Questões de Concurso
Sobre serviço social na saúde em serviço social
Foram encontradas 1.023 questões
I. Assistente Social é um profissional que, em sua área de atuação, tem a responsabilidade de promover o bem-estar físico, psicológico e social, tendo como principal objetivo intermediar ações para que as pessoas tenham acesso à cidadania.
II. Cuidados Paliativos são indicados para todos os pacientes (e familiares) com doença ameaçadora da continuidade da vida por qualquer diagnóstico, seja qual for a idade, e a qualquer momento da doença em que eles tenham expectativas ou necessidades não atendidas.
III. Uma das ações a serem desenvolvidas pelo assistente social nos cuidados paliativos é fortalecer vínculos familiares, na perspectiva de incentivar o usuário e sua família a se tornarem sujeitos do processo de promoção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde.
Quais estão corretas?
( ) Para a equipe de saúde alcançar algum grau de integração, é preciso que seus componentes – cada um deles e todos de forma individual – façam um investimento no sentido de separação das ações.
( ) A lógica do cuidado e da integralidade da saúde configura processos de trabalho nos quais os profissionais e as equipes operam apenas na modalidade do agir instrumental e estratégico.
( ) O reconhecimento do trabalho do outro também pressupõe uma concepção de processo saúde-doença que contemple suas múltiplas dimensões, o que remete à integralidade da saúde.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
I. Refletir acerca da integralidade da atenção é, primeiramente, romper com a lógica individualizante, que concebe o sujeito como um ser fragmentado e objeto de intervenções.
II. Vulnerabilidade abrange várias dimensões da vida dos sujeitos. É uma categoria dinâmica e contextual advinda de processos econômicos, sociais, políticos e culturais, os quais são produtores de diferentes formas de discriminação, injustiças e desigualdades sociais.
III. O conceito de necessidades humanas básicas possui papel central para a apreensão das vulnerabilidades na sua totalidade. As necessidades humanas básicas são categorias objetivas e universais, que devem ser satisfeitas concomitantemente.
Quais estão corretas?
I. Considerando que os anos de 1990 foram o período de implantação e êxito ideológico do projeto neoliberal no país, identifica-se que, nesse contexto, projetos políticos em disputa na área da saúde, que passam a apresentar diferentes requisições para o Serviço Social.
II. Pensar e realizar uma atuação competente e crítica do Serviço Social na área da saúde consiste em, também, estar articulado e sintonizado ao movimento dos trabalhadores e de usuários que lutam pela real efetivação do SUS.
III. As atribuições e competências dos profissionais de Serviço Social, realizadas na saúde, são orientadas e norteadas por direitos e deveres constantes no Código de Ética Profissional e na Lei de Regulamentação da Profissão.
Quais estão corretas?
Acerca dos aspectos relacionados à atuação do assistente social nos serviços substitutivos de saúde mental, julgue o próximo item.
Compreender os aspectos do processo de trabalho é imprescindível para uma atuação qualificada do assistente social, sendo possível identificar quatro dimensões fundamentais que compõem o campo da saúde mental: teórico-conceitual, técnico-assistencial, jurídico-político e sociocultural.
Acerca dos aspectos relacionados à atuação do assistente social nos serviços substitutivos de saúde mental, julgue o próximo item.
É fundamental que o assistente social reconheça que o processo de sofrimento e adoecimento psicossocial pode afetar qualquer pessoa, já que se trata de uma questão de caráter individual.
Acerca dos aspectos relacionados à atuação do assistente social nos serviços substitutivos de saúde mental, julgue o próximo item.
No âmbito da saúde mental, é vedado ao assistente social participar da construção e da condução do projeto terapêutico singular.
( ) A tortuosa gestão da pandemia de Covid-19, implementada pelo Ministério da Saúde, direcionou o repasse quase exclusivo de recursos para o nível terciário da assistência à saúde, com aquisição de equipamentos de alto custo, montagem de estruturas hospitalares temporárias, ampliação da quantidade de leitos de UTI e contratação de profissionais especializados.
( ) Destaca-se que muito antes do contexto pandêmico e da crise sanitária, a atuação de assistentes sociais na atenção primária sofria as inflexões e determinações sócio-históricas da racionalidade da contrarreforma neoliberal, constituindo-se espaço de contradições e disputas de projetos.
( ) A desigualdade gerada pelo modo de produção capitalista traz também a possibilidade de adoecimento, de vida ou de morte para os setores mais pauperizados da população, traduzindo-se em profunda complexificação das demandas dos territórios.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: