Questões de Concurso
Comentadas sobre serviço social e minorias: grupos étnicos/raciais, movimentos sociais, questão agrária e ambiental, questão habitacional, questão de gênero e população de rua em serviço social
Foram encontradas 208 questões
Sob os imperativos produtivos do capital, os desdobramentos sociais se refletem no alargamento da superpopulação relativa de trabalhadores que compõe o segmento mais atingido e fragilizado de um duplo movimento inerente à ordem capitalista que é
Fonte: CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL (CFESS). “Combata o preconceito”. Disponível em https://www.cfess.org.br/arquivos/cartaz-capacitismoufsc.pdf . Acesso em 22 de maio de 2024.
I- O capacitismo diz respeito à opressão de caráter sistêmico contra pessoas com deficiência.
II- Segundo os documentos do CFESS, a deficiência resulta da interação entre pessoas com deficiência e as barreiras devidas às atitudes e ao ambiente que impedem a plena e efetiva participação dessas pessoas na sociedade em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.
III- No tocante à acessibilidade das pessoas com deficiência, uma das principais barreiras a serem superadas é a de natureza atitudinal, que implica mudanças de atitude de cada pessoa que convive ou atende a pessoas com deficiência.
IV- Ao mencionar a jovem como especial e como exemplo de superação, o assistente social adotou uma postura de combate aos preconceitos contra as pessoas com deficiência, valorizando a usuária.
V- Na abordagem realizada, o profissional agiu de forma correta ao se dirigir à mãe para obter as informações, visto que estava atendendo a uma pessoa mais jovem e com deficiência.
É CORRETO o que se afirma em:
( ) As desigualdades étnicos-raciais são expressões da questão social e resultam de processos históricos de dominação e exclusão, perpetuados por estruturas sociais e econômicas.
( ) As políticas públicas voltadas para a promoção da igualdade étnico-racial devem, necessariamente, considerar as interseccionalidades, pois a experiência de opressão é vivida de maneira diferenciada por cada grupo social.
( ) A atuação do assistente social deve ser pautada pela neutralidade e imparcialidade, garantindo que todos os indivíduos recebam o mesmo tratamento, independentemente de suas especificidades.
( ) A diversidade étnico-racial é um valor que deve ser promovido na sociedade, mas a implementação de políticas afirmativas de inclusão pode gerar conflitos sociais desnecessários e é, portanto, desaconselhável.
A sequência está correta em
A unidade pública municipal, de base territorial, localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada à articulação dos serviços socioassistenciais no seu território de abrangência e à prestação de serviços, programas e projetos socioassistenciais de proteção social básica às famílias, é conhecido por:
Assinale a alternativa que define População em Situação de Rua?
I- Assegurar que sejam contemplados conteúdos referentes à história da população negra no Brasil, os quais serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, resgatando sua contribuição decisiva para o desenvolvimento social, econômico, político e cultural do país.
II- Fomentar a formação inicial e continuada de professores e a elaboração de material didático específico sobre a questão étnico-racial.
III- Fortalecer o Mito da Democracia Racial nas instituições de ensino da educação básica e superior.
Constituem conquistas históricas que contribuem para a consolidação do direito à educação antirracista as seguintes alternativas:
As mediações da construção da cidadania envolvem:
A prestação de serviços e a assistência pública é um dos princípios estruturantes do Estado de Bem-Estar Social. Nessa perspectiva, a universalidade dos serviços sociais como saúde, educação, segurança social, habitação e a implantação de uma rede socioassistencial, são responsabilidades do Estado, para a manutenção das condições de vida dos cidadãos. Na sua contramão, o processo de privatização e desmonte de serviços sociais, o abandono na formação e educação continuada dos seus prestadores, são rebatimentos quantitativos e qualitativos na assistência pública, provocados pela reforma do Estado em sua vertente
Os assistentes sociais acumulam uma experiência de trabalho com coletivos, seja com grupos, comunidades ou pelos vínculos estabelecidos com os movimentos sociais. Nos anos 1990, essa atuação atrela-se aos conselhos de controle social. Assim, a inovação não é a atuação dos assistentes sociais junto a práticas coletivas, mas a configuração dessas formas organizativas. É na atuação do assistente social em relação aos movimentos sociais que há uma mudança de enfoque: ela não visa a integração social, mas a mobilização da população, sua organização, sua participação e o incremento
A escravidão, o racismo e o capitalismo se entrelaçam na constituição da sociedade brasileira, em processos marcados por continuidades e rupturas. O racismo, como o pensamento dominante, constituiu-se como elemento integrador da organização econômica e política da sociedade, base da relação conflituosa entre capital e trabalho, e assim, da chamada questão social. O cruzamento rápido e acentuado de relações capitalistas sob uma base escravista reafirma a relação intrínseca entre a questão social e as relações étnico-raciais na formação da classe trabalhadora e de seus processos de
Os Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Assistência Social (CFESS/2011) requisitam competências gerais as quais são fundamentais para a compreensão do contexto sócio-histórico em que se situa a sua intervenção, sendo estas:
I. Analisar o movimento histórico da sociedade brasileira.
II. Compreender o significado social da profissão e seu desenvolvimento sócio-histórico.
III. Realizar a intervenção profissional desconsiderando as particularidades existentes.
IV. Desvelar as possibilidades de ação contidas na realidade.
V. Formular respostas profissional para o enfrentamento da questão social com viés fatalista.
É CORRETO apenas se afirmar em: