Questões de Concurso
Sobre web 2.0 em engenharia de software
Foram encontradas 17 questões
I. Utiliza padrões e tecnologias como RDF e OWL para descrever e integrar dados e informações de diferentes fontes e domínios.
II. É externo a World Wide Web com o objetivo de tornar a informação mais acessível e utilizável por humanos e máquinas.
III. Oferece a possibilidade de fazer buscas mais precisas e relevantes, através de consultas que consideram o significado e o contexto dos dados.
IV. Tem ênfase na gestão de conhecimento, tornando mais fácil a integração de informações em diferentes domínios de aplicação.
Quais estão corretas?
Os critérios utilizados para avaliar a qualidade de software variam de acordo com o tipo de aplicação a ser avaliada.
I. Quanto mais simples e modular a programação, mais fácil tirar ou acrescentar uma funcionalidade ou compartilhar uma parte desse software com outro software. Os módulos podem ser reutilizados em diversos softwares ou compartilhados para serem usados por programas de terceiros. II. O uso de uma combinação de tecnologias já existentes (Web services APIs, AJAX, dentre outras) e de uso simplificado, que aumentem a velocidade e a facilidade de uso de aplicativos Web e amplie o conteúdo existente na Internet, para permitir que usuários comuns publiquem e consumam informação de forma rápida e constante. III. Programas corrigidos, alterados e melhorados o tempo todo, com o usuário participando deste processo, dando sugestões, reportando erros e aproveitando as melhorias constantes. IV. Em vez de grandes servidores provendo uma enorme quantidade de arquivos, utilizam-se as redes P2P, nas quais cada usuário é um servidor de arquivos e os arquivos são trocados diretamente entre eles. É correto o que consta em
O trecho a seguir trata-se de um fragmento de um estudo de usuários. Leia-o atentamente.
“Recrutados em anúncios de jornais, 21 usuários da Web participaram de três sessões como voluntários. Cada sessão foi coordenada por um moderador e demorou de duas a três horas. O objetivo da utilização do método foi o de identificar as necessidades, expectativas e problemas dos usuários da informação em saúde na Web, com ênfase na avaliação destes em relação à qualidade da informação recuperada.”
A análise desse trecho permite afirmar que o método de coleta de dados utilizado foi:
Considere o projeto de uma aplicação com interface web, cujo número previsto de usuários é de 4 milhões de pessoas, e que deve atender a aspectos de acessibilidade a pessoas com deficiência visual. Considere, ainda, que durante a etapa de desenvolvimento da aplicação, a disciplina de testes tenha sido negligenciada devido ao curto prazo de entrega do projeto. Assim, quando a aplicação foi implementada em ambiente de produção e liberada para acesso, ocorreram os seguintes problemas:
- lentidão ao acessar sistema por meio de nome de usuário e senha;
- as páginas web da aplicação não funcionavam satisfatoriamente nos navegadores Internet Explorer e Safari;
- todas as funcionalidades que envolvem gravação, alteração e consulta a banco de dados apresentaram lentidão superior ao tempo esperado de resposta definido pelo gestor do projeto;
- existência de campos nas páginas de inserção de dados e consulta que permitem a inclusão de qualquer tipo de dados, sem qualquer tratamento.
No período de desenvolvimento da aplicação, o gerente de projeto optou por utilizar uma metodologia ágil (Scrum), deixando a cargo dos desenvolvedores a criação de testes unitários para testar a solução, sendo esta a única frente de testes do projeto. A fim de solucionar os problemas da aplicação, um analista de testes com conhecimento em programação foi designado para examinar a solução e apontar problemas na aplicação.
As páginas web que não funcionaram satisfatoriamente nos navegadores citados não necessitam ser testadas semanticamente, visto que a conformidade com padrões W3C não é alvo dos processos de teste de um sistema.
originalidade da versão referenciada e não quaisquer outras passíveis de modificação (customização,
parametrização, etc.) feita pelo usuário. Quando não explicitados nas questões, as versões dos
aplicativos são: Windows XP edição doméstica (Português), Microsoft Office 2000, SGBD MS-SQL
Server 2000 e navegador Internet Explorer 8. Mouse padrão destro.
Tim O'Reilly, um precursor do uso do termo Web 2.0, define que
I. o termo significa a mudança para uma internet como plataforma e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma.
II. a regra mais importante é o uso de aplicativos isolados que se tornam melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência individual. As regras referenciadas em I, por O'Reilly,
III. nunca foram discutidas, mesmo que de alguma outra forma, antes do surgimento do termo Web 2.0.
É correto o que consta em
![Imagem 002.jpg](https://s3.amazonaws.com/qcon-assets-production/images/provas/518/Imagem 002.jpg)
A figura I acima, adaptada de java.sun.com, apresenta um diagrama da arquitetura J2EE 1.4. Os principais elementos que compõem
a arquitetura são numerados de #1 a #5.
Uma organização executa projetos de desenvolvimento de aplicativos de software embasados na arquitetura J2EE, com
padrões de desenho, framework MVC, interoperabilidade XML e bancos de dados relacionais. Além disso, ela adota um processo de
desenvolvimento de software baseado no RUP/UML e realiza estimativas de projeto por meio de análise de pontos de função.
A propósito das informações apresentadas acima, e considerando a figura I, bem como os conceitos pertinentes à engenharia de
software, julgue os itens a seguir.
I. Quanto mais simples e modular a programação, mais fácil tirar ou acrescentar uma funcionalidade ou compartilhar uma parte desse software com outro software. Os módulos podem ser reutilizados em diversos softwares ou compartilhados para serem usados por programas de terceiros.
II. O uso de uma combinação de tecnologias já existentes (Web services APIs, AJAX, entre outras) e de uso simplificado, que aumentem a velocidade e a facilidade de uso de aplicativos Web e amplie o conteúdo existente na Internet para permitir que usuários comuns publiquem e consumam informação de forma rápida e constante.
III. Programas corrigidos, alterados e melhorados o tempo todo, com o usuário participando deste processo, dando sugestões, reportando erros e aproveitando as melhorias constantes.
IV. Em vez de grandes servidores provendo uma enorme quantidade de arquivos, utilizam-se as redes P2P, na qual cada usuário é um servidor de arquivos e os arquivos são trocados diretamente entre eles.
É correto o que se afirma em
Sabendo-se que a EDSS está no meio do andamento de uma Sprint de 4 semanas cujo Sprint Goal não tem relação direta com as funcionalidades entregues, para atender à solicitação do Product Owner, a EDSS deve: