Questões de Concurso
Sobre postgresql em banco de dados
Foram encontradas 570 questões
O PostgreSQL possui a ferramenta PITR (point-in-time recovery), que permite restaurar o banco de dados para um momento específico no tempo.
Considerando as necessidades da startup, que precisa de um SGBD robusto, escalável e com bom custo-benefício, qual seria a melhor escolha e porquê?
Para responder à questão, considere um banco de dados PostgreSQL, com tabelas e dados criados pelos comandos abaixo.
O PostgreSQL, ao executar os comandos
Para responder à questão, considere um banco de dados PostgreSQL, com tabelas e dados criados pelos comandos abaixo.
I A VIEW é uma consulta executada quando é referenciada em uma outra consulta.
II A VIEW não pode ser definida por uma consulta contendo RIGHT JOIN.
III Uma VIEW pode ter o nome de uma tabela existente no mesmo schema.
IV Uma VIEW temporária é automaticamente destruída ao fim da sessão.
Entre as afirmativas, estão corretas
I Triggers podem ser associadas a views.
II Triggers podem ser executadas somente após uma inserção (INSERT).
III A procedure a ser executada deve ser definida antes da trigger ser criada.
IV Triggers associadas a eventos de UPDATE devem retornar, obrigatoriamente, um boolean.
Entre as afirmações, estão corretas
I. Os bancos de dados relacionais organizam os dados em tabelas, onde as relações entre os dados são baseadas em chaves primárias e estrangeiras. Exemplos incluem PostgreSQL, MySQL, Oracle Database e Microsoft SQL Server.
II. O MongoDB é um banco de dados NoSQL amplamente utilizado, que armazena dados no formato de documentos JSON ou BSON, sendo indicado para aplicações que exigem flexibilidade no esquema dos dados.
III. Bancos de dados NoSQL não possuem suporte a transações ACID, sendo sempre uma escolha inadequada para aplicações críticas que exigem integridade de dados.
IV. Ao contrário de bancos de dados relacionais, bancos NoSQL não oferecem mecanismos de consulta eficientes, sendo projetados exclusivamente para leitura rápida e consultas básicas.
Alternativas:
A cada atualização do banco de dados do servidor primário, um WAL é encaminhado diretamente para os dois servidores em standby. O processo de replicação se encerra após o recebimento de respostas de todos os servidores em standby.
Com relação ao sistema de banco de dados em questão, é correto afirmar que
Para manter um registro de todas as atualizações realizadas no banco de dados e de usuários em particular que aplicaram cada atualização, é utilizado o log do sistema. O log do sistema inclui uma entrada para cada operação aplicada ao banco de dados.
Sistemas de banco de dados baseados em PostgreSQL possuem a função trigger para a criação de logs. Essa função é muito utilizada para atualizar o log do sistema toda vez que uma determinada operação no banco de dados é realizada.
Mais especificamente, quando o trigger está associado a tabelas de dados, ele somente pode ser executado
A seguir, os seguintes comandos foram executados pelo usuário tce_rr que possui perfil de administrador:
tce_rr@db_server ~ $ tar xf postgresql-17.2.tar.bz2 tce_rr@db_server ~ $ cd postgresql-17.2 tce_rr@db_server postgresql17.2 $ ./configure - -withssl=openssl tce_rr@db_server ~ $ make tce_rr@db_server postgresql17.2 $ su root@db_server postgresql17.2 $ make install root@db_server postgresql17.2 $ adduser postgres root@db_server postgresql17.2 $ mkdir -p /usr/local/pgsql/data root@db_server postgresql17.2 $ chown postgres /usr/local/pgsql/data root@db_server postgresql17.2 $ su - postgres postgres@db_server postgresql17.2 $ /usr/local/pgsql/bin/initdb -D /usr/local/pgsql/data postgres@db_server postgresql17.2 $ /usr/local/pgsql/bin/pg_ctl -D /usr/local/pgsql/data -l logfile postgres@db_server postgresql17.2 $ start postgres@db_server postgresql17.2 $ /usr/local/pgsql/bin/createdb test postgres@db_server postgresql17.2 $ /usr/local/pgsql/bin/psql test
Com relação a essa rotina de instalação, é correto afirmar que
A respeito de PostgreSQL, de SQL Server e de MySQL, julgue o item a seguir.
O parallel scan do PostgreSQL permite a divisão de uma operação de leitura e escrita de tabela entre vários processos, distribuindo a carga de trabalho e aproveitando o paralelismo do hardware para melhorar o desempenho de consultas em tabelas extensas.
Julgue o próximo item, relativo a PostgreSQL e H2 Database.
SELECT 'trf minas gerais'::tsvector @@ 'trf'::tsquery as resultado;
O resultado apresentado após a execução do código precedente, desenvolvido em PostgreSQL 17, será o seguinte.
resultado
-----------
t
(1 row)
Julgue o próximo item, relativo a PostgreSQL e H2 Database.
WITH RECURSIVE t(n) AS (
SELECT 1
UNION
SELECT n*2 FROM t
)
SELECT n FROM t LIMIT 5;
A execução do código precedente, desenvolvido em PostgreSQL 17, apresentará o seguinte resultado.
n
----
1
2
4
8
16
(5 rows)
A respeito de administração de banco de dados, julgue o item a seguir.
No PostgreSQL, o mecanismo TOAST é essencial para armazenar eficientemente dados de grande tamanho, permitindo que o banco de dados gerencie colunas com valores extensos, como TEXT e BYTEA, sem ultrapassar o limite de 16 KB por linha.
• id_venda (INT): identificador da venda
• data_venda (DATE): data em que a venda foi realizada
• id_produto (INT): identificador do produto vendido
• quantidade (INT): quantidade de itens vendidos
• valor_total (DECIMAL): valor total da venda
Qual das consultas abaixo retorna o número do mês, número total de vendas e o valor médio dasvendas do mês indepentende do ano da venda, considerando o uso da linguagem SQL no banco dedados PostgreSQL?
Julgue o item subsequente, relativo a administração de banco de dados PostgreSQL, SQL Server e MongoDB.
No PostgreSQL, a funcionalidade de replicação nativa em modo assíncrono permite que uma réplica de leitura seja utilizada imediatamente para consultas, ainda que não haja garantia de que todos os dados estejam atualizados em relação ao nó primário.
Julgue o item subsequente, relativo a administração de banco de dados PostgreSQL, SQL Server e MongoDB.
MongoDB utiliza um modelo de dados orientado a documentos e permite a replicação de dados entre diferentes nós através de um conjunto de réplicas (replica set), sendo o nível de consistência eventual (eventual consistency) a única opção para consultas em réplicas secundárias.