Questões de Concurso
Sobre serviço social e minorias: grupos étnicos/raciais, movimentos sociais, questão agrária e ambiental, questão habitacional, questão de gênero e população de rua em serviço social
Foram encontradas 876 questões

A jornada de representantes dos povos originários pela quebra de estereótipos sobre a diversidade indígena e a luta contra o preconceito tiveram uma vitória em 2022 com a revogação do Decreto-Lei nº 5.540/1943 e a promulgação da Lei Federal nº 14.402/2022, que institui o dia _____________________como celebração anual do Dia dos Povos Indígenas.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
I. A lógica patriarcal contribui para formas de opressão contra mulheres, ampliando a exposição à violência.
II. As relações intergeracionais podem gerar choques, sobretudo em situações de dependência do idoso, mas esse fator exerce pouco impacto na dinâmica familiar.
III. Uma abordagem crítica sobre gênero e faixas etárias possibilita o planejamento de intervenções que respeitem diferenças e desestimulem agressões.
IV. Programas socioassistenciais dispensam reflexões sobre gênero, pois o tema é secundário na proteção social.
Estão CORRETAS apenas as afirmativas:
I. Os povos indígenas possuem direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, sendo dever do Estado realizar a demarcação, proteger e assegurar o respeito a esses territórios.
II. Os povos indígenas têm o direito de exploração dos recursos naturais existentes em suas terras, exercendo essa prerrogativa com autonomia e autogestão.
III. Está assegurado aos povos indígenas o direito à consulta prévia, livre e informada em relação a projetos, obras ou iniciativas que possam impactar seus territórios ou modos de vida.
IV.É permitida a exploração de recursos naturais em terras indígenas por terceiros para atender a interesses econômicos de grande impacto, desde que essa ocupação seja previamente autorizada pelo Congresso Nacional.
Está correto o que se afirma apenas em
( ) O neoliberalismo fortalece o aparato penal e amplia práticas punitivas como resposta a problemas sociais, ao mesmo tempo em que enfraquece políticas públicas redistributivas.
( ) A criminalização da pobreza está relacionada a uma estratégia de gestão social que busca integrar os marginalizados às esferas produtivas da sociedade por meio de mecanismos punitivos.
( ) O encarceramento em massa e as políticas de “tolerância zero” são instrumentos que refletem a substituição da proteção social pelo controle penal em sociedades neoliberais.
( ) A expansão do controle penal tem um impacto desproporcional sobre as populações vulneráveis, especialmente as que vivem em situações de pobreza extrema.
A sequência está correta em
Assinale a alternativa INCORRETA sobre os movimentos sociais e a luta pela garantia de direitos.