Questões de Concurso
Sobre der - diagrama de entidade e relacionamento em banco de dados
Foram encontradas 961 questões
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
( ) Uma entidade não deve possuir um identificador para distinguir uma ocorrência dessa entidade das demais ocorrências da mesma entidade. ( ) Um atributo consiste em um dado que é associado a cada ocorrência de uma entidade ou de um relacionamento.
( ) Um relacionamento é representado através de um losango, ligado por linhas aos retângulos representativos das entidades que participam do relacionamento.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I - Projeto conceitual de banco de dados visa modelar representações de conteúdos que em geral são muito próximas da forma como esses dados serão persistidos no banco de dados. Nessa visão o modelo já é completamente dependente dos aspectos de implementação tecnológica.
II - Embora na literatura seja possível encontrar outros nomes, a arquitetura ANSI/SPARC, pode ser dividida em três níveis. O primeiro é chamado de nível interno é o mais próximo dos usuários que usarão o banco, o segundo é o nível externo ou lógico, é o mais longe dos usuários e, por último, temos o intermediário que fica entre os níveis anteriores.
III - Linguagens de definição de dados ou DDL – Data Definition Language, não são usadas em projetos de banco de dados.
IV - O diagrama conhecido como entidade relacionamento (ER) é um tipo de fluxograma que mostra como “entidades” se relacionam entre si dentro de um modelo de banco de dados relacional.
V - Atributos em modelos de banco de dados são características das entidades. Cardinalidades definem qual o grau de ligação entre as entidades, os três principais relacionamentos são: um-para-um, um-para-muitos e muitos-para-muitos.
Acerca dos itens marque alternativa INCORRETA.
Ao criar um DER, deve-se considerar que
Existem dois tipos principais de bancos de dados orientados a grafos: Resource Description Framework (RDF) e Labeled Property Graph (LPG). Ambos permitem modelar e persistir dados de um grafo que contém nós e arestas. Considere que foi preparada uma modelagem conceitual de dados, realizada por meio do Diagrama de Entidades e Relacionamentos (DER), para um sistema de informações.
Nesse contexto, um SGBD NoSQL orientado a grafos
será utilizado para persistir dados de um sistema de informações quando
Considere um modelo conceitual representado por meio de um Diagrama de Entidades e Relacionamentos (DER) em que há uma entidade denominada PRÉDIO. Nesse contexto, um prédio pode ser de uso exclusivamente residencial, exclusivamente comercial, de uso misto (residencial e comercial), e apenas isso. No DER, a entidade PRÉDIO foi corretamente especializada em duas outras: RESIDENCIAL e COMERCIAL.
Sendo assim, nesse DER, as duas especializações são
O Diagrama de Entidades e Relacionamentos (DER) é uma ferramenta bastante conhecida e útil para a modelagem conceitual dos dados que um determinado sistema de informação deve tratar.
Em particular, os relacionamentos, representados por meio de losangos no DER, são utilizados para indicar que
Os modelos de dados desempenham um papel fundamental na área de tecnologia da informação e em diversos campos relacionados. Eles são essenciais para representar, organizar e estruturar informações de maneira coerente e compreensível. Eles nos proporcionam base para projetar sistemas, bancos de dados e aplicações, permitindo que as organizações gerenciem seus dados de forma eficiente.
Assinale a alternativa que descreve corretamente uma
característica referente aos modelos de dados.
Observe a imagem a seguir.
No modelo entidade-relacionamento (MER), o processo de negócio é modelado como entidades que se relacionam. A figura acima apresenta parte da representação de um processo em um diagrama Entidade-Relacionamento (DER).
O relacionamento das entidades Pessoa e Apelido
representado no DER assegura que:
Na Notação Crow's foot (Pé de Galinha), para representar esse relacionamento, Joana deve utilizar a notação:
A entidade A pode se relacionar com B:
Na modelagem de banco de dados, os mapeamentos de um modelo conceitual de entidade e relacionamento para o modelo lógico seguem alguns princípios e técnicas para manter a integridade dos relacionamentos. Esses mapeamentos podem ser implementados por 3 regras numeradas abaixo:
1. Tabela Própria (Cria-se outra tabela que representará o relacionamento)
2. Adição de Coluna (Cria-se uma coluna adicional em uma das entidades como Chave Estrangeira)
3. Fusão de Tabelas (As duas entidades do relacionamento são fundidas em uma única tabela)
Considere os exemplos de possíveis relacionamentos conceituais, nas opções abaixo, e indique
o número da regra de implementação mais recomendada em cada um dos casos, assinalando
a alternativa que melhor corresponde às regras de implementação indicadas, na ordem de cima
para baixo.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Sobre os modelos relacional e de entidade e relacionamento, são feitas as seguintes afirmações:
I. As entidades só desempenham um papel nos relacionamentos recursivos.
II. A cada valor de uma chave estrangeira numa tabela corresponde igual valor de chave primária em outra tabela; consequentemente os valores de uma chave estrangeira não podem ser duplicados.
III. Uma entidade fraca tem participação total num relacionamento identificador, mas este não pode ser unário com cardinalidade 1:n.
Sobre as três afirmações anteriores, assinale o correto.