Questões de Concurso
Comentadas sobre dfd (diagrama de fluxo de dados) em engenharia de software
Foram encontradas 32 questões
Um analista de sistemas está elaborando um novo sistema de informação e precisa documentar o fluxo de informações entre os processos.
Qual das alternativas a seguir descreve corretamente a finalidade dos diagramas de fluxo de dados (DFD) nesse contexto?
A empresa ABC está desenvolvendo um novo sistema de vendas online e decidiu utilizar Diagramas de Fluxo de Dados (DFD) para modelar o sistema. O analista de sistemas precisa representar as interações entre os clientes e o sistema de vendas, bem como o fluxo de dados entre os diferentes processos do sistema. Assinale a alternativa CORRETA que contém os elementos do DFD que o analista deve usar para representar um processo.
Forma gráfica que mapeia o fluxo de informações para qualquer processo ou sistema. Utiliza símbolos definidos, como retângulos, círculos e flechas, além de rótulos de textos breves, para mostrar entradas e saídas de dados, pontos de armazenamento e as rotas entre cada destino. Esta definição refere-se a:
I. Envolve diagramas de fluxo de dados, que definem o trabalho que foi feito e o fluxo de dados entre as coisas realizadas, fornecendo a estrutura principal de uma solução.
II. Compreende o diagrama de relacionamento da entidade e está relacionado ao que existe fora do sistema que está sendo monitorado.
III. Inclui diagramas de transição de estado e define quando as coisas acontecem e as condições sob as quais elas podem acontecer.
As visualizações caracterizadas em I, II e III são denominadas, respectivamente,
Com relação à engenharia de software, julgue o item a seguir.
Cada processo do diagrama de fluxo de dados (DFD) deve
ter pelo menos uma entrada ou uma saída, sendo as duas
exigidas em situações específicas.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do enunciado abaixo.
No contexto da Análise Estruturada de Sistemas, um importante passo é a determinação do fluxo lógico de dados, em oposição ao fluxo físico de dados (isto é, O QUÊ acontece em oposição ao COMO acontece). Isto é feito desenhando-se o ________, uma representação gráfica de todos os aspectos do fluxo lógico de dados e que teve notações alternativas com símbolos definidos por Gane & Sarson diferentes dos propostos por Yourdon & Constantine e, por sua vez, diferentes dos propostos por Tom DeMarco.
( ) Depósito de dados. ( ) Entidade externa. ( ) Fluxo de dados. ( ) Processos. ( ) Ator.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
1. Depósito de Dados.
2. Fluxo de Dados.
3. Entidade Externa.
São componentes de um DFD, segundo Chris Gane:
Considere o enunciado abaixo.
Uma empresa de abastecimento de água deseja modelar um sistema de cadastro de clientes e respectivo consumo de água mensal. As informações de cadastro são de responsabilidade do cliente e o consumo é registrado pelo empregado medidor no momento da leitura do registro.Os dados de cadastro e de consumo devem ficar guardados para um batimento posterior.
No momento do registro do consumo o sistema deve verificar a existência do cliente a fim de manter a consistência dos dados. Feita a consistência, o sistema emite uma relação de conformidade e disparidade, destacando as informações inconsistentes. Essa relação deve ser encaminhada ao empregado-supervisor para que ele possa tomar as providências necessárias e cabíveis. O contexto do sistema não inclui cliente, nem empregado medidor e nem empregado-supervisor.
Para desenhar o Diagrama de Fluxo de Dados – DFD de nível zero, um Analista de TI teve que responder às perguntas:
Quantas Entidades Externas devem ser modeladas?
Quantos Depósitos de Dados devem ser projetados?
Quantas Funções devem ser executadas nesse contexto?
As respostas corretas às questões foram, respectivamente,
Considere uma situação hipotética em que três Analistas de Informática, aplicando abordagens distintas de análise e projeto de sistemas, utilizaram frameworks, ferramentas, técnicas ou métodos, conforme segue:
- Márcio desenhou um Diagrama de Fluxo de Dados (DFD).
- Ana Maria desenhou um Diagrama de Sequência.
- Estela entregou uma funcionalidade completa no final de uma sprint.
De acordo com o que utilizaram, os Analistas de Informática aplicaram, respectivamente, as abordagens
Considere o caso a seguir.
Durante o levantamento de requisitos, um Técnico observou que uma determinada área da empresa trocará dados com o futuro sistema. Dentre os dados que enviará, estão os dados cadastrais de clientes, que irão para um arquivo específico, e os dados das contas de água mensais dos clientes, que irão para um outro arquivo separado. O cadastramento dos clientes não necessita ser sincronizado com a entrada de dados das contas, já que estas podem ser inseridas posteriormente. No momento que a referida área necessitar de informações de clientes e contas, o sistema verificará as correspondências entre os arquivos e relacionará as informações para envio à área. Os processos realizados dentro da referida área são irrelevantes, todavia os dados que ela envia e as informações que ela recebe devem ser tratados pelo sistema.
Em um DFD de mais alto nível, criado a partir da situação descrita, a quantidade de entidade externa, a quantidade de depósito de dados e a quantidade de função ou processo são, correta e respectivamente,