Questões de Concurso Comentadas sobre serviço social e minorias: grupos étnicos/raciais, movimentos sociais, questão agrária e ambiental, questão habitacional, questão de gênero e população de rua em serviço social

Foram encontradas 208 questões

Q3065228 Serviço Social
Sobre o conceito de racismo institucional, qual das alternativas abaixo representa corretamente uma de suas características?
Alternativas
Q3064888 Serviço Social
De acordo com o artigo 5º da Política Nacional para a População em Situação de Rua, além da igualdade e equidade, identifique quais são alguns dos princípios que orientam essa política.
Alternativas
Q3064877 Serviço Social
As mediações que constituem as relações sociais e que são enfrentadas pelo Serviço Social abrangem:
Alternativas
Q3049553 Serviço Social
Definido como um grupo populacional heterogêneo, que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e a inexistência de moradia convencional regular, utilizando-se dos logradouros públicos e das áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente, bem como as unidades de acolhimento para pernoite temporário ou como moradia provisória, esse grupo tem aumentado significativamente no país, conforme apontam as estatísticas oficiais.   O texto acima se refere
Alternativas
Q3049549 Serviço Social
Os assistentes sociais na saúde atuam em quatro grandes eixos: atendimento direto aos usuários; mobilização, participação e controle social; investigação, planejamento e gestão; assessoria, qualificação e formação profissional. Considerando que o reconhecimento da questão social como objeto de intervenção profissional demanda uma atuação profissional em uma perspectiva totalizante, baseada na identificação dos determinantes sociais, econômicos e culturais das desigualdades sociais, as ações que devem predominar, no eixo do atendimento direto aos usuários, são 
Alternativas
Q3047315 Serviço Social
Enquanto traço marcante do movimento de transição ao capitalismo, a pobreza pré-industrial caracterizada como decorrente da escassez de recursos, desdobra-se no âmbito da economia capitalista como uma miséria ampliada em meio à abundância produtiva generalizada.
Sob os imperativos produtivos do capital, os desdobramentos sociais se refletem no alargamento da superpopulação relativa de trabalhadores que compõe o segmento mais atingido e fragilizado de um duplo movimento inerente à ordem capitalista que é
Alternativas
Q3039052 Serviço Social
O assistente social W, que trabalha em uma unidade de saúde, realizou uma visita domiciliar para uma jovem cadeirante, que necessitava de orientações sobre determinado benefício. Ao chegar à residência, o profissional cumprimentou a família e, buscando ser acolhedor, chamou a usuária de “jovem especial”. Durante a abordagem, o profissional se dirigia à mãe da adolescente, para obter as informações necessárias em relação à demanda. Ao final, depois de dar as orientações necessárias, o assistente social destacou o quanto a jovem era um verdadeiro exemplo de superação. Com base na Resolução CFESS N° 992, de 22 de março de 2022, que estabelece normas vedando atos e condutas discriminatórias e/ou preconceituosas contra pessoas com deficiência no exercício profissional do(a) assistente social e no documento Combata o Preconceito, também do CFESS, julgue os itens a seguir. 
Fonte: CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL (CFESS). “Combata o preconceito”. Disponível em https://www.cfess.org.br/arquivos/cartaz-capacitismoufsc.pdf . Acesso em 22 de maio de 2024.

I- O capacitismo diz respeito à opressão de caráter sistêmico contra pessoas com deficiência.
II- Segundo os documentos do CFESS, a deficiência resulta da interação entre pessoas com deficiência e as barreiras devidas às atitudes e ao ambiente que impedem a plena e efetiva participação dessas pessoas na sociedade em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.
III- No tocante à acessibilidade das pessoas com deficiência, uma das principais barreiras a serem superadas é a de natureza atitudinal, que implica mudanças de atitude de cada pessoa que convive ou atende a pessoas com deficiência.
IV- Ao mencionar a jovem como especial e como exemplo de superação, o assistente social adotou uma postura de combate aos preconceitos contra as pessoas com deficiência, valorizando a usuária.
V- Na abordagem realizada, o profissional agiu de forma correta ao se dirigir à mãe para obter as informações, visto que estava atendendo a uma pessoa mais jovem e com deficiência.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3015743 Serviço Social
Quando pensamos em estratégias de intervenção profissional relativas à questão de gênero, um dos desafios do assistente social é romper com práticas conservadoras e para isso é necessário não somente exercer a democracia e se comprometer com a cidadania, mas fazê-los sem preconceitos ou discriminações de qualquer natureza, viabilizando as conquistas legais. Temos também a necessidade de perceber a diversidade sexual e de gênero nos termos de sua historicidade, contradição e totalidade. Pensar o atendimento de situações de violência motivadas pela orientação sexual ou identidade de gênero deve implicar: 
Alternativas
Q3013364 Serviço Social
O termo “trabalho infantil” alude às atividades econômicas e/ou atividades de sobrevivência, com ou sem finalidade de lucro, remuneradas ou não, realizadas por crianças ou adolescentes em idade inferior a quantos anos?
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FUNDATEC Órgão: IF-SC Prova: FUNDATEC - 2024 - IF-SC - Assistente Social |
Q3011349 Serviço Social
No que diz respeito ao tema dos movimentos sociais em suas relações de classe, gênero e raça/etnia, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3006831 Serviço Social
A partir da compreensão crítica sobre a questão social e suas expressões nas relações étnico-raciais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) As desigualdades étnicos-raciais são expressões da questão social e resultam de processos históricos de dominação e exclusão, perpetuados por estruturas sociais e econômicas.
( ) As políticas públicas voltadas para a promoção da igualdade étnico-racial devem, necessariamente, considerar as interseccionalidades, pois a experiência de opressão é vivida de maneira diferenciada por cada grupo social.
( ) A atuação do assistente social deve ser pautada pela neutralidade e imparcialidade, garantindo que todos os indivíduos recebam o mesmo tratamento, independentemente de suas especificidades.
( ) A diversidade étnico-racial é um valor que deve ser promovido na sociedade, mas a implementação de políticas afirmativas de inclusão pode gerar conflitos sociais desnecessários e é, portanto, desaconselhável.

A sequência está correta em 
Alternativas
Q2666223 Serviço Social

A unidade pública municipal, de base territorial, localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada à articulação dos serviços socioassistenciais no seu território de abrangência e à prestação de serviços, programas e projetos socioassistenciais de proteção social básica às famílias, é conhecido por:

Alternativas
Q2666048 Serviço Social

Assinale a alternativa que define População em Situação de Rua?

Alternativas
Q2657758 Serviço Social
A garantia de direitos sociais e do exercício da cidadania para os povos indígenas está diretamente vinculada ao reconhecimento da diversidade histórica de cada um dos povos originários. O processo de garantia e acesso a esses direitos deve sempre reconhecer e respeitar:
Alternativas
Q2657751 Serviço Social
No Brasil, o direito à educação é uma pauta que acompanha a história dos movimentos sociais negros. Considerando as medidas conquistadas para que esse direito seja assegurado e contemple o enfrentamento ao racismo, analise as proposições a seguir:


I- Assegurar que sejam contemplados conteúdos referentes à história da população negra no Brasil, os quais serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, resgatando sua contribuição decisiva para o desenvolvimento social, econômico, político e cultural do país.

II- Fomentar a formação inicial e continuada de professores e a elaboração de material didático específico sobre a questão étnico-racial.

III- Fortalecer o Mito da Democracia Racial nas instituições de ensino da educação básica e superior.


Constituem conquistas históricas que contribuem para a consolidação do direito à educação antirracista as seguintes alternativas:
Alternativas
Q2638441 Serviço Social

As mediações da construção da cidadania envolvem:

Alternativas
Q2637930 Serviço Social

A prestação de serviços e a assistência pública é um dos princípios estruturantes do Estado de Bem-Estar Social. Nessa perspectiva, a universalidade dos serviços sociais como saúde, educação, segurança social, habitação e a implantação de uma rede socioassistencial, são responsabilidades do Estado, para a manutenção das condições de vida dos cidadãos. Na sua contramão, o processo de privatização e desmonte de serviços sociais, o abandono na formação e educação continuada dos seus prestadores, são rebatimentos quantitativos e qualitativos na assistência pública, provocados pela reforma do Estado em sua vertente

Alternativas
Q2637918 Serviço Social

Os assistentes sociais acumulam uma experiência de trabalho com coletivos, seja com grupos, comunidades ou pelos vínculos estabelecidos com os movimentos sociais. Nos anos 1990, essa atuação atrela-se aos conselhos de controle social. Assim, a inovação não é a atuação dos assistentes sociais junto a práticas coletivas, mas a configuração dessas formas organizativas. É na atuação do assistente social em relação aos movimentos sociais que há uma mudança de enfoque: ela não visa a integração social, mas a mobilização da população, sua organização, sua participação e o incremento

Alternativas
Q2637910 Serviço Social

A escravidão, o racismo e o capitalismo se entrelaçam na constituição da sociedade brasileira, em processos marcados por continuidades e rupturas. O racismo, como o pensamento dominante, constituiu-se como elemento integrador da organização econômica e política da sociedade, base da relação conflituosa entre capital e trabalho, e assim, da chamada questão social. O cruzamento rápido e acentuado de relações capitalistas sob uma base escravista reafirma a relação intrínseca entre a questão social e as relações étnico-raciais na formação da classe trabalhadora e de seus processos de

Alternativas
Q2630210 Serviço Social

Os Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Assistência Social (CFESS/2011) requisitam competências gerais as quais são fundamentais para a compreensão do contexto sócio-histórico em que se situa a sua intervenção, sendo estas:


I. Analisar o movimento histórico da sociedade brasileira.

II. Compreender o significado social da profissão e seu desenvolvimento sócio-histórico.

III. Realizar a intervenção profissional desconsiderando as particularidades existentes.

IV. Desvelar as possibilidades de ação contidas na realidade.

V. Formular respostas profissional para o enfrentamento da questão social com viés fatalista.


É CORRETO apenas se afirmar em:

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: D
4: C
5: C
6: B
7: E
8: C
9: A
10: A
11: A
12: E
13: C
14: E
15: A
16: B
17: D
18: A
19: A
20: B