Questões de Concurso Sobre transformações societárias, mundo do trabalho e estado capitalista em serviço social

Foram encontradas 1.736 questões

Q3278247 Serviço Social
O capitalismo contemporâneo vem trazendo profundas transformações, a partir dos anos 1990, impulsionados pela nova divisão internacional do trabalho, acarretando de forma acentuada seus efeitos sobre a classe que vive do trabalho.
(Antunes, 2018).
O capitalismo vem provocando ao mesmo tempo, EXCETO:
Alternativas
Q3278246 Serviço Social
“O pensamento racionalista formal, predominante no capitalismo monopolista, mantém-se irredutível em aceitar a unidade teoria/prática”.
(Guerra, 2007, p.170).
Com base na citação da autora, o racionalismo formal abstrato, tem como fundamento, EXCETO:
Alternativas
Q3274567 Serviço Social
As transformações no mundo do trabalho, em tempos de degradação e precarização, repercutem no trabalho das(os) assistentes sociais nos diferentes espaços sócio-ocupacionais, exigindo dessas(es) profissionais, tanto ações
Alternativas
Q3274564 Serviço Social
O aprofundamento da crise contemporânea demonstra que, no capitalismo, as crises não são fenômenos eventuais, mas processos no movimento de expansão do capital devido à queda tendencial da taxa de lucro, provocada pela
Alternativas
Q3274561 Serviço Social
Para reforçar a ordem capitalista, o avanço da ofensiva neoconservadora ameaça sobretudo a democracia e os direitos conquistados. Nesse contexto, o serviço social é desafiado a construir mediações ideopolíticas que primem pela defesa dos direitos a partir de lutas e alianças tanto
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FUNDATEC Órgão: IF-AM Prova: FUNDATEC - 2025 - IF-AM - Assistente Social |
Q3273492 Serviço Social
Iamamoto (2009), ao elaborar sobre o serviço social na cena contemporânea, aborda as novas exigências do mercado de trabalho, apontando que a formação dos profissionais tem sido impactada devido à _________________ e à perda de qualidade da formação universitária, que estimulam o reforço de mecanismos ideológicos que facilitam a ___________ dos profissionais perante as “normas do mercado” contribuindo para a ___________ da categoria profissional.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q3266455 Serviço Social
A nova-velha morfologia do trabalho reconfigura o trabalho social de diferentes categorias profissionais, entre elas a dos assistentes sociais.
No que se refere às condições e às relações de trabalho, os assistentes sociais, na condição de trabalhadores(as) assalariados(as), são submetidos(as) aos mesmos processos de degradação e violação de direitos que sofre o conjunto da classe trabalhadora, no interior da heterogeneidade que a caracteriza. Essa heterogeneidade — que tipifica o processo continuado de reestruturação produtiva do trabalho e do capital, caracterizado pelas diversas formas de contratação, de organização e de processamento do trabalho — expressa
Alternativas
Q3261133 Serviço Social
No tempo presente, afigura-se um novo e central elemento no mundo do trabalho: as tecnologias da informação e comunicação (TICs), por meio do qual foi possível reconfigurar os meios e a formas de realização do trabalho, nas condições mais adequadas ao processo de valorização do capital. Nessa esteira, o mercado de trabalho para os assistentes sociais também vem sendo modificado, conduzindo a uma:
Alternativas
Q3223796 Serviço Social
Sobre a questão social, assinalar a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q3219883 Serviço Social
A partir de 1970, em resposta à sua própria crise, o Capital engendrou um processo de reorganização produtiva em escala global, tendo repercussão não só no sistema econômico, mas também no plano ideológico e político. Suas expressões mais radicais se expressam na reestruturação da produção e do trabalho (Passos, 2018). Sobre as transformações no mundo do trabalho atual, suas expressões e características, a partir da reestruturação produtiva do Capital, marque a alternativa CORRETA.
Fonte: PASSOS,Rachel Gouveia. Trabalho, gênero e saúde mental: contribuições para a profissionalização do cuidado feminino. São Paulo: Cortez, 2018
Alternativas
Q3208475 Serviço Social
Yazbek et al. (2020) afirmam que a desigualdade e a concentração de renda na atualidade se intensificam nas atuais formas de acumulação capitalista, resultando em mudanças na esfera da produção, associadas à nova: 
Alternativas
Q3196024 Serviço Social
O assistente social enfrenta em seu cotidiano profissional as expressões da questão social, bem como as repercussões da mundialização do capital sobre as políticas sociais. Iamamoto (2009), por sua vez, analisa que tais repercussões seguem algumas conhecidas diretrizes que incidem sobre as políticas públicas, tais como: 

I. Desfinanciamento.
II. Desfocalização.
III. Descentralização.
IV. Regressão no legado dos direitos do trabalho.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3176287 Serviço Social
Ao se tratar do Serviço Social e sua atuação nos espaços sócio-ocupacionais, é fundamental saber acerca de classes sociais e da exploração do trabalho. Sobre o tema, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q3176272 Serviço Social
As condições econômicas, sociais e políticas que levaram à gênese da Questão Social estão imbricadas ao desenvolvimento capitalista, especialmente onde o Estado passa a atuar como instrumento de organização da economia, administrando os ciclos de crise. A Questão Social emerge na fase: 
Alternativas
Q3166936 Serviço Social

Acerca dos espaços sócio-ocupacionais do assistente social, julgue o item a seguir.


A dinâmica da mundialização do capital ratifica o mercado como principal regulador da reprodução social e a supremacia indivíduo produtor enquanto única possibilidade de existência do ser social, de modo que a conjuntura atual é caracterizada pelo individualismo exacerbado e pela competição.

Alternativas
Q3160115 Serviço Social
No início do milênio o Serviço Social brasileiro enfrenta a difícil herança do final do século anterior, com seus processos de globalização em andamento, com sua valorização do capital financeiro, suas grandes corporações transnacionais, seus mercados, suas mídias, suas estruturas mundiais de poder e as graves consequências desta conjuntura para o tecido social em geral, configurando um novo perfil para a questão social. Sobre esse novo perfil, podemos destacar, exceto:
Alternativas
Q3154816 Serviço Social
Pode-se destacar as principais ações que vieram, ao longo das últimas décadas, fortalecer a mercantilização da educação enquanto serviço a ser vendido (...) podemos observar que não existiu uma democratização do acesso ao ensino superior, mas uma expansão precária do acesso aos cursos por meio da mercantilização e financiamento público direcionado a IES privadas.
(FERRAREZ, 2016, p. 83-98.)

O contexto citado, na contemporaneidade, reflete os impactos de:
Alternativas
Q3272617 Serviço Social
Para Marilda Villela Iamamoto (2023, p. 18) há vivemos em tempos em que costuma adotar, com plenitude, políticas anticrise formam o escopo “de um projeto de classe destinado a restaurar e consolidar o poder do capital, privatizando lucros e socializando custos, como alerta Harvey (2011). Tais políticas têm resultado no crescimento exponencial do desemprego, do emprego sem proteção e do subemprego. A concentração da riqueza expande o conjunto de formas de opressão e desigualdades – de classe, étnico-raciais, territoriais, de gênero e sexualidades –, no desrespeito aos direitos humanos e sociais”. Essas políticas anticrise na forma descrita por Iamamoto são de raiz 
Alternativas
Q3257723 Serviço Social
Iamamoto apresenta as tendências atuais da função pedagógica do assistente social na sociedade brasileira no contexto do esgotamento do "padrão taylorista/fordista/keynesiano" da produção e regulação, no marco da crise estrutural do capital. No contexto de "restauração das condições materiais e políticas do capital financeiro e industrial internacionalizado e do controle sobreo trabalho", verifica-se no país
Alternativas
Q3257704 Serviço Social
Uma das características do trabalho humano é o uso e a criação de meios de trabalho que se interpõem entre o homem e o objeto, e servem de veículo da ação conforme objetivos antecipados. Nos meios de trabalho, encontram-se objetivadas formas de atividades e necessidades humanas. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: B
4: D
5: D
6: E
7: B
8: C
9: A
10: C
11: B
12: C
13: D
14: C
15: C
16: D
17: D
18: C
19: D
20: A