Questões de Concurso Sobre compilador em arquitetura de computadores

Foram encontradas 101 questões

Q2614506 Arquitetura de Computadores
Compiladores são responsáveis por identificar erros no código de modo a gerar programas plenamente executáveis, sem falhas. Observe o código de Java a seguir. 

Imagem associada para resolução da questão



Ao analisar o código Java apresentado, pode-se perceber que ele contém um erro do tipo: 
Alternativas
Q2435651 Arquitetura de Computadores

Na teoria, qualquer linguagem de programação pode ser compilada ou interpretada. Interpretadores e compiladores são programas que operam sobre o código-fonte de um programa de computador. Diante disso, qual é a principal diferença entre compiladores e interpretadores?

Alternativas
Ano: 2021 Banca: CETAP Órgão: CRF - PA Prova: CETAP - 2021 - CRF - PA - Analista de Suporte |
Q2411205 Arquitetura de Computadores

Compilador é um programa que traduz todo o código-fonte de programas escritos numa linguagem de aito nível em um:

Alternativas
Q2381027 Arquitetura de Computadores
As ferramentas de desenvolvimento são uma categoria especial de software, pois são utilizadas para produzir novos softwares. Relacionado a estes, é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Q2299254 Arquitetura de Computadores
Assinale CORRETAMENTE a definição de uma variável constante:
Alternativas
Q2271867 Arquitetura de Computadores
Sobre a diferença entre um compilador e um interpretador marque a opção correta.
Alternativas
Q2271244 Arquitetura de Computadores
Em relação aos compiladores e interpretadores, analise as afirmativas a seguir:
I.Compiladores traduzem o código-fonte de alto nível para código de máquina antes da execução do programa.
II.Interpretadores executam diretamente o código de alto nível linha por linha sem conversão prévia para código de máquina.
III.Compiladores executam o programa como um todo enquanto ele está sendo escrito.
IV.Todo interpretador sempre requer um compilador para funcionar.
É correto o que se afirma em: 
Alternativas
Q2165878 Arquitetura de Computadores
Considerando a compilação e a interpretação de programas, no contexto de arquitetura de máquinas reais, analise as afirmativas a seguir:
I. A compilação é o processo de análise de um programa escrito em linguagem de alto nível (código-fonte) e sua conversão em um programa equivalente, porém em linguagem binária de máquina (código-objeto). II. A interpretação consiste na possibilidade de certas partes do código de um programa-fonte (por exemplo, um loop) terem que ser interpretadas somente uma única vez; enquanto, no método de compilação, isso acontece tantas vezes quantas definidas no loop. III. A interpretação caracteriza-se por realizar as três fases (tradução, ligação e execução), comando a comando, de um programa-objeto (código-objeto). IV. O programa que realiza a tarefa de compilação é denominado de compilador e, inicialmente, o compilador realiza uma análise do código-fonte, dividido em três (3) partes: análise léxica, análise sintática e análise semântica.
Estão CORRETAS as afirmativas 
Alternativas
Q2161916 Arquitetura de Computadores
As principais tarefas dos compiladores podem ser definidas como:
I. O código fonte, em linguagem de alto nível, é analisado e buscam-se erros de sintaxe; macros ou definições são substituídos e processados.
II. O código fonte é transformado em um código muito próximo ao código de máquina, que utiliza mnemônicos.
III. O código gerado em II passa por um conversor para se tornar um código binário feito exclusivamente para o sistema no qual encontra-se o código sendo compilado.
IV. As bibliotecas, já compiladas, são adicionadas ao código binário, permitindo a criação de um arquivo binário executável.

Os itens I, II, III e IV correspondem, correta e respectivamente a:
Alternativas
Q2084640 Arquitetura de Computadores
Várias são as linguagens de programação utilizadas no desenvolvimento de aplicações. No entanto, uma linguagem de programação deverá possuir um “tradutor” do código-fonte (instruções do programa) para a linguagem de máquina. Este tradutor pode ser um interpretador ou um compilador, dependendo da linguagem de programação. Acerca do compilador, assinale a alternativa correta
Alternativas
Q2053793 Arquitetura de Computadores

Julgue o item subsequente, no que concerne a montadores, compiladores, ligadores e interpretadores.


Compilador é um software para criar aplicações que combinam ferramentas comuns de desenvolvimento em uma única interface gráfica de usuário. Esse programa ajuda os desenvolvedores na criação de novas aplicações de forma rápida, já que os vários utilitários não precisam ser ajustados e integrados manualmente durante a configuração.

Alternativas
Q2026447 Arquitetura de Computadores
O programa escrito em linguagem de alto nível (programa-fonte) não pode ser diretamente executado pelo processador e deve ser convertido para código de máquina.
O compilador é o utilitário responsável por fazer essa conversão e produzir, como resultado, o módulo 
Alternativas
Q1996250 Arquitetura de Computadores
Programas de computadores diretamente relacionados com serviços complementares do sistema operacional podem ser chamados de programas utilitários. Considerando os programas utilitários do sistema operacional, assinale a afirmativa INCORRETA. 
Alternativas
Q1889862 Arquitetura de Computadores
Programas escritos em algumas linguagens são executados à partir do código fonte, mas existem programas que necessitam ser previamente traduzidos para linguagem de máquina antes de ser executados. Chamamos esta “tradução” de:
Alternativas
Q1881549 Arquitetura de Computadores
De acordo com Menezes (2005, p.85), uma gramática utilizada em um compilador é, basicamente, um conjunto finito de regras, as quais, quando aplicada sucessivamente, geram palavras. O conjunto de todas as palavras geradas por uma gramática define a linguagem. A figura a seguir ilustra uma estrutura hierarquizada para os diferentes tipos de gramática de Chomsky:
Imagem associada para resolução da questão
Com base na hierarquia de Chomsky ilustrada pela figura acima, analise as afirmativas:

I-A Hierarquia de Chomsky é a classificação de gramáticas formais descrita em 1959 pelo linguista Noam Chomsky. Esta classificação possui 4 níveis (descritos na figura ao acima), sendo que os dois últimos níveis (os níveis 2 e 3) são amplamente utilizados na descrição de linguagem de programação e na implementação de interpretadores e compiladores. Mais especificamente, o nível 2 é utilizado em análise sintática (computação) e o nível 3 em análise léxica.
II-A proposta de Hierarquização de Chomsky agregou à ciência da computação um importante estudo sobre as linguagens ao mostrar que a partir de um conjunto ilimitado de regras poderíamos criar um conjunto ilimitado de frases, ou seja, uma linguagem.
III-A classificação das gramáticas começa pelo tipo 0, com maior nível de liberdade em suas regras, e aumentam as restrições até o tipo 3.

A partir do contexto apresentado, é CORRETO apenas o que se afirma em: 
Alternativas
Q1753735 Arquitetura de Computadores

Julgue o item, relativos a hardware e a software.


Compiladores são softwares que convertem um programa escrito em linguagem de alto nível (código-fonte) em uma linguagem de baixo nível conhecida como código-alvo.

Alternativas
Q1721414 Arquitetura de Computadores
Assinale a alternativa correta a respeito de compiladores e interpretadores, considerando o processo de conversão (tradução) de comandos em linguagem de alto nível para linguagem de máquina (código binário) e o processo de execução de programas.
Alternativas
Q1696850 Arquitetura de Computadores
A respeito da arquitetura de computadores, julgue os itens a seguir.
I Compilador é um programa que converte outro programa de alguma linguagem-fonte (ou linguagem de programação) para linguagem de máquina (código-objeto). II Código executável é o código de máquina gerado por um processador da linguagem de código-fonte, como um montador ou um compilador; é um software em uma forma que pode ser executada no computador. III Loader (carregador) é um programa utilitário que combina um ou mais arquivos que contêm código-objeto de módulos de programa compilados separadamente para um arquivo único que contém código carregável ou executável. IV Código-objeto é a representação binária de um programa de computador, sendo lido e interpretado, de fato, pelo computador.
Estão certos apenas os itens
Alternativas
Q1660481 Arquitetura de Computadores
Leia as afirmativas a seguir:
I. Os comandos de seleção ou de decisão são técnicas de programação que conduzem a estruturas de programas que não são totalmente sequenciais. Uma estrutura de seleção permite a escolha de um grupo de ações a ser executado quando determinadas condições, representadas por expressões lógicas, são ou não satisfeitas. II. O compilador é um programa que traduz algoritmos construídos em uma determinada linguagem de programação para arquivos em linguagem de máquina, ou seja, possíveis de serem executados em computadores.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Ano: 2020 Banca: IDIB Órgão: CRM-MT Prova: IDIB - 2020 - CRM-MT - Técnico em Informática |
Q1624444 Arquitetura de Computadores
As linguagens de programação que utilizamos para construção de aplicações são de fácil entendimento para um programador, pois são conhecidas como linguagens com alto nível de abstração. No entanto, este código não pode ser executado diretamente pelo computador, pois o mesmo reconhece apenas linguagem de máquina. Assinale a alternativa que indica corretamente o nome do programa que, durante sua execução, realiza operações de análise léxica, análise sintática, análise semântica e síntese.
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: C
4: E
5: A
6: D
7: E
8: B
9: B
10: C
11: E
12: A
13: E
14: B
15: A
16: C
17: E
18: A
19: A
20: B