Questões de Concurso Sobre serviço social e minorias: grupos étnicos/raciais, movimentos sociais, questão agrária e ambiental, questão habitacional, questão de gênero e população de rua em serviço social

Foram encontradas 828 questões

Q3129513 Serviço Social
Leia o texto a seguir.

É indissociável da sociabilidade capitalista e envolve uma arena de lutas políticas e culturais contra as desigualdades socialmente produzidas. Suas expressões condensam múltiplas desigualdades mediadas por disparidades nas relações de gênero, características étnico-raciais, relações com o meio ambiente e formações regionais, colocando em causa amplos segmentos da sociedade civil no acesso aos bens da civilização.

IAMAMOTTO, Marilda Vilella. O serviço Social na cena contemporânea. In: CFESS. Direitos Sociais e Competências Profissionais. 2009, p. 28.

O referido conceito corresponde a uma dinâmica constitutiva do trabalho profissional de assistentes sociais e refere-se
Alternativas
Q3125059 Serviço Social
A Lei nº 8.662/1993 estabelece os princípios éticos que norteiam o exercício profissional do Assistente Social. Sobre os deveres éticos do profissional previstos nesta legislação, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q3122612 Serviço Social
As autoras Teresa Lisboa e Eliane Pinheiro, no texto “A intervenção do Serviço Social junto à questão da violência contra a mulher” (2005), apresentam, para melhor compreensão desse tema, diferentes concepções das violências praticadas contra mulheres.
Com base no artigo citado, analise os conceitos a seguir e assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3115676 Serviço Social
A empatia é uma habilidade social que desempenha um papel fundamental no relacionamento interpessoal. Sobre a empatia, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3112251 Serviço Social
Assinale a opção que indica o papel do assistente social na escolha de estratégias de enfrentamento para lidar com situações de vulnerabilidade social, e como essas estratégias devem ser implementadas para garantir a efetividade das intervenções. 
Alternativas
Q3112248 Serviço Social
No âmbito do serviço social, marque a alternativa que indica como a mobilização social e o trabalho em rede se complementam para promover mudanças sociais efetivas e duradouras. 
Alternativas
Q3112215 Serviço Social
Sabe-se que a formação social brasileira, marcada por desigualdades estruturais e políticas de exclusão, influenciou o desenvolvimento e a prática do Serviço Social no país. Assinale o item que corretamente representa essa influência. 
Alternativas
Q3101797 Serviço Social

Texto I (charges)



Imagem associada para resolução da questão



Texto II  


“Podemos dizer que o racismo é uma forma sistemática de discriminação que tem a raça como fundamento, e que se manifesta por meio de práticas conscientes ou inconscientes que culminam em desvantagem ou privilégios para indivíduos, a depender do grupo racial ao qual pertençam.”


Fonte: ALMEIDA, Silvio Luiz de. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte: Letramento, 2018. p. 25.



O conteúdo dos textos I e II, se interpretados sob uma perspectiva antirracista, oferece elementos para enfatizar/justificar que:

Alternativas
Q3096856 Serviço Social

INSTRUÇÃO: Leia e analise os textos I e II a seguir para responder a esta questão.


Texto I (charges)


Imagem associada para resolução da questão


Disponível em: https://www.facebook.com/search/top/?q=Thyag%C3%A3o%20% 23Di%C3%A1riodoNordeste. Acesso em: 20 out. 2023.


Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: https://www.facebook.com/search/top/?q=Thyag%C3%A3o%20% 23Di%C3%A1riodoNordeste. Acesso em: 20 out. 2023.



Texto II 

“Podemos dizer que o racismo é uma forma sistemática de discriminação que tem a raça como fundamento, e que se manifesta por meio de práticas conscientes ou inconscientes que culminam em desvantagem ou privilégios para indivíduos, a depender do grupo racial ao qual pertençam.” 

Fonte: ALMEIDA, Silvio Luiz de. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte: Letramento, 2018. p. 25.


O conteúdo dos textos I e II, se interpretados sob uma perspectiva antirracista, oferece elementos para enfatizar/justificar que:

Alternativas
Q3096854 Serviço Social
Maria Carmelita Yazbek (2012), no artigo “Pobreza no Brasil contemporâneo e formas de seu enfrentamento”, problematiza o uso de qualificadores como “pobre” e situações como de risco e vulnerabilidade social para caracterizar certos indivíduos. As análises desta autora estão ancoradas numa perspectiva crítica. Contudo, ao referir-se a outros autores, aponta a existência de perspectivas teóricas distintas, como a positivista (e suas vertentes funcionalista e estruturalista), que percebem tais termos adversamente. Considerando tais possibilidades de análise e compreensão, pode-se dizer que a caracterização do pobre como “inadaptado, marginal, problemático ou portador de alto risco e situações de vulnerabilidades” está mais próxima da perspectiva teórica
Alternativas
Q3087427 Serviço Social
O Estatuto da Mulher Casada (Lei nº 4.121/1962) eliminou a incapacidade relativa da mulher casada, que passou a praticar todos os atos que o marido também podia praticar.
Entretanto, deixou de avançar no seguinte aspecto, conforme destacam os estudiosos das posições doutrinárias do direito de família: 
Alternativas
Q3087419 Serviço Social
O fenômeno população em situação de rua (PSR) no Brasil foi acentuado a partir de meados dos anos 1980, quando o país vivenciou o esgotamento do período desenvolvimentista fundado na substituição de importações e a desaceleração do crescimento industrial, o que elevou sobremaneira a taxa de desemprego e informalidade. Já nos anos 1990, a implementação do receituário neoliberal e a reestruturação produtiva agravaram ainda mais este quadro, engrossando as fileiras do exército industrial de reserva.
É nesse período que têm início as primeiras ações públicas no atendimento à PSR em algumas cidades brasileiras. Tais avanços contribuíram para a apresentação, em 2008, da Política Nacional para Inclusão Social da PSR, que conjuga ações municipais, estaduais e federais no atendimento às demandas deste segmento e estabelece
Alternativas
Q3087418 Serviço Social
Considerando o desenvolvimento desigual e combinado do Estado brasileiro, por meios repressivos e pela construção de ideologias racistas, negros e negras foram sendo relegados aos trabalhos mais degradados e mal pagos, enquanto os serviços mais qualificados, o trabalho intelectual e os trabalhos bem pagos foram sendo selecionados para os segmentos racializados como brancos.
Isso gerou, desde o início do capitalismo no Brasil, um processo de hierarquização que promove
Alternativas
Q3087411 Serviço Social
A constituição das populações quilombolas como práticas de resistência à escravidão e pós-Abolição ocorreu em diversos lugares da América onde houve escravidão. Assim, as comunidades quilombolas construíram, em toda a América, e em especial no Brasil, uma territorialidade negra coletiva com formas específicas de reprodução material e social, com um modo de vida específico nos territórios composto
Alternativas
Q3087406 Serviço Social
O Escravismo Tardio, que compreende o período entre 1850 a 1888, caracterizou-se pela fase de transição para o capitalismo dependente e de passagem do trabalho escravo para o trabalho livre, fase esta caracterizada como “modernização conservadora”, que se traduziu por uma série de mudanças econômicas, nos processos de exploração da força de trabalho, no que se refere à incorporação de padrões científicos europeus, mas que, ao mesmo tempo,
Alternativas
Q3087405 Serviço Social
Tomar a epistemologia feminista como caminho significa enfatizar as mulheres como sujeitos históricos, negando uma ciência neutra, objetiva e baseada em um único tipo de racionalidade. Com isso, é possível explicitar que todo discurso científico tem um sujeito operante, e nas sociedades modernas capitalistas são os homens brancos, cis heterossexuais, ocidentais e das elites que se constituíram o lugar hegemônico da razão técnico-científica. A epistemologia feminista realiza a crítica de que o conhecimento científico não é universal, mas androcêntrico.

Outro aspecto central da epistemologia feminista é seu caráter político e, portanto, é um conhecimento fundado na implicação política
Alternativas
Q3078775 Serviço Social
No ano de 2016, o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) lançou o segundo caderno da série Assistente Social no Combate ao Preconceito (CFESS, 2016). O tema deste caderno foi “O estigma do uso de drogas”. Ao tempo que apresenta orientações fundamentadas para nortear o trabalho profissional alinhado com a perspectiva de combater o estigma do uso de drogas, o documento critica a tendência da atualidade conhecida como proibicionismo. Neste prisma, marque a alternativa que expressa as consequências da tendência proibicionista:
Alternativas
Q3075065 Serviço Social
De acordo com a Política Nacional para a População em Situação de Rua, além da igualdade e equidade, são princípios: o respeito à dignidade da pessoa humana; o direito à convivência familiar e comunitária; a valorização e respeito à vida e à cidadania; o atendimento humanizado e universalizado; e o respeito às condições sociais e diferenças de origem, raça, idade, nacionalidade, gênero, orientação sexual e religiosa, tendo atenção especial 
Alternativas
Q3074584 Serviço Social
No documento Parâmetros para atuação de Assistentes Sociais na Política de Assistência Social, elaborado pelo CFESS, são abordadas as competências específicas dos(as) assistentes sociais, no âmbito da política de Assistência Social, abrangendo diversas dimensões interventivas, complementares e indissociáveis. Sobre essas competências, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3073597 Serviço Social
Um Cuidador Social trabalha em um abrigo para pessoas em situação de rua e identifica que um dos acolhidos apresenta quadro de depressão grave, com ideação suicida e recusa em se alimentar. O procedimento correto do profissional nesse caso é: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: B
4: B
5: C
6: E
7: C
8: B
9: B
10: C
11: A
12: D
13: C
14: E
15: D
16: C
17: C
18: D
19: B
20: B