Questões de Concurso
Comentadas sobre servlet em programação
Foram encontradas 88 questões
I. Message-Driven Beans são implementados no container EJB e permitem as aplicações Java EE processar mensagens assíncronas
II. JavaServer Faces são implementadas no container Web e permitem escrever facilmente tags JSP que atuam como objetos sem estado no container Web.
III. A API de Persistência Java pode ser utilizada no container Web e/ou no container EJB e disponibiliza recursos de mapeamento objeto-relacional as aplicações Java EE.
É correto o que se afirma em
List deps = dao.buscarDeps(); request.setAttribute("deps", deps); disp = request.getRequestDispatcher("listarDeps.jsp"); disp.forward(request, response);
Na página listarDeps.jsp, após os recursos necessários serem importados, para receber essa lista utiliza-se a instrução
▪ Locale locale = request.getLocale();
Para recuperar a localidade em que a aplicação estásendo utilizada, precisará chamar qual método dasopções disponíveis para retornar o código do país/região em letras maiúsculas para esta localidade noformato ISO3166 de 2 letras?
ProcessosDao dados = new ProcessosDao();
ArrayList<Processo> listaProcessos = dados.consultar(processo);
request.setAttribute("retornaProcessos", listaProcessos);
RequestDispatcher disp = request.getRequestDispatcher("exibir_processos.jsp");
disp.forward(request, response);
No arquivo exibir_processos.jsp, para receber a lista de processos, utiliza-se a instrução
I. setContentType() é um método que diz ao browser como tratar os dados enviados na requisição.
II. O método sendResponse(aStringURL) permite redirecionar uma solicitação.
III. Não é possível fazer um redirecionamento após uma resposta ter sido gerada.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
( ) JSF é o framework Java padrão para a construção de aplicações web a partir da versão Java EE 5. É uma especificação para o desenvolvimento de interfaces web utilizando uma arquitetura voltada a componentes. ( ) Hibernate é o framework Java para mapeamento objeto relacional, cuja principal função é abstrair o mapeamento, economizando esforço e preocupações concernentes a tal tarefa. Com uma arquitetura simples, de fácil configuração, e com funções de fácil entendimento, simplifica bastante a tarefa do desenvolvedor. ( ) Servlet é um framework, definido como um componente semelhante um servidor, que gera dados HTML e XML para a camada lógica de uma aplicação Web, processando estaticamente requisições e respostas.
As afirmativas são, respectivamente,
✓ As Servlets são para os servidores o que as Applets são para os browsers, ou seja, da mesma forma que a Applet necessita do browser para ser executada, a Servlet necessita do servidor Java. ✓ Uma Servlet pode ser responsável por receber dados ou parâmetros de um formulário em HTML ou de uma Applet Java e atualizar um banco de dados. ✓ O Servlet é uma ferramenta IDE que compreende vários tipos de linguagem e que aceita a instalação de plugins para emular o desenvolvimento da plataforma.
As afirmativas são respectivamente:
Servlets podem ser acionados a partir de contêineres disponibilizados em servidores web a partir de páginas JSP que são compiladas em run-time quando executadas em um browser. Uma boa prática, nesses casos, para melhor performance, é unir a lógica de negócio com a camada de apresentação, sobretudo em aplicações avançadas com altas taxas de acesso simultâneo
Um servlet é uma classe Java que pode receber requisições HTTP, processá-las e responder ao cliente em formato HTML.
“Um servlet é um programa Java especial que deve ser acessado através de um servidor HTTP. Um cliente, tipicamente um browser, acessa o servlet localizado no servidor”
Disponível em: https://books.google.com.br/books?isbn=8574523364. Acesso em: 13.12.2018
Quais os métodos disponíveis na classe HTTPServlet?