Questões de Concurso Comentadas sobre programação orientada a objetos em programação

Foram encontradas 429 questões

Q3075638 Programação
Assinale de forma correta uma linguagem de programação orientada a objetos.
Alternativas
Q3074370 Programação
Considerando os conceitos de programação orientada a objetos da linguagem JAVA e os principais princípios de um bom projeto orientado a objetos, assinale a afirmativa CORRETA
Alternativas
Q3060539 Programação
Na atualidade interagimos com uma infinidade de softwares diariamente, seja no computador do escritório, em nossos celulares, tablets, tvs e inúmeros outros dispositivos. O que é familiar apenas para os profissionais de tecnologia é que para esses sistemas serem criados há muitos caminhos a serem traçados até a disponibilização ao usuário. Uma escolha que a equipe deve fazer é qual paradigma de programação utilizar.

I - Classe: É um bloco de construção de software que agrupamos um conjunto de recursos em comum. Um problema comum na programação é a impossibilidade de classes abstrair o domínio do problema que está sendo solucionado. As classes têm como recurso fundamental o atributo.
II - Interfaces: As interfaces podem ser definidas como operações complexas realizadas com os atributos das classes. As interfaces possibilitam a separação clara entre a especificação da abstração e sua implementação. Nas interfaces não há diferença entre visão interna e externa.
III - Polimorfismo: É um recurso chave na programação de sistemas orientados a objetos, permite criar projetos com alto índice de flexibilidade.
IV - Métodos: São comportamentos que proveem serviços que podem ser solicitados, gerando em algumas situações uma resposta ao solicitante ou apenas um processamento auxiliar para outro método ou nenhuma resposta.

Julgue os itens acima e marque a opção CORRETA abaixo.
Alternativas
Q3057462 Programação
No contexto de orientação a objeto, para as classes P, Q, R, S, T, U, sendo Q uma classe declarada como abstrata, considere a hierarquia de classes a seguir:

• U e R herdam diretamente de S • S e T herdam diretamente de Q • P herda de T

Nesse contexto, é possível criar uma instância de
Alternativas
Q3056107 Programação
Em um jogo de estratégia online, você tem diferentes classes de personagens, como "Guerreiro" e "Mago", que herdam de uma classe base chamada "Personagem". A classe base possui um método chamado "ExecutarHabilidade", que funciona de maneira diferente quando chamado por um personagem guerreiro em comparação com um personagem mago.
Considerando princípios de programação orientada a objetos, assinale a abordagem mais adequada para implementar essa diferenciação.
Alternativas
Q3056095 Programação
Sobre herança simples e múltipla na programação orientada a objetos, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A herança simples é mais simples de implementar do que a herança múltipla.
( ) A herança múltipla pode levar a problemas de consistência de dados.
( ) A herança simples é mais flexível do que a herança múltipla.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q3042256 Programação
A Programação Orientada a Objetos (POO) é um paradigma que organiza o desenvolvimento de códigos em torno de "objetos" que possuem atributos (dados) e métodos (ações). Tal abordagem facilita a criação de sistemas complexos, modularizados e mais facilmente reutilizáveis. Quais são as principais características desse paradigma?
Alternativas
Q3026351 Programação
Durante o desenvolvimento de um software utilizando a programação orientada a objetos (POO), uma equipe deseja criar um sistema no qual as entidades do mundo real sejam representadas como objetos. Qual conceito da POO permite a criação de classes que podem ser estendidas e modificadas por outras classes, promovendo a reutilização de código?
Alternativas
Q3006690 Programação
Assinale a opção correta a respeito de conceitos pertinentes à orientação a objetos.
Alternativas
Q3006686 Programação
Tendo em vista que arquitetura e linguagem orientada a objetos (OO) são conceitos fundamentais no desenvolvimento de software, assinale a opção correta.
Alternativas
Q2705537 Programação
Com relação aos conceitos da programação orientada a objetos, avalie as afirmativas a seguir.

I. Herança e polimorfismo são pilares da programação orientada a objeto.
II. Uma classe contém os atributos (dados ou propriedades) do objeto e as funções (métodos) que podem ser executadas por ele.
III. Um objeto é uma instância de uma classe.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2705533 Programação
Em relação às métricas de projeto para software orientado a objetos é correto afirmar que 
Alternativas
Q2649885 Programação
Qual das seguintes opções é uma vantagem da análise orientada a objetos sobre a análise estruturada? 
Alternativas
Q2614521 Programação
Em programação orientada a objetos, o emprego do conceito de encapsulamento implica que 
Alternativas
Q2589848 Programação

A respeito dos pilares da programação orientada a objetos, é correto afirmar que

Alternativas
Q2559184 Programação
Dentro da programação orientada a objetos (POO), o conceito de herança desempenha um papel fundamental na estruturação de código. Assim, qual das seguintes alternativas melhor descreve o conceito de herança?
Alternativas
Q2559183 Programação
Dentro do paradigma de programação orientada a objetos, o polimorfismo desempenha um papel crucial na flexibilidade e adaptabilidade do código. Entre as opções abaixo, qual melhor descreve o conceito de polimorfismo?
Alternativas
Q2559182 Programação
Na programação orientada a objetos, o conceito de encapsulamento desempenha um papel fundamental na organização do código. Entre as opções abaixo, qual melhor descreve a principal finalidade do encapsulamento, considerando a separação dos aspectos externos e internos de um objeto?
Alternativas
Q2557693 Programação
Com base nos conceitos essenciais de programação orientada a objetos em Java, em relação entre herança e abstração, destacando como esses dois conceitos estão interligados e contribuem para a modelagem e organização eficientes de sistemas complexos, marque a opção que apresenta corretamente esse conceito. 
Alternativas
Q2557692 Programação
Em um ambiente de desenvolvimento de software orientado a objetos, práticas de programação em Java, são fundamentais para o trabalho do desenvolver, podemos destacar a utilização do “polimorfismo”, em certas situações, sendo assim marque a alternativa correta que contem a principal vantagem do uso do polimorfismo, em programação orientada a objetos. 
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: A
4: E
5: C
6: A
7: C
8: B
9: B
10: D
11: E
12: E
13: B
14: B
15: D
16: D
17: B
18: D
19: A
20: A