Questões de Concurso
Comentadas sobre rup (rational unified process) - processo unificado rational em engenharia de software
Foram encontradas 163 questões
Leia o fragmento a seguir.
“O “Rational Unified Process (RUP)” se por um lado reconhece que os modelos convencionais de processo apresentam uma visão única de processo, por outro é descrito a partir de três perspectivas: (1) ______________, que mostra as fases do modelo ao longo do tempo, (2) ______________, que mostra as atividades realizadas no processo e (3) ______________, que sugere as boas práticas a serem usadas durante o processo”.
Assinale a alternativa cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.
As características desse processo são: é iterativo quanto às fases, utiliza matriz de fases por disciplinas ou atividades e workflows, ilustra boas práticas na especificação e no projeto e apoia a prototipação e a entrega incremental. Não é um processo adequado para todos os tipos de desenvolvimento, como, por exemplo, desenvolvimento de software embutido. No entanto, ele representa uma abordagem de processo híbrido que potencialmente combina três modelos de processo genéricos. Suas fases são estreitamente ligadas ao negócio.
Trata-se
“Um processo de software é um conjunto de atividades relacionadas que levam à produção de um produto de software” (Sommerville, 2011). Sabe-se que todo processo de software deve incluir atividades de especificação, projeto/implementação, validação e evolução do software. Com relação aos diferentes modelos de processos de software e suas atividades, considere as seguintes afirmativas:
1. O modelo em cascata define que as atividades de análise, projeto de sistema, implementação e teste se sobrepõem, sendo que não é necessário finalizar a anterior para que a posterior seja iniciada.
2. No Processo Unificado (Rational Unified Process – RUP), as fases de concepção, elaboração, construção e transição equivalem à sequência definida pelo modelo cascata, com a possibilidade de realização de iterações.
3. Na abordagem de entrega incremental, o cliente recebe protótipos do software até que a construção completa seja finalizada.
4. O modelo espiral de Boehm é um processo de software iterativo e dirigido a riscos. Cada volta na espiral envolve definir objetivos, avaliar e reduzir riscos, desenvolver e validar, e planejar a próxima fase, se houver.
Assinale a alternativa correta.
Segundo Martins (2007), um projeto visa a “criação de um produto ou execução de um serviço específico, temporário, não repetitivo e que envolve um certo grau de incerteza na realização”. Na engenharia de software, o gerenciamento de projetos é essencial (SOMMERVILLE, 2011). O planejamento é uma das atividades realizadas pelo gerente de projetos. Nesse contexto, considere as seguintes afirmativas:
1. A Estrutura Analítica de Projeto (EAP) é uma das técnicas que o gerente de projetos pode utilizar para subdividir o trabalho do projeto em partes menores, que podem ser gerenciadas com mais facilidade.
2. Riscos devem ser planejados, identificando-se sua probabilidade de ocorrência e gravidade caso ocorram. Desenvolvem-se, também, estratégias de prevenção, minimização e/ou planos de contingência.
3. Em processos tradicionais, semelhantemente aos processos ágeis, é realizado um cronograma global no início do projeto e as fases são planejadas de forma iterativa ao longo do projeto.
4. O RUP (Rational Unified Process) recomenda que um projeto de software tenha um plano de fase, global, produzido na fase de concepção, e vários planos de iterações, mais refinados, que utilizam técnicas como o Gráfico de Gantt para definir tarefas e sua distribuição aos indivíduos e equipes.
Assinale a alternativa correta.
O RUP é uma metodologia que enfatiza a entrega de software completo apenas no final do ciclo de desenvolvimento.
José ficou responsável pela disciplina do PU de:
Essa fase é denominada
I. Dentre os artefatos produzidos pelo workflow Modelagem do Negócio, o Plano de Gerência dos Requisitos descreve o documento de especificação dos requisitos, tipos de requisitos e seus atributos e especifica mecanismos de controle para medir, comunicar e controlar mudanças nos requisitos do sistema.
II. O workflow Requisitos define, entre outros, um planejamento técnico das iterações, estima custo e tempo para desenvolver o sistema e define a interface do usuário. Contém, ainda, todos os tipos de requisitos que um stakeholder deve ter sobre o sistema a ser desenvolvido, como também os requisitos de software do sistema ou de parte dele.
III. O Documento de Arquitetura fornece uma visão da arquitetura do sistema, utilizando diversas visões arquiteturais, dependendo de vários aspectos do sistema, enquanto o Modelo de Dados, artefato definido como opcional pelo RUP, contém a modelagem do Banco de Dados, de acordo com o modelo de Análise e Projeto. Ambos os artefatos são produzidos pelo workflow Análise e Projeto.
IV. No workflow Análise e Projeto, o Modelo de Projeto, o Documento de Arquitetura e as Realizações dos Casos de Uso, são artefatos tipicamente produzidos pelo Arquiteto de Software, enquanto ao Projetista de Banco de Dados cabe a produção dos artefatos Modelo de Análise, Modelo de Dados e Classes de Análise.
É correto o que consta em
I. As fases do processo RUP enfatizam os aspectos técnicos. II. Indica como boa prática o desenvolvimento iterativo de software. III. Recomenda a modelagem visual do software.
A partir dessa análise, é possível concluir que estão CORRETAS