Questões de Concurso
Sobre interoperabilidade em arquitetura de software
Foram encontradas 57 questões
Julgue o próximo item, relativo a arquitetura de software.
A interoperabilidade de sistemas é a capacidade de acessar
informações de aplicações quando necessário,
independentemente de onde elas estejam armazenadas ou de
como sejam processadas.
Julgue o item subsequente, a respeito da interoperabilidade entre aplicações.
Para alcançar a interoperabilidade entre aplicações, é
necessário adotar padrões abertos e comuns, tais quais
serviços web, REST, JSON, XML, OAuth e OpenID
Connect.
Quanto a tecnologias de integração, julgue o item seguinte.
O serviço que atende uma API RESTful pode ser construído
em uma linguagem de programação e depois alterado para
outra sem necessidade de alterar a comunicação entre cliente
e servidor.
No formato JSON, as informações são representadas por uma coleção de pares nome/valor, o que permite acessar um valor específico pelo nome desejado.
Web services são aplicações especializadas do tipo clienteservidor para a troca de dados entre computadores de redes distintas.
No padrão MVC, o controller é responsável por gerenciar o comportamento dos dados por meio de funções e regras de negócio predefinidas.
Acerca de arquitetura de software, julgue o próximo item.
O conceito de interoperabilidade é utilizado para medir o
grau de facilidade com que o usuário consegue
operacionalizar um software.
A coordenação para implementação dos usos dos padrões em saúde e de interoperabilidade deverá ser feita pelo grupo de trabalho de gestão da câmara técnica da Comissão Intergestores Tripartite (CIT).
Com relação à interoperabilidade de sistemas, julgue o item subsequente.
Conexões REST devem conter todas as informações
necessárias para que a conexão seja completada.
Com relação à interoperabilidade de sistemas, julgue o item subsequente.
Os documentos técnicos e de suporte necessários a desenvolvedores que utilizem web services não são armazenados no registro do UDDI.Com relação à interoperabilidade, analise as afirmativas a seguir.
I. De acordo com a International Standards Organisation (ISO), a interoperabilidade é definida como “habilidade de dois ou mais sistemas (computadores, meios de comunicação, redes, software e outros componentes de tecnologia da informação) de interagir e de intercambiar dados de acordo com um método definido, de forma a obter os resultados esperados.".
II. A e-PING, arquitetura de interoperabilidade especificada pelo Governo Federal Brasileiro, é concebida como uma estrutura básica para a estratégia de governo eletrônico, aplicada inicialmente ao governo federal - Poder Executivo, não restringindo a participação, por adesão voluntária, de outros Poderes e esferas de governo.
III. A tecnologia de Web Services é recomendada como solução de interoperabilidade da e-PING. A e-PING recomenda a utilização do protocolo Common Object Request Broker Architecture (CORBA) para interconexão em arquiteturas descentralizadas e/ou distribuídas para implementação de serviços em sistemas de qualquer porte.
Assinale:
No SonarQube, mesmo com as permissões de segurança, nem todas as tags de regras podem ser removidas.
A interoperabilidade permite a combinação de serviços, de modo a torná-los compostos ou desagregados.
Os sistemas de informação do governo federal devem prever a construção de adaptadores que permitam o acesso às informações dos serviços eletrônicos web e possibilitem a modificação do conteúdo de uma página web com base em protocolos de dados (XML, XSL). Para facilitar a interoperabilidade entre os serviços de governo eletrônico, o formato XML é considerado pela e-Ping um padrão preferencial de representação.
A arquitetura orientada a serviços é forma de desenvolvimento de sistemas distribuídos em que os componentes de sistemas são serviços autônomos, razão por que, devido à interoperabilidade, as ligações entre os serviços devem ser rígidas para não provocar mudanças durante sua execução.