Questões de Concurso
Comentadas sobre malware (vírus, worms e pragas virtuais) em noções de informática
Foram encontradas 1.506 questões
I. Um vírus precisa ser ativado por um programa ou arquivo infectado; um worm se espalha automaticamente.
II. Trojans são malwares que se disfarçam como programas legítimos e, uma vez executados, permitem que atacantes acessem e controlem o sistema da vítima.
III. Spyware é um tipo de praga virtual que exibe anúncios indesejados e pode causar danos ao sistema operacional, sem coletar informações pessoais.
IV. Ransomware é um tipo de malware que criptografa os arquivos da vítima e exige um pagamento para a liberação desses arquivos.
Está correto o que se afirma apenas em
(Disponível em: https://encurtador.com.br/NMLQ7. Acesso em: dezembro de 2024. Adaptado.)
Com base nas características apresentadas no trecho, trata-se do malware:
1. Ransoware.
2. Trojans.
3. Botnets.
4. Worms.
( ) Malware que se propaga automaticamente através de redes, explorando vulnerabilidades em sistemas.
( ) Malware disfarçado de software legítimo, que, uma vez executado, dá acesso remoto a um atacante.
( ) Redes de dispositivos infectados e controlados remotamente por cibercriminosos e, ainda, usados para realizar ataques como DDoS.
( ) Software malicioso que criptografa arquivos e, ainda, exige pagamento para desbloqueá-los.
A sequência está correta em
O antispyware é um software projetado para detectar e remover spyware. Entretanto, ele pode ajudar na proteção contra outros tipos de malware, dependendo de sua configuração.
I. Vírus: um tipo de malware que infecta arquivos legítimos, depende de interação humana para se replicar e pode ser projetado para corromper dados. Em redes corporativas, é comum que vírus se espalhem automaticamente por conexões ativas, sem necessidade de interação adicional.
II. Worm: um malware que se espalha automaticamente por redes, explorando vulnerabilidades de segurança, sem interação humana. Frequentemente, worms são projetados para aumentar o tráfego de rede e podem servir como ponto de entrada para trojans.
III. Ransomware: um malware que criptografa os arquivos de um sistema e exige pagamento para liberar o acesso. Ele também pode ser programado para monitorar a atividade do usuário e enviar dados confidenciais para um servidor controlado pelo atacante.
IV. Trojan: um software que aparenta ser legítimo, mas, ao ser executado, pode permitir controle remoto do sistema infectado. Não possui capacidade de replicação automática e geralmente é usado para instalar backdoors ou outros tipos de malware.
V. Spyware: um malware projetado para capturar informações sensíveis, como dados de navegação, senhas e informações financeiras. Ele opera de forma discreta e pode ser instalado como parte de outros malwares, como worms ou trojans.
Está correto o que se afirma em
Um assistente administrativo utiliza o navegador Google Chrome para acessar sistemas internos e realizar pesquisas na Internet. Certo dia, ele recebeu um e‑mail aparentemente enviado pelo setor de recursos humanos de sua empresa, informando sobre uma oportunidade interna de promoção. O e‑mail incluía um link para acessar o “formulário de inscrição”. Após clicar no link, o navegador começou a exibir janelas de pop‑up constantemente e a redirecionar a navegação para sites suspeitos. Além disso, um programa malicioso foi instalado sem autorização, comprometendo o desempenho do computador e capturando informações sensíveis.
Com base nessa situação hipotética, assinale a opção que apresenta o tipo de ameaça enfrentada e a prática preventiva eficaz para evitar esse problema
Assinale a opção que descreve corretamente a principal diferença entre um worm e um cavalo de Troia.