Questões de Redes de Computadores - MPLS para Concurso
Foram encontradas 118 questões
Com relação à seleção de rotas suportadas pelo MPLS, analise as afirmativas a seguir.
I. MPLS suporta duas opções para seleção de rota: roteamento salto a salto e roteamento explícito.
II. O roteamento salto a salto pode ser útil para vários propósitos, por exemplo, no roteamento de políticas ou engenharia de tráfego. No MPLS, a rota salto a salto precisa ser especificada quando os rótulos são atribuídos e a rota precisa ser especificada para cada pacote IP. Isto torna esse tipo de roteamento muito mais eficiente do que a alternativa de roteamento de origem IP.
III. O roteamento explícito permite que cada nó escolha o próximo FEC independentemente. No entanto, este é o modo menos usual nas redes IP existente. Um LSP roteado explicitamente é um LSP cuja rota é selecionada usando roteamento direto.
Está correto o que se afirma em
Essa rede é projetada para suportar aplicações críticas que exigem QoS (Quality of Service) diferenciada, incluindo VoIP (Voice over IP) e streaming de vídeo.
Com base nesta configuração, assinale a opção que descreve corretamente a aplicação de políticas de engenharia de tráfego e a seleção de caminhos em um ambiente MPLS, considerando os objetivos de desempenho e a eficiência da rede.
Pela premissa de que a camada de rede oferece serviços à camada de transporte, os serviços precisam ser cuidadosamente planejados tendo em vista os objetivos a seguir.
1. Os serviços devem ser independentes da tecnologia presente nos roteadores.
2. A camada de transporte deve ser isolada do número, do tipo e da topologia dos roteadores presentes.
3. Os endereços de rede que tornam os pacotes disponíveis para a camada de transporte devem usar um plano de numeração uniforme, mesmo nas LANs e WANs.
A camada de rede deve fornecer serviço orientado a conexões. Para tal, o especialista poderá optar pelas tecnologias:
Com relação a protocolos, switching e gerenciamento em redes de computadores, julgue o item a seguir.
Em MPLS, os roteadores de trânsito, responsáveis por trocar
rótulos e substituir os valores de entrada e saída, são
opcionais e especialmente dispensáveis quando o foco de
configuração é o desempenho da rede.
Em uma rede de longa distância que utiliza o padrão MPLS (Multi Protocol Label Switching), a comunicação é do tipo não orientada à conexão, o que permite elevada capacidade de transmissão dos dados.
I. os LSR (Label Switch Routers) tomam decisão de encaminhamento apenas nos rótulos contidos em cada pacote.
PORQUE
II. o cabeçalho IPv4 ou IPv6 é removido pelo LER (Label Edge Router).
A respeito dessas asserções, é correto afirmar que
I. É um tipo de rede que permite o uso de equipamentos ATM, IP ou Frame Relay, alterando-se apenas o software de controle.
II. No roteamento, é feito um intenso processo de pesquisa com base nas informações contidas nos cabeçalhos.
III. Mapeia endereços IP com rótulos simples de diferentes comprimentos.
verifica-se que está(ão) correta(s) apenas
O padrão de encriptação WEP possui muitas vulnerabilidades e falhas, o que facilita ataques à rede, como a captura de mensagens e a autenticação indesejada na rede.
Com relação ao formato do datagrama, o MPLS define a shim header, que é uma rotulação denominada encapsulamento genérico para tecnologias de enlace que empregam identificadores de conexão.
O elemento de entrada da rede responsável pelo recebimento de datagramas, no modelo de rede MPLS, é denominado de LSP definido.
Sobre as tecnologias MPLS (Multi-Protocol Label Switching) e SDWAN (Software-Defined Wide Area Network), é correto afirmar que:
Um dos padrões usados para redes de longa distância é o protocolo MPLS.
Em relação a esse protocolo, é correto afirmar que:
1. O MPLS (Multi-Protocol Label Switching) definido pela RFC 3031 é uma tecnologia de encaminhamento de pacotes baseada em rótulos ou labels, que atua entre as camadas 2 e 3 do modelo OSI, citado também por alguns autores como um protocolo de camada 2,5.
2. Ao invés de analisar o cabeçalho de camada 2, como feito em redes IP tradicionais, os dispositivos MPLS tomam decisões com base nas etiquetas inseridas assim que o pacote ingressa na rede. Isso dá ao MPLS independência dos protocolos da camada de rede.
3. Os roteadores que compõem redes MPLS são chamados de LSR (Label Switching Routers) ou LER (Label Edge Routers), dependendo da sua função na rede.
4. Um LSR é um roteador de núcleo da rede MPLS. Participa do estabelecimento de LSP (Label Switching Paths) usando protocolos de distribuição de rótulos, sendo capaz de realizar a expedição de pacotes rotulados de maneira eficiente, como também encaminhamento IP convencional.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.