Questões de Concurso
Comentadas sobre serviço social e ética em serviço social
Foram encontradas 107 questões
1. O papel do assistente social é tomar decisões definitivas sobre a vida dos usuários, com base em sua experiência profissional.
2. O assistente social pode tomar decisões sobre a vida das pessoas, desde que esteja em uma posição de autoridade dentro da instituição em que atua.
3. A opinião técnica do assistente social pode ser emitida com base em seus valores pessoais, mesmo que sejam contrários ao projeto ético da profissão.
4. A emissão de opinião técnica pelo assistente social deve sempre ser feita de forma autoritária, para garantir o cumprimento das políticas sociais.
5. A opinião técnica do assistente social deve estar alinhada à direção social e aos princípios éticos da profissão, não cabendo ao profissional tomar decisões arbitrárias ou baseadas em valores pessoais contrários ao projeto profissional.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
I. Respeitar as normas e princípios éticos das outras profissões.
II. Desestimular, sempre que possível, a prática profissional interdisciplinar.
III. Ao realizar crítica pública a colega e outros(as) profissionais, fazê-lo sempre de maneira objetiva, construtiva e comprovável, assumindo sua inteira responsabilidade.
Quais estão corretos?
1. A internet pode ser usada para acessar informações atualizadas, artigos científicos e diretrizes de prática clínica.
2. os assistentes sociais devem tomar algumas precauções ao pesquisar informações na internet, como verificar a credibilidade das fontes e confirmar as informações em várias fontes confiáveis.
3. É vedado o uso da internet para informar usuários sobre cadastro social.
4. É importante proteger as informações sociais confidenciais ao utilizar a internet.
São corretas:
I. O funcionamento das entidades e organizações de assistência social depende de prévia inscrição no respectivo Conselho Municipal de Assistência Social, ou no Conselho de Assistência Social do Distrito Federal, conforme o caso.
II. É competência do Conselho Nacional de Assistência Social normatizar as ações e regular a prestação de serviços de natureza pública e privada no campo da assistência social.
III. A descentralização político-administrativa não é uma das diretrizes da organização da assistência social.
IV. A proteção social básica é o conjunto de serviços, programas e projetos que tem por objetivo contribuir para a reconstrução de vínculos familiares e comunitários.
Está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões):
I. O reconhecimento da liberdade como valor ético central, que requer o reconhecimento da autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais e de seus direitos.
II. O posicionamento em desfavor da equidade e da justiça social, que implica a universalidade no acesso a bens e serviços e à gestão democrática.
III. O empenho na conservação de todas as formas de preconceito e a garantia do pluralismo.
Quais estão corretos?
Ética Profissional e Aparato Normativo-Legal
Quais são as implicações éticas da prática do Serviço
Social dentro do contexto legal brasileiro?
(I) Respeito à autonomia do usuário,
(II) Confidencialidade e privacidade nas intervenções,
(III) Adesão estrita às normas legais sem considerar questões éticas,
(IV) Promoção dos direitos e proteção dos interesses dos usuários.
Ética Profissional e Normativa Legal
A ética profissional no Serviço Social brasileiro é
regulamentada principalmente por:
No Serviço Social, a dimensão ético-política enfatiza qual aspecto fundamental da prática profissional?
O uso da palavra "droga" e dos termos "drogada/o" e "viciada/o" expressa estigmas que não condizem com a ética profissional do Assistente Social. Esses termos estão saturados de preconceitos e não são compatíveis com a linguagem especializada e teoricamente fundamentada utilizada na prática do Serviço Social.