Questões de Concurso
Comentadas sobre assinatura digital em segurança da informação
Foram encontradas 286 questões
A respeito de proteção e segurança, julgue o item.
A assinatura digital não permite assinar uma versão resumida ou sintetizada de um documento.
A analista de TI respondeu que a assinatura digital:
Sobre o processo de assinatura digital, é correto afirmar que:
Em relação ao processo de geração e verificação de assinatura digital embasado em certificados digitais, julgue o item que se segue.
Durante a geração da assinatura digital, o emissor usa a
chave pública do destinatário para fazer a assinatura digital,
garantindo a confidencialidade.
Em relação ao processo de geração e verificação de assinatura digital embasado em certificados digitais, julgue o item que se segue.
Na verificação da assinatura digital, o destinatário da
mensagem deve usar sua própria chave pública para verificar
a assinatura.
Acerca de assinatura e certificação digital, julgue o item que se segue.
O algoritmo SHA512 é inseguro porque o ataque de repetição (replay attack) permite a colisão dos primeiros 64 bits de saída.
Para atender a essa demanda, José deverá gerar um certificado tipo:
Acerca de assinatura e certificação digital, julgue o item que se segue.
No caso de um certificado digital com o algoritmo RSA, o tamanho adequado e seguro da chave é de 512 bits.
Analise as seguintes afirmações relacionadas à Segurança da informação.
I. A garantia da integridade no uso do controle de acesso permite identificar os usuários legítimos da informação para que lhes seja liberado o acesso quando solicitado.
II. Na segurança dos serviços terceirizados, o Acordo de Nível de Serviço (ANS) estabelece as metas para o controle de confi guração e para produtividade da equipe de desenvolvimento.
III. A assinatura digital de uma mensagem é a sua transformação através da aplicação de uma função matemática, com o objetivo de garantir que um conjunto de dados realmente provém de determinado remetente e não foi adulterado após o seu envio.
IV. Uma Autoridade Certificadora (AC) é uma entidade autorizada a emitir, suspender, renovar ou revogar certificados digitais. A principal competência de uma AC é emitir certifi cados que vinculem uma determinada chave pública ao seu titular.
Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
I. O uso da assinatura digital garante a autenticidade, a integridade, o não repúdio e a confidencialidade.
II. A assinatura digital está baseada em criptografia assimétrica. Nesse processo, o usuário remetente utiliza sua chave privada para criptografar a mensagem. Do outro lado, o usuário destinatário utiliza a chave pública do emissor para decriptografar a mensagem.
III. O certificado digital é um atestado eletrônico que guarda informações sobre seu titular, e é garantido por uma Autoridade Certificadora (AC).
Está correto o que se afirma em
Analise as questões sobre certificado digital e assinale a alternativa “correta”:
I- Certificado digital equivale ao RG ou CPF.
II- Tipo de certificado que pode ser usado na verificação de uma chave pública, dessa forma saberemos se pertence a um indivíduo ou a uma entidade.
III- Assinatura digital e certificado digital é a mesma coisa.
Com relação ao uso de hashes criptográficos nas assinaturas digitais, é correto afirmar que
Uma empresa de serviços financeiros está implementando novas medidas de segurança para proteger as transações online de seus clientes. O gerente de TI está treinando a equipe sobre os conceitos de criptografia simétrica e assimétrica, certificados digitais e assinaturas digitais, para garantir que todos compreendam como essas tecnologias funcionam e como elas se complementam para garantir a segurança dos dados. Qual das seguintes afirmações sobre criptografia simétrica e assimétrica, certificados digitais e assinaturas digitais é CORRETA?
I. O Twofish é um algoritmo de criptografia simétrica, com tamanho de bloco de 128 bits, que possui proteção contra ataques de força bruta.
II. A assinatura digital deve ser realizada por meio de certificado digital no padrão ICP-Brasil, sendo válida quando atende às características de integridade, autenticidade, irretratabilidade e validade jurídica.
III. A ICP-Brasil foi criada pela Medida Provisória 2.200-2, em 2003, com a função de validar apenas as informações e a identidade de pessoas jurídicas, fornecendo maior segurança e transparência nas transações comerciais.
Está correto o que se afirma em
I. Pode ser utilizada para identificar a autoria de um documento, como nas assinaturas digitais, e em outras aplicações como Diffie-Hellman e ElGamal.
II. Utiliza chaves RSA de 64 a 256 bits e possui velocidade inferior, se comparada com a criptografia simétrica.
III. Uma informação cifrada com uma determinada chave pública só poderá ser decifrada através da chave pública correspondente.
Está correto o que se afirma em