Questões de Concurso Sobre programação orientada a aspectos em programação

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Q2537008 Programação
Raul trabalha com programação orientada a objetos e deseja que apenas os objetos de uma classe e de suas classes derivadas possam visualizá-los. Neste caso Raul deve utilizar o tipo de acesso:
Alternativas
Q2537006 Programação
No desenvolvimento de sistemas orientados a objetos é fundamental manter as partes de um sistema tão independentes quanto possível. Isto é possível mediante o emprego de um conceito da orientação a objetos conhecido como:
Alternativas
Q2514525 Programação
Em relação à linguagem de programação Python, analise o código abaixo.

y = range(2,8)
for n in y:
    print( pow(n,1) & 0x3 )

Sabendo-se que o código acima corresponde a um programa, que é executado com sucesso, ele terá como resultado os seguintes números impressos: 
Alternativas
Q2500105 Programação
No que concerne às técnicas de modelagem dimensional, à gestão eletrônica de documentos e à programação orientada a aspectos, julgue o item.
A programação orientada a aspectos (POA) resume‑se à criação de herança entre classes para a reutilização de código.
Alternativas
Q2385243 Programação

Julgue o item a seguir. 


Na Programação Orientada a Objetos (POO), o encapsulamento é um princípio fundamental que restringe o acesso direto aos dados de um objeto, promovendo a segurança da aplicação. Isso é feito através de propriedades privadas e métodos especiais, conhecidos como getters e setters, que permitem manipular os valores dessas propriedades de maneira controlada.

Alternativas
Q2385214 Programação

Julgue o item a seguir. 


Na Programação Orientada a Objetos, o conceito de herança permite que uma classe herde comportamentos e atributos de múltiplas classes simultaneamente. Isso possibilita a criação de objetos com características e funcionalidades diversificadas, oriundas de várias classes "pais".

Alternativas
Q2385194 Programação

Julgue o item a seguir. 


O polimorfismo, um dos pilares da Programação Orientada a Objetos, refere-se à capacidade de métodos com o mesmo nome em diferentes classes (relacionadas por herança) terem comportamentos distintos. Isso permite que objetos de diferentes tipos sejam tratados de forma uniforme, porém, executando ações apropriadas a cada tipo. 

Alternativas
Q2383099 Programação
A Figura a seguir exibe um diagrama de classes UML.

Imagem associada para resolução da questão

Admita que o diagrama acima não contenha erros.
Qual conjunto de tipos Java é semanticamente compatível com esse diagrama?
Alternativas
Q2347494 Programação

No que diz respeito aos tipos de variáveis, à orientação a objetos e aos métodos de acesso a arquivos, julgue o item.



Na orientação a objetos, a associação permite modelar interações e dependências entre objetos.

Alternativas
Q2203143 Programação
No contexto de programação orientada a objetos, suponha três classes denominadas A, B e C. Se A é superclasse de B e C é subclasse de A, então
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Q2198880 Programação
No escopo da programação orientada a aspectos, o termo que é usado para representar pontos bem definidos na execução de um programa é conhecido como 
Alternativas
Q2176542 Programação
Na programação orientada a objetos, o conceito de __________ representa a capacidade de um método comportar-se de forma diferente dependendo do objeto instanciado.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Alternativas
Q2175442 Programação
No paradigma de programação Orientado a Objetos (OO), as visibilidades, também chamadas de modificadores de acesso, têm como finalidade controlar o acesso (manipulação) de classes, atributos e métodos. Assinale a alternativa que apresenta SOMENTE visibilidades providas pela OO. 
Alternativas
Q2172359 Programação
Em relação à herança em linguagens de programação orientadas a objetos, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A herança fornece um framework para a definição de hierarquias de classes relacionadas que pode refletir os relacionamentos de descendências no espaço do problema.
( ) Os programadores podem começar um tipo abstrato de dados existente e projetar um descendente modificado para atender a um novo requisito do problema.
( ) A herança oferece uma solução tanto para o problema de modificação oriundo do reuso de tipos abstratos de dados quanto para o de organização de programas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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Q2171202 Programação
Em programação orientada a objetos, a herança pode ser feita de duas formas: na primeira, a classe Motorista herda atributos e métodos somente da classe Funcionário, pois, nesse exemplo, todo motorista é um funcionário; na segunda, a classe Veículo Anfíbio herda atributos e métodos das classes Carro e Barco, pois, nesse exemplo, um veículo anfíbio possui as propriedades de um carro, mas também tem as de um barco. A primeira e a segunda formas são identificadas, correta e respectivamente, como herança:
Alternativas
Q2171182 Programação
Sobre programação orientada a objetos, assinale a alternativa que define corretamente o tipo de relacionamento no qual a mudança em uma classe pode afetar o comportamento ou estado de outra classe.
Alternativas
Q2171180 Programação
Sobre a programação orientada a objetos, assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, a melhor recomendação a ser seguida no desenvolvimento e organização das classes com relação aos níveis de Coesão, Acoplamento e Encapsulamento.
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Q1966330 Programação

Julgue o seguinte item, relativos a linguagens de programação.



Na programação orientada a objetos, as instâncias são criadas a partir de uma classe e compartilham os métodos e atributos dessa classe, assim como os conteúdos desses atributos.

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Q1646795 Programação
Com base na terminologia usada no desenvolvimento de software orientado a aspectos, o evento em que um programa em execução no qual a recomendação associada a um aspecto pode ser executada chama-se
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Q1245054 Programação
Analise as afirmações a seguir.
I - Na programação estruturada, é feito o uso de classes. Neste tipo de programação, é possível encapsular as estruturas e utilizá-las apenas se tivermos essas classes instanciadas e se ela permitir o uso externo ou não. II - Programação orientada a objetos é uma forma de escrever os códigos sem encapsular dados. III - Classes e Objetos são dois conceitos muito importantes na programação orientada a objetos.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: A
4: E
5: C
6: E
7: C
8: D
9: C
10: D
11: D
12: A
13: D
14: C
15: B
16: C
17: E
18: E
19: C
20: E