Questões de Concurso
Sobre sistemas distribuídos em arquitetura de software
Foram encontradas 72 questões
O mundo moderno depende de muito processamento que ocorre em datacenter compartilhados ou privativos. A segurança, a disponibilidade e a escalabilidade desses ambientes são fundamentais para o sucesso das empresas e das organizações públicas. Com base nessas informações, julgue o item a seguir.
O balanceamento de carga garante a segurança dos sistemas distribuídos.
O mundo moderno depende de muito processamento que ocorre em datacenter compartilhados ou privativos. A segurança, a disponibilidade e a escalabilidade desses ambientes são fundamentais para o sucesso das empresas e das organizações públicas. Com base nessas informações, julgue o item a seguir.
Os sistemas de balanceamento de carga distribuem o tráfego entre vários servidores.
O componente responsável por fazer a coleta de dados sobre disponibilidade e integridade de sistemas de TI em clientes em uma rede remota é o
A respeito dessas ferramentas, julgue as seguintes afirmativas:
I. O Kafka emprega um modelo de log particionado, o qual reúne abordagens de fila de mensagens e assinatura de publicação.
II. O RabbitMQ utiliza um protocolo binário via TCP.
III. O Kafka não permite que variados consumidores recebam a mesma mensagem, uma vez que são excluídas após consumo.
Está correto o que se afirma em
Julgue o próximo item, relativo a RabbitMQ, Rancher e GIT.
No RabbitMQ, a forma padrão de se distribuir mensagens é round-robin, de modo que cada consumidor terá, em média, o mesmo número de mensagens.
Julgue o próximo item, relativo a RabbitMQ, Rancher e GIT.
git branch -D test
A execução do comando precedente excluirá a branch test caso todos os commits tenham sido realizados; porém, se a master estiver em estado de check-out, a exclusão será cancelada.
Julgue o próximo item, relativo a RabbitMQ, Rancher e GIT.
O Rancher pode provisionar o Kubernetes de um provedor hospedado ou importar clusters do Kubernetes existente em execução em qualquer lugar, permitindo, ainda, o monitoramento e a emissão de alerta para clusters e seus recursos.
Com base nessa situação hipotética, julgue o item subsequente, relativo a RabbitMQ.
Na situação hipotética apresentada, o RabbitMQ poderia ser utilizado como message broker, pois essa solução permite intermediar a comunicação entre diferentes componentes de um sistema, permitindo que eles se comuniquem de forma assíncrona e desacoplada, e pode, nesse caso, realizar manutenção nos gerenciadores de notificação sem interromper todo o serviço.
O Spring Cloud fornece ferramentas para os desenvolvedores criarem rapidamente alguns dos padrões comuns em sistemas distribuídos, como, por exemplo, gerenciamento de configuração e descoberta de serviços.
I. A arquitetura hexagonal, também chamada de Arquitetura de Portas e Adaptadores, visa separar a lógica de negócios das interfaces externas, permitindo uma fácil troca de implementações.
II. Microsserviços são pequenos serviços que compartilham o mesmo banco de dados, promovendo maior acoplamento entre os módulos da aplicação para garantir a consistência dos dados.
III. A arquitetura monolítica pode ser distribuída, mas requer que todos os módulos sejam implantados como um conjunto, ao contrário dos microsserviços, que permitem a implantação independente de cada módulo.
Está correto o que se afirma em
Para criar o exchange e efetuar a ligação com as filas, Adriana utilizou os comandos:
Lançado em 2007, o RabbitMQ é um servidor concebido para lidar com o tráfego de mensagens de forma confiável e eficiente. Esse tipo de servidor é bastante útil para sistemas que precisam gerenciar o processamento de um grande volume de mensagens. Em situações desse tipo, o processamento assíncrono é interessante pois diminui o acoplamento entre as aplicações do sistema mas demanda um controle de filas em segundo plano. O RabbitMQ atende perfeitamente essa demanda. Marque a alternativa que Indica, corretamente, o nome do protocolo de mensagens para o qual o RabbitMQ foi projetado para suportar.
O gerenciamento das configurações rastreia, atualiza e mantém as configurações dos servidores, das aplicações e de outros ambientes de um sistema, para que este funcione em uma linha de base predeterminada e permaneça seguro independentemente de quaisquer alterações.
Uma das premissas da arquitetura de microsserviços é que cada microsserviço seja independente, autônomo e autossuficiente.
Os serviços de uma API devem utilizar apenas os comandos HTTP: GET, POST, PATCH, PUT e DELETE.