Questões de Concurso Comentadas sobre protocolos de roteamento: rip, bgp e ospf em redes de computadores

Foram encontradas 206 questões

Q3035668 Redes de Computadores
O protocolo de roteamento utilizado em redes pequenas e médias conhecido por aplicar o algoritmo de vetor de distância é
Alternativas
Q3031277 Redes de Computadores
A opção que descreve CORRETAMENTE os conceitos e características do protocolo OSPF (Open Shortest Path First) é:
Alternativas
Q3026794 Redes de Computadores

Julgue o próximo item, com relação aos protocolos de comunicação utilizados em redes de comunicação.


A base do funcionamento do protocolo OSPF (open short path first) é o algoritmo de Djikstra. 

Alternativas
Q3023997 Redes de Computadores
Qual das seguintes características distingue o protocolo OSPF (Open Shortest Path First) do protocolo RIP (Routing Information Protocol) em uma rede de computadores? 
Alternativas
Q2532022 Redes de Computadores
Em relação a redes de computadores, redes sem fio e arquitetura TCP/IP, julgue o item que se segue.


OSPF (open shortest path first) é um protocolo de roteamento do tipo estado de enlace que solicita aos roteadores dentro da mesma área hierárquica que enviem anúncios de estado do enlace, os quais contêm informações a respeito de métricas usadas e interfaces conectadas. 
Alternativas
Q2515391 Redes de Computadores
Em sua essência, o roteamento é o processo de encaminhar dados de um dispositivo de origem para um dispositivo de destino através de uma série de dispositivos intermediários chamados roteadores. Seu papel é crucial na comunicação eficiente e confiável em redes de computadores.
Relacione os algoritmos de roteamento estáticos e dinâmicos às suas respectivas características.

1. Roteamento Estático
2. Roteamento Dinâmico
( ) As rotas mudam com base na carga de tráfego da rede ou mudanças na topologia.
( ) Requer processamento adicional para ajustar as rotas de acordo.
( ) As rotas mudam lentamente ao longo do tempo.
( ) São menos suscetíveis a problemas como loops de roteamento e oscilações nas rotas.

Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.
Alternativas
Q2515390 Redes de Computadores
Os protocolos de roteamento extra-AS são projetados para rotear o tráfego entre diferentes redes autônomas, permitindo que pacotes de dados viajem de uma rede para outra de maneira eficiente e confiável.
Sobre o protocolo de roteamento BGP (Border Gateway Protocol), analise as afirmativas a seguir.

I. Tem como principais atributos AS-PATH e NEXT-HOP.
II. Utiliza um algoritmo de caminho de menor custo de Dijkstra.
III. Permite que cada AS anuncie a existência de suas sub-redes para o restante da Internet.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2496074 Redes de Computadores
OSPF é a sigla para um protocolo de roteamento que observa as rotas para chegar a um determinado destino e opta por aquela que será concluída em menor tempo ou sem trânsito. O OSPF é conhecido como protocolo de estado de um tipo específico e utiliza um determinado algoritmo para determinar a melhor rota.

O tipo específico e o nome pelo qual é conhecido o algoritmo são, respectivamente:
Alternativas
Q2490858 Redes de Computadores
Suponha que o Tribunal de Justiça esteja analisando implementar o protocolo de roteamento OSPF (Open Shortest Path First) em sua rede corporativa.

Sobre o OSPF, é correto afirmar que se trata de um protocolo de roteamento:
Alternativas
Q2474406 Redes de Computadores
Um Sistema Autônomo ou Autonomous System (AS) precisa anunciar as suas redes bem como receber rotas para outras redes fora de seu domínio administrativo através do pareamento com outros sistemas autônomos. Assinale a opção que apresenta o protocolo de roteamento usado para essa finalidade.
Alternativas
Q2474399 Redes de Computadores
Um algoritmo de roteamento pode ser classificado como (1) ou (2). Nos algoritmos de roteamento (1), os caminhos de roteamento são alterados automaticamente à medida que mudam a carga de tráfego ou a topologia da rede. Enquanto que os algoritmos de roteamento (2) as rotas são alteradas lentamente ao longo do tempo, muitas vezes, porintermédio de alteração manual humana.

No texto acima, (1) e (2) significam, respectivamente, 
Alternativas
Q2457989 Redes de Computadores
Uma solução para melhorar a disponibilidade da rede e eliminar o ponto único de falha inerente ao ambiente estático roteado por padrão é o VRRP (Virtual Router Redundance Protocol), caracterizado por:
Alternativas
Q2457981 Redes de Computadores
O roteador IntraRouter efetua o roteamento de pacotes por meio do protocolo Open Shortest Path (OSPF), sendo possível priorizar o tráfego por meio de configuração, atribuindo peso numérico positivo e inversamente proporcional à largura de banda do enlace. Isso é possível pelo fato de o OSPF ser baseado no algoritmo:
Alternativas
Q2451419 Redes de Computadores
Na instalação dos roteadores em uma rede de computadores, o administrador da rede configurou o RIP como o protocolo de roteamento a ser utilizado nesses equipamentos e na rede como um todo.
Na configuração dos roteadores com o RIP, foi realizado, com o propósito de se evitar que as informações de roteamento retornem pelo mesmo caminho, a aplicação de um conceito denominado 
Alternativas
Q2451392 Redes de Computadores
Um gerente de redes de uma grande sociedade empresária verificou que houve erros e falhas no uso do protocolo de roteamento BGP externo utilizado para acesso à internet.
Uma forma de reduzir o impacto dessas falhas com BGP externo é
Alternativas
Q2446182 Redes de Computadores
Considerando a infraestrutura global da Internet, composta por múltiplas redes operadas por diferentes entidades, é necessário um protocolo de roteamento capaz de facilitar a comunicação eficiente entre estas redes distintas, conhecidas como Sistemas Autônomos (AS). Diferentemente dos protocolos de roteamento utilizados para organizar o tráfego dentro de uma rede específica, qual protocolo é especificamente desenhado para gerenciar o roteamento de dados entre esses ASs, permitindo a Internet operar como uma rede interconectada e coesa? 
Alternativas
Q2446181 Redes de Computadores
No mundo das redes de computadores, os protocolos de roteamento desempenham um papel crucial na determinação de como os dados são transmitidos de uma origem para um destino, por meio de uma série de dispositivos de rede, como roteadores. Esses protocolos são desenvolvidos com diferentes algoritmos e estratégias para garantir a eficiência, a confiabilidade e a velocidade na entrega de pacotes de dados. Entre as várias categorias de protocolos de roteamento, os protocolos de estado de enlace representam uma abordagem distinta na construção de tabelas de roteamento. Qual dos seguintes protocolos de roteamento é classificado como um protocolo de estado de enlace e calcula a melhor rota usando o algoritmo de Dijkstra?
Alternativas
Q2444113 Redes de Computadores
Concebido como sucessor do RIP, o protocolo OSPF (open shortest path first
Alternativas
Q2425449 Redes de Computadores

Segundo Tanenbaum (2011 ), normalmente existem vários caminhos entre origem e destino e, em uma rede grande, pode haver alguns enlaces ou roteadores com defeito. Suponha que a rede esteja parada na Alemanha. Os pacotes enviados de Londres a Roma pela Alemanha não passarão, mas poderíamos enviar pacotes de Londres para Roma via Paris. A rede deve tomar essa decisão automaticamente. Com base no trecho, é correto afirmar que trata-se de:

Alternativas
Q2417179 Redes de Computadores

Com base na infraestrutura de rede local apresentada no diagrama precedente, julgue o item que se segue.


O protocolo de roteamentos OSPF (Open Short Path First) pode ser utilizado para se conectar um novo segmento de rede ao roteador 0.

Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: C
4: C
5: C
6: D
7: D
8: C
9: E
10: A
11: B
12: A
13: A
14: C
15: B
16: C
17: B
18: B
19: E
20: C