Questões de Concurso Sobre xp (extreme programming) em engenharia de software

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Q3167124 Engenharia de Software

Julgue o item a seguir, no que se refere à engenharia de software e à análise de requisitos. 


As principais características do teste em programação extrema (XP) são o desenvolvimento orientado a testes a partir de cenários com participação do usuário e o uso de frameworks automatizados para garantir qualidade contínua.

Alternativas
Q3161288 Engenharia de Software
No XP, as práticas centrais consistem em um conjunto de metodologias e técnicas destinadas a melhorar a qualidade do software e a capacidade de adaptação às mudanças nas necessidades dos clientes. Marque a opção que NÃO faz parte das práticas centrais do XP.
Alternativas
Q3156874 Engenharia de Software

Considerando conceitos e aplicações do DevOps no contexto das metodologias ágeis, julgue o item a seguir.


A cultura da escalabilidade horizontal e vertical das aplicações insere-se na adoção de práticas seguras no DevOps, pois a detecção de vulnerabilidades em ambientes ágeis de entrega contínua, como o Kanban e o XP, é aprimorada.

Alternativas
Q3152386 Engenharia de Software
Texto para responder à questão.

Certo engenheiro de software faz parte do time de desenvolvimento responsável pelo novo sistema de controle de ponto da empresa em que trabalha. Sua equipe possui profissionais de diferentes níveis de senioridade, porém esse engenheiro é o membro mais sênior do time.


Durante o desenvolvimento do sistema, foi decidido que seria utilizada uma técnica de programação que consistiria no uso de dois programadores que trabalhariam em conjunto, na mesma máquina, ao mesmo tempo, os quais revezariam entre si com diferentes responsabilidades. Um deles seria o responsável por guiar o outro na direção geral da programação, enquanto o outro seria o responsável por realizar a programação propriamente dita. Dessa forma, qual foi a metodologia adotada?

Alternativas
Q3136060 Engenharia de Software
As metodologias ágeis fornecem uma estrutura flexível e iterativa para o desenvolvimento de software, cada uma com práticas e objetivos específicos. Enquanto Scrum enfatiza a organização em sprints e reuniões regulares, XP foca em práticas técnicas rigorosas, Kanban no controle visual do fluxo de trabalho, e TDD no desenvolvimento orientado a testes. Qual das alternativas abaixo descreve corretamente uma característica do Kanban em relação ao Scrum?
Alternativas
Q3136059 Engenharia de Software
A escolha da metodologia de desenvolvimento de software influencia diretamente a organização, a qualidade e a eficiência dos processos de produção de software. Diferentes metodologias, como Waterfall, Scrum e XP (Extreme Programming), oferecem abordagens distintas quanto à estruturação e ao controle das atividades de desenvolvimento, adaptando-se a necessidades e contextos variados. Analise as afirmativas a seguir e classifique cada uma como verdadeira (V) ou falsa (F).

(__)A metodologia Waterfall (cascata) é caracterizada por um processo sequencial, onde cada fase deve ser completamente finalizada antes do início da próxima, e não há revisões ou retornos entre as fases.

(__)Scrum utiliza sprints, que são intervalos de tempo fixos e curtos, onde a equipe de desenvolvimento trabalha para entregar incrementos do produto que possam ser apresentados ao cliente.

(__)Extreme Programming (XP) incentiva práticas como integração contínua e programação em par, promovendo entregas frequentes e um código de alta qualidade.

(__)O modelo espiral combina aspectos das metodologias Waterfall e ágil, sendo caracterizado pelo uso de prototipagem e ciclos iterativos para reduzir riscos ao longo do desenvolvimento.

(__)Em metodologias ágeis, toda a documentação do projeto é eliminada, pois o foco está exclusivamente na entrega rápida e contínua de software funcional.


A sequência correta é:
Alternativas
Q3058081 Engenharia de Software

Acerca da BPMN (Business Process Model and Notation) e das metodologias ágeis Scrum e XP, julgue o item.


Para a metodologia XP, as user stories não contêm todos os detalhes sobre a funcionalidade, mas devem ser capazes de transmitir um pouco sobre a necessidade do negócio. 

Alternativas
Q3058080 Engenharia de Software

Acerca da BPMN (Business Process Model and Notation) e das metodologias ágeis Scrum e XP, julgue o item.


Em Scrum, a Definição de Pronto é específica para um item ou para um grupo de itens. 

Alternativas
Q3058079 Engenharia de Software

Acerca da BPMN (Business Process Model and Notation) e das metodologias ágeis Scrum e XP, julgue o item.


De acordo com a metodologia Scrum, o Product Owner é uma lista de itens selecionados do alto do Product Backlog para o desenvolvimento do Incremento do Produto no Sprint, adicionada de um plano de como esse trabalho será realizado. 

Alternativas
Q3058078 Engenharia de Software

Acerca da BPMN (Business Process Model and Notation) e das metodologias ágeis Scrum e XP, julgue o item.


Na BPMN, o círculo com borda grossa representa o fim do processo. 

Alternativas
Q3058077 Engenharia de Software

Acerca da BPMN (Business Process Model and Notation) e das metodologias ágeis Scrum e XP, julgue o item.


Na BPMN, as atividades em um processo podem ser definidas como uma sequência de passos. 

Alternativas
Q3053637 Engenharia de Software
No processo de Extreme Programming (XP), uma das etapas envolve o planejamento das funcionalidades do software, utilizando histórias de usuários como base. Qual das alternativas descreve adequadamente a etapa de priorização das histórias durante o planejamento?
Alternativas
Q3035287 Engenharia de Software
No eXtreme Programming (XP), uma metodologia ágil de desenvolvimento de software, a qualidade do código e a produtividade da equipe são prioridades fundamentais. Qual prática é adotada no XP para melhorar a qualidade do código e a produtividade da equipe?
Alternativas
Q2847776 Engenharia de Software
A metodologia de desenvolvimento ágil eXtreme Programming (XP) visa à qualidade do software e à capacidade de resposta às mudanças de requisitos do cliente.

Assinale a opção que apresenta práticas típicas da metodologia XP. 
Alternativas
Q2762435 Engenharia de Software
A coluna da esquerda apresenta os métodos ágeis XP e Scrum para o desenvolvimento de software e a da direita, suas características. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1. XP 2. Scrum
( ) Utiliza ciclos de desenvolvimento denominados sprints. ( ) Possui equipes e papéis bem definidos. ( ) Adota flexibilidade no planejamento.


Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q2760895 Engenharia de Software
Das abordagens principais dos processos de software, apresenta pelo menos três princípios ou características do método Extreme Programming (XP):
Alternativas
Q2518092 Engenharia de Software
A fase de testes de software em processos ágeis se caracteriza pela elaboração dos testes antes da implementação do código, permitindo a execução do teste enquanto o código está sendo escrito.

A característica do XP que tem como fundamento esse conceito de teste é o:
Alternativas
Q2518071 Engenharia de Software
As metodologias ágeis surgiram com o intuito de oferecer com maior rapidez produtos consistentes e que agregam valor, por meio de entregas parciais em períodos curtos. Em termos de Scrum e XP, existem diversas regras e eventos que objetivam essa otimização de entregas, como: 
Alternativas
Q2500066 Engenharia de Software
A respeito da metodologia XP, do RUP, do Scrum, do PMBOK e da análise de pontos de função, julgue o item.
Simplicidade e coragem são valores fundamentais da metodologia XP.
Alternativas
Q2499305 Engenharia de Software
As metodologias ágeis são abordagens de desenvolvimento de software que priorizam a entrega contínua de valor ao cliente, a colaboração entre os membros da equipe e a capacidade de resposta a mudanças nos requisitos. Elas se baseiam em princípios e valores estabelecidos no Manifesto Ágil e são amplamente adotadas na indústria de tecnologia. Considere uma metodologia que enfatiza a visualização do trabalho, a limitação do trabalho em progresso ou Work In Progress(WIP) e a melhoria contínua do processo. Ele utiliza um quadro, no qual as tarefas são representadas em cartões e movidas pelas diferentes etapas do fluxo de trabalho ("a fazer", "em progresso" e "concluído"). Essa metodologia é conhecida como?
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: E
4: C
5: C
6: C
7: C
8: E
9: E
10: C
11: C
12: D
13: D
14: B
15: A
16: E
17: C
18: B
19: C
20: C