Questões de Concurso Comentadas sobre trabalho e serviço social em serviço social

Foram encontradas 915 questões

Q3078895 Serviço Social
Ao integrar trabalho interdisciplinar em equipe, com vistas a situar o indivíduo nas relações sociais que têm papel determinante nas suas condições de vida, de modo a não o responsabilizar pela sua condição socioeconômica, estará a(o) assistente social orientando-se pela perspectiva:
Alternativas
Q3078195 Serviço Social
Com relação à questão social e diversidade humana na formação socioeconômica brasileira, apresente a alternativa correta.
Alternativas
Q3074700 Serviço Social
Na particularidade da Questão social brasileira há que se reconhecer que abolição da escravidão nem se quer se aproximou de uma alteração substancial nas atitudes e representações coletivas que determinavam assimetrias entre e branco(a)s e negro(a)s na sociedade. Além disso, a população negra não foi incorporada na economia como mão de obra assalariada. O racismo se revela como um dos complexos sociais de desigualdades que se assenta no sistema patriarcal-racista-capitalista brasileiro. (Cisne; Santos, 2018). Sobre o tema marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3069467 Serviço Social
Segundo Iamamoto (2009), a questão social é indissociável da sociabilidade do modelo econômico:
Alternativas
Q3064884 Serviço Social
As questões sociais têm demandado aos assistentes sociais, em seus diferentes campos sócio-ocupacionais, respostas profissionais qualificadas e institucionalizadas com a finalidade de promover mudanças significativas ao contexto de vida da população usuária de seus serviços sociais.

Com base nesta afirmação, assinale a alternativa que indica corretamente os desafios que a pesquisa social apresenta para o Serviço Social.
Alternativas
Q3064879 Serviço Social
No início do milênio, o Serviço Social brasileiro enfrenta a difícil herança do final do século anterior, com seus processos de globalização em andamento, com sua valorização do capital financeiro, suas grandes corporações transnacionais, seus mercados, suas mídias, suas estruturas mundiais de poder e as graves consequências desta conjuntura para o tecido social.
Diante deste contexto, identifique abaixo as características do novo perfil da questão social enfrentada pelo Serviço Social brasileiro no início do milênio.

1. O novo perfil da questão social é marcado pela precarização, insegurança e vulnerabilidade do trabalho, com destaque para o desemprego, o crescimento do trabalho informal e das formas de trabalho precarizado e sem proteção social.
2. A questão social no início do milênio se caracteriza por um aumento das proteções sociais e estabilidade no mercado de trabalho, com redução do trabalho informal.
3. A globalização e valorização do capital financeiro trouxeram maior insegurança social para os trabalhadores, aumentando o trabalho informal.
4. O Serviço Social brasileiro no início do milênio enfrenta uma conjuntura favorável, com poucos desafios no que se refere à vulnerabilidade e precarização do trabalho.
5. A questão social no início do milênio é caracterizada principalmente pelo fortalecimento das políticas de proteção social e pela redução do desemprego e trabalho informal.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q3064533 Serviço Social
De acordo com as orientações sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), qual é o objetivo principal da formação de grupos no serviço?
Alternativas
Q3058936 Serviço Social
São elementos fundamentais do trabalho social:
Alternativas
Q3054285 Serviço Social
As temáticas das questões sociais estão incorporadas nos temas contemporâneos transversais (TCTs) nas instituições de ensino. Sobre os TCTs, assinalar a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3053711 Serviço Social
Leia a citação a seguir, que trata da concepção de Serviço Social:
A questão social não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado. É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção mais além da caridade e repressão (Carvalho; Iamanoto, 1983, p. 77).
Analise as alternativas a seguir sobre a atuação do Serviço Social na abordagem da questão social e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) O Serviço Social reconhece a questão social como uma expressão das desigualdades estruturais e atua de forma crítica e propositiva para promover mudanças que combatam a injustiça social.
( ) O Serviço Social enfatiza que a questão social está diretamente relacionada aos fenômenos culturais e comportamentais, atuando principalmente na reabilitação pessoal.
( ) O Serviço Social aborda a questão social em momentos de crise, focando suas ações em medidas emergenciais, mercadológicas e psicossociais, para mitigar os efeitos da desigualdade.
( ) O Serviço Social considera a questão social como um fenômeno oriundo dos conflitos individuais ou interpessoais, causadas ou exacerbadas pelas desigualdades sistêmicas.
( ) O Serviço Social vê a questão social além da abordagem superficial dos problemas sociais e busca inseri-los em uma análise crítica das estruturas econômicas e sociais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo:
Alternativas
Q3051855 Serviço Social
Diversos estudos sobre o mundo do trabalho apontam contínuas inovações produtivas e organizacionais com forte efeito sobre conquistas da classe trabalhadora, tais como: subcontratação, ausência de garantias trabalhistas e previdenciárias, empreendedorismo como forma de enfrentar o desemprego, entre outras.
Com base nas orientações ético políticas da profissão, assinale a opção que caracteriza a intervenção do Assistente Social nas condições e relações de trabalho.
Alternativas
Q3049549 Serviço Social
Os assistentes sociais na saúde atuam em quatro grandes eixos: atendimento direto aos usuários; mobilização, participação e controle social; investigação, planejamento e gestão; assessoria, qualificação e formação profissional. Considerando que o reconhecimento da questão social como objeto de intervenção profissional demanda uma atuação profissional em uma perspectiva totalizante, baseada na identificação dos determinantes sociais, econômicos e culturais das desigualdades sociais, as ações que devem predominar, no eixo do atendimento direto aos usuários, são 
Alternativas
Q3049538 Serviço Social
O avanço do capital, em especialmente do capital financeiro, que assumiu o controle da acumulação sobre as políticas sociais, é uma característica do capitalismo contemporâneo global, característica que aliada ao novo padrão de acumulação caracterizado pela flexibilização produtiva, com sua nova morfologia do mundo do trabalho com desemprego, redução de salários e precarização do trabalho e ausência de direitos, tem como resultado  
Alternativas
Q3049533 Serviço Social

Os grupos não são estáticos, eles estão em construção permanente, sendo a própria participação coletiva que dá aos participantes a dimensão do grupo como força viva, revelando a força dos processos organizativos e a força que a organização tem. Nessa construção permanente, os grupos/grupamentos necessitam submeter à crítica permanente as relações sociais que sustentam seu movimento. É comum o assistente social se sentir preparado para realizar entrevistas, mas não preparado para realizar reuniões. O assistente social parte dos mesmos princípios e da mesma direção social na realização de uma entrevista e de uma reunião.

Por outro lado, independentemente de estar diante de um ou de muitos trabalhadores, o assistente social tem como objeto de atenção

Alternativas
Q3047337 Serviço Social
No processo de ruptura com o conservadorismo, o Serviço Social deixou de tratar as políticas sociais como uma questão de demanda da população carente a ser ofertada no marco do sistema capitalista, para concebê-la como meio de acesso aos direitos sociais e à defesa da democracia.

Nesse contexto, mais do que operacionalizar as políticas sociais, faz-se necessário
Alternativas
Q3047315 Serviço Social
Enquanto traço marcante do movimento de transição ao capitalismo, a pobreza pré-industrial caracterizada como decorrente da escassez de recursos, desdobra-se no âmbito da economia capitalista como uma miséria ampliada em meio à abundância produtiva generalizada.
Sob os imperativos produtivos do capital, os desdobramentos sociais se refletem no alargamento da superpopulação relativa de trabalhadores que compõe o segmento mais atingido e fragilizado de um duplo movimento inerente à ordem capitalista que é
Alternativas
Q3040251 Serviço Social
Piadas insistentes e repetitivas acerca do sotaque de um colega cuja origem é de região do país distinta do local onde ele trabalha; e a invizibilização da produtividade e banalização do trabalhador em função de algum tipo de característica física ou cultural que lhe é particular não podem ser relativizadas, afinal estas podem ser uma provável prática de
Alternativas
Q3039040 Serviço Social
Ainda com base no texto de Iamamoto (2021), no Caderno Diálogos do Cotidiano (CFESS, 2021), marque a alternativa CORRETA.
Fonte: IAMAMOTO, Marilda Villela. Os desafios da profissão de Serviço Social no atual contexto de retrocessos das conquistas da classe trabalhadora. CFESS. Diálogos do cotidiano – Assistente social. Refle xões sobre o cotidiano profissional. Brasília, CFESS, 2021. Disponível em: https://www.cfess.org.br/arquivos/12021Cfess-DialogosDoCotidianoVol1-Site.pdf
Alternativas
Q3033587 Serviço Social
O estudo social trata-se de atribuição privativa do assistente social e do processo metodológico de trabalho realizado pelo assistente social. Entende-se que planejar o estudo social a ser realizado é fundamental para assegurar os princípios éticos dispostos no Código de Ética do Assistente Social (CFESS, 1993). A finalidade do Estudo Social em Serviço Social é: 
Alternativas
Q3032244 Serviço Social
Em relação à violência, sabe-se que podem ser caracterizadas tipologias e conceitos. Aquela violência que se entende enquanto implícita no próprio metabolismo do capitalismo contemporâneo, que diz respeito às mais diferentes formas de manutenção das desigualdades sociais, trata-se da violência:
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: A
5: B
6: C
7: E
8: C
9: B
10: B
11: C
12: C
13: B
14: D
15: B
16: B
17: B
18: C
19: B
20: C