da Rede de Atenção às Urgências que tem por objetivo a ampliação do acesso, fortalecimento do vínculo e responsabilização e o primeiro cuidado às urgências e emergências, em ambiente adequado, até a transferência/encaminhamento a outros pontos de atenção, quando necessário, com a implantação de acolhimento com avaliação de riscos e vulnerabilidades, é a 
Alternativas
Q2466054 Serviço Social

Julgue o item a seguir, a respeito da atenção à saúde do indígena, do atendimento e da internação domiciliar e do atendimento à mulher.


A modalidade de atenção domiciliar tipo 2 (AD2) abrange pacientes que necessitam habitualmente de equipamentos ou procedimentos especiais. 

Alternativas
Q2454097 Serviço Social
Considerando o que dispõe a Resolução-RDC n. 36, de 25 de julho de 2013, que institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde e dá outras providências, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2454093 Serviço Social
Para efeito da Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, e seu anexo, que detalha a operacionalização desta política, descrevem-se assim seus princípios orientadores:

I. ______: possibilitar o acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade e resolutivos, caracterizados como a porta de entrada aberta e preferencial da Rede de Atenção à Saúde (primeiro contato), acolhendo as pessoas e promovendo a vinculação e corresponsabilização pela atenção às suas necessidades de saúde. O estabelecimento de mecanismos que assegurem acessibilidade e acolhimento pressupõe uma lógica de organização e funcionamento do serviço de saúde que parte do princípio de que as equipes que atuam na Atenção Básica nas Unidades Básicas de Saúde devem receber e ouvir todas as pessoas que procuram seus serviços, de modo universal, de fácil acesso e sem diferenciações excludentes, e a partir daí construir respostas para suas demandas e necessidades.

II. ______: ofertar o cuidado, reconhecendo as diferenças nas condições de vida e saúde e de acordo com as necessidades das pessoas, considerando que o direito à saúde passa pelas diferenciações sociais e deve atender à diversidade. Ficando proibida qualquer exclusão baseada em idade, gênero, cor, crença, nacionalidade, etnia, orientação sexual, identidade de gênero, estado de saúde, condição socioeconômica, escolaridade ou limitação física, intelectual, funcional, entre outras, com estratégias que permitam minimizar desigualdades, evitar exclusão social de grupos que possam vir a sofrer estigmatização ou discriminação; de maneira que impacte na autonomia e na situação de saúde.
III. ______: É o conjunto de serviços executados pela equipe de saúde que atendam às necessidades da população adscrita nos campos do cuidado, da promoção e manutenção da saúde, da prevenção de doenças e agravos, da cura, da reabilitação, redução de danos e dos cuidados paliativos. Inclui a responsabilização pela oferta de serviços em outros pontos de atenção à saúde e o reconhecimento adequado das necessidades biológicas, psicológicas, ambientais e sociais causadoras das doenças, e manejo das diversas tecnologias de cuidado e de gestão necessárias a estes fins, além da ampliação da autonomia das pessoas e coletividade.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as seguintes lacunas.
Alternativas
Q2443346 Serviço Social
A assistente social Marli começou a trabalhar em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e foi-lhe solicitado um projeto que envolvesse a estratégia prioritária para expansão e consolidação da Atenção Básica de acordo com a Política Nacional de Atenção Básica.
Nesse sentido, a sua população-alvo deverá ser:
Alternativas
Q2375400 Serviço Social
O Sistema Único de Saúde (SUS), estabelece a Atenção Básica como primeiro ponto de atenção e porta de entrada preferencial do sistema, que deve ordenar os fluxos e contrafluxos de pessoas, produtos e informações em todos os pontos de atenção à saúde. As três questões a seguir dizem respeito à Política Nacional de Atenção Básica.
Na Política Nacional de Atenção Básica, os territórios possibilitam uma ampla visão de cada unidade geográfica e subsidiam a atuação na Atenção Básica, de forma que atendam à necessidade da população adscrita e/ou às populações específicas, posto que são destinados a 
Alternativas
Q2363738 Serviço Social
Assinale a alternativa que constitui uma das prioridades básicas do pacto pela saúde.
Alternativas
Q2357500 Serviço Social
Um assistente social trabalha em uma região com altas taxas de doenças transmitidas por vetores, como a malária. Quais são as principais ações que o profissional pode propor para contribuir com a prevenção e o controle dessas doenças?
Alternativas
Q2357498 Serviço Social
Um surto de uma doença infecciosa de origem desconhecida ocorre em uma região. Como assistente social, quais seriam suas ações iniciais para contribuir com as investigações epidemiológicas e contenção do surto?
Alternativas
Q2321529 Serviço Social
Cada residência terapêutica deve estar referenciada a um Centro de Atenção Psicossocial e operar junto à rede de atenção à saúde mental dentro da lógica do território.
Alternativas
Q2317407 Serviço Social

Julgue o item a seguir. 


O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um conjunto de ações do NASF cujo objetivo principal é reduzir o consumo de drogas alucinógenas entre crianças e adolescentes nas comunidades rurais. 

Alternativas
Q2293250 Serviço Social
As possibilidades para a resolução das demandas trazidas pela população ao atendimento da Atenção Básica (AB) são muitas, mas só serão resolutivas se a equipe estiver disposta a ouvir realmente o motivo que trouxe o usuário ao serviço e decidir com ele qual é a melhor ação. Sobre os fundamentos da AB, analisar os itens abaixo:

I. Garantir a longitudinalidade das ações de saúde, isto é, prestar assistência de saúde ao longo da vida dos usuários, não apenas em momentos como adoecimento/morte.

II. Realizar trabalho sem território definido, nem vinculação da população ao serviço, para que todos sejam atendidos onde e quando desejarem.

III. Estimular a participação dos usuários no autocuidado e na construção de melhores condições de saúde, ampliando sua autonomia e seu poder de decisão.

Está(ão) CORRETO(S):
Alternativas
Q2235222 Serviço Social
Qual é o principal sintoma da desnutrição?
Alternativas
Q2161700 Serviço Social
Considerando que os Centros de Atenção Psicossocial são organizados em modalidades, o que “atende prioritariamente pessoas em intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida, sendo indicado para municípios ou regiões de saúde com população acima de 70 mil habitantes” se refere ao:
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: D
4: C
5: A
6: D
7: C
8: E
9: D
10: B
11: C
12: D
13: A
14: A
15: C
16: C
17: E
18: C
19: E
20: B