Questões de Concurso Comentadas sobre transformações societárias, mundo do trabalho e estado capitalista em serviço social

Foram encontradas 275 questões

Q3064879 Serviço Social
No início do milênio, o Serviço Social brasileiro enfrenta a difícil herança do final do século anterior, com seus processos de globalização em andamento, com sua valorização do capital financeiro, suas grandes corporações transnacionais, seus mercados, suas mídias, suas estruturas mundiais de poder e as graves consequências desta conjuntura para o tecido social.
Diante deste contexto, identifique abaixo as características do novo perfil da questão social enfrentada pelo Serviço Social brasileiro no início do milênio.

1. O novo perfil da questão social é marcado pela precarização, insegurança e vulnerabilidade do trabalho, com destaque para o desemprego, o crescimento do trabalho informal e das formas de trabalho precarizado e sem proteção social.
2. A questão social no início do milênio se caracteriza por um aumento das proteções sociais e estabilidade no mercado de trabalho, com redução do trabalho informal.
3. A globalização e valorização do capital financeiro trouxeram maior insegurança social para os trabalhadores, aumentando o trabalho informal.
4. O Serviço Social brasileiro no início do milênio enfrenta uma conjuntura favorável, com poucos desafios no que se refere à vulnerabilidade e precarização do trabalho.
5. A questão social no início do milênio é caracterizada principalmente pelo fortalecimento das políticas de proteção social e pela redução do desemprego e trabalho informal.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q3049538 Serviço Social
O avanço do capital, em especialmente do capital financeiro, que assumiu o controle da acumulação sobre as políticas sociais, é uma característica do capitalismo contemporâneo global, característica que aliada ao novo padrão de acumulação caracterizado pela flexibilização produtiva, com sua nova morfologia do mundo do trabalho com desemprego, redução de salários e precarização do trabalho e ausência de direitos, tem como resultado  
Alternativas
Q3047315 Serviço Social
Enquanto traço marcante do movimento de transição ao capitalismo, a pobreza pré-industrial caracterizada como decorrente da escassez de recursos, desdobra-se no âmbito da economia capitalista como uma miséria ampliada em meio à abundância produtiva generalizada.
Sob os imperativos produtivos do capital, os desdobramentos sociais se refletem no alargamento da superpopulação relativa de trabalhadores que compõe o segmento mais atingido e fragilizado de um duplo movimento inerente à ordem capitalista que é
Alternativas
Q3040251 Serviço Social
Piadas insistentes e repetitivas acerca do sotaque de um colega cuja origem é de região do país distinta do local onde ele trabalha; e a invizibilização da produtividade e banalização do trabalhador em função de algum tipo de característica física ou cultural que lhe é particular não podem ser relativizadas, afinal estas podem ser uma provável prática de
Alternativas
Q3032244 Serviço Social
Em relação à violência, sabe-se que podem ser caracterizadas tipologias e conceitos. Aquela violência que se entende enquanto implícita no próprio metabolismo do capitalismo contemporâneo, que diz respeito às mais diferentes formas de manutenção das desigualdades sociais, trata-se da violência:
Alternativas
Q3030060 Serviço Social
A discussão acerca do Serviço Social e sua relação com o trabalho na sociedade atual é repleta de complexidade e significados profundos. Dessa forma, a harmonia entre a formação profissional e as demandas do mercado de trabalho é essencial para garantir a continuidade do Serviço Social, já que, como qualquer profissão inserida na divisão social e técnica do trabalho, sua perpetuação está atrelada a essa adaptação, sendo assim sua reprodução depende:
Alternativas
Q3030056 Serviço Social
Na atualidade, diversas profissões são afetadas pelo processo de reestruturação produtiva, incluindo o Serviço Social, que enfrenta desafios como a competitividade de mercado, a redução na oferta de políticas sociais e os cortes nos direitos sociais e trabalhistas. Considerando a intervenção do assistente social nas condições e relações de trabalho conforme as demandas institucionais, em qual direção a atuação desse profissional será norteada?
Alternativas
Q2674530 Serviço Social

Considerando-se a publicação elaborada pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome “Orientações técnicas Centro de Referência da Assistência Social – CRAS” (2009), associe corretamente o termo ao seu respectivo significado.


TERMOS


1 - Matricialidade sociofamiliar

2 - Territorialização

3 - Busca ativa

4 - Articulação da rede socioassistencial


SIGNIFICADOS


( ) Refere-se à procura intencional, realizada pela equipe de referência do CRAS, das ocorrências que influenciam o modo de vida da população em determinado território. Tem como objetivo identificar as situações de vulnerabilidade e risco social, ampliar o conhecimento e a compreensão da realidade social, para além dos estudos e estatísticas.

( ) Refere-se à centralidade da família como núcleo social fundamental para a efetividade de todas as ações e serviços da política de assistência social. Corresponde a um dos grandes eixos estruturantes do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

( ) Refere à centralidade do território como fator determinante para a compreensão das situações de vulnerabilidade e risco sociais, bem como para seu enfrentamento. Materializa-se a partir da descentralização da política de assistência social e consequente oferta dos serviços socioassistenciais em locais próximos aos seus usuários.

( ) Refere-se ao processo pelo qual se criam e se mantêm conexões entre diferentes organizações, a partir da compreensão do seu funcionamento, dinâmicas e papel desempenhado, de modo a coordenar interesses distintos e fortalecer os que são comuns. Consiste no estabelecimento de contatos, alianças, fluxos de informações e encaminhamentos entre o CRAS e as demais unidades de proteção social básica do território.


A sequência correta dessa associação é

Alternativas
Q2669872 Serviço Social

Nos programas habitacionais, o idoso goza de prioridade na aquisição do imóvel para morada própria. Assinale a alternativa INCORRETA em relação a essa política.

Alternativas
Q2666506 Serviço Social

O conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade que ofertam e operam benefícios, serviços, programas e projetos, o que supõe a articulação dentre todas estas unidades de provisão de proteção social sob a hierarquia de básica e especial e ainda por níveis de complexidade é definido como:

Alternativas
Q2657486 Serviço Social
Raquel Raichelis (2011) assinala:

    “O Serviço Social como profissão emerge na sociedade capitalista em seu estágio monopolista, contexto em que a questão social, pelo seu caráter de classe, demanda do Estado mecanismos de intervenção não apenas econômicos, mas também políticos e sociais. Sua __________________ relaciona-se assim à progressiva intervenção do Estado no processo de regulação social, momento em que as sequelas e manifestações da questão social se põem como objeto de políticas sociais, em dupla perspectiva: seja no sentido de garantir condições adequadas ao pleno desenvolvimento capitalista e seus processos de acumulação privada em benefício do grande capital monopolista; e, simultânea e contraditoriamente, no sentido responder, por vezes antecipar-se, às pressões de mobilização e organização da classe operária, que exige o atendimento de necessidades sociais coletivas e individuais derivadas dos processos de produção e reprodução social.”.

Assinale a alternativa que completa a lacuna CORRETAMENTE: 
Alternativas
Q2657484 Serviço Social
Para Yazbek (2012), a pobreza é parte de nossa experiência diária. Os impactos destrutivos das transformações em andamento no capitalismo contemporâneo vão deixando suas marcas sobre a população empobrecida: o aviltamento do trabalho, o desemprego, os empregados de modo precário e intermitente os que se tornaram não empregáveis e supérfluos, a debilidade da saúde, o desconforto da moradia precária e insalubre, a alimentação insuficiente, a fome, a fadiga, a ignorância, a resignação, a revolta, a tensão e o medo são sinais que muitas vezes anunciam os limites da condição de vida dos(as): 
Alternativas
Q2648035 Serviço Social

A publicação “Assistente social no combate ao preconceito: machismo” problematiza a uniformização do que, supostamente, seria “ser mulher” ou “ser feminina”, reproduzindo estereótipos como: “mulher que é mulher usa cabelo longo”, “toda mulher quer ser mãe”, “toda mulher é sensível”, “toda mulher quer um homem para amá-la e protegê-la”, “não sou feminista, sou feminina”, dentre outras frases. Há ainda diversos exemplos de práticas machistas que são presenciadas, reproduzidas / praticadas ou sofridas por mulheres em diferentes espaços.


São exemplos de práticas machistas ou expressões corriqueiras citadas na publicação, exceto:

Alternativas
Q2647946 Serviço Social

O “empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças” é:

Alternativas
Q2644890 Serviço Social

São modalidades de Serviço de Acolhimento Institucional, fora:

Alternativas
Q2634795 Serviço Social

A respeito do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), previsto no art. 6º F, da Lei nº 8.742/93, entre outras, analise as alternativas e assinale a INCORRETA:

Alternativas
Q2607875 Serviço Social

A LOAS em sua seção IV artigo 24 trata sobre os Programas de Assistência Social, os quais compreendem ações integradas e complementares com objetivo de incentivar e melhorar os benefícios e serviços socioassistenciais. Assinale a alternativa que NÃO contenha um programa de assistência social.

Alternativas
Q2574158 Serviço Social
Tendências do mundo do trabalho na atualidade

O mundo do trabalho tem passado por transformações significativas nas últimas décadas. Com base nas tendências atuais, qual das alternativas a seguir descreve corretamente uma dessas transformações e seus impactos?
Alternativas
Q2570495 Serviço Social
Falar de trabalho, hoje, remete obrigatoriamente ao teletrabalho, ao trabalho por turno, ao trabalho temporário e às formas de uberização, “individualizadas e invisibilizadas, assumindo, assim, a aparência de ‘prestação de serviços’ e obliterando as relações de assalariamento e de exploração do trabalho.”

(ANTUNES, 2020).

A precarização tornou-se uma marca do trabalho, seja ele manual ou intelectual, em países ricos ou pobres. Mas, para os países ricos, certas relações, a exemplo do trabalho informal, é uma novidade.

O trabalho sem proteção social, contemporaneamente, em alguns países centrais, foi inaugurado
Alternativas
Q2540113 Serviço Social
O processo de reestruturação produtiva do capital desencadeado em escala global no inicio de 1970 trouxe fortes rebatimentos no mundo produtivo atual, com tendências de informalização das relações de trabalho e aumento da precarização dos trabalhadores (Antunes, 2013). Sobre as características da precarização estrutural do trabalho e do fenômeno da informalidade no Brasil, marque a alternativa CORRETA a seguir:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: B
4: B
5: C
6: A
7: E
8: A
9: E
10: A
11: B
12: C
13: B
14: A
15: D
16: C
17: D
18: A
19: C
20: B