Questões de Segurança da Informação - Ataques e ameaças para Concurso
Foram encontradas 1.073 questões
Nesse contexto, a arquitetura de segurança em camadas, também conhecida como "defesa em profundidade", destaca-se como uma abordagem estratégica. Essa abordagem preconiza:
Qual das seguintes afirmativas define corretamente o phishing?
Com base nisso, o que é ransomware e como ele geralmente afeta a segurança cibernética?
No que se refere à segurança da informação, julgue o item subsecutivo.
Nos golpes cibernéticos promovidos com base em engenharia social, em geral, os invasores têm como objetivos a interrupção ou corrupção de dados para causar danos ou incômodos e obtenção de algum valor, tal como dinheiro ou acesso a informações ou a dados pessoais ou sigilosos.
Com relação aos ataques cibenéticos, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
I. Malware é uma forma de fraude na internet, onde a vítima recebe um e-mail pedindo para verificar ou confirmar alguma informação junto a um falso provedor de serviços.
II. Phishing é uma ameaça representada pela combinação de softwares indesejados tais como vírus, worms, trojans e spywares.
III. Bomba relógio é um pedaço de código malicioso em um sistema, ele executará funcionalidades quando determinadas condições forem atendidas e tem propósitos maliciosos.
As afirmativas são, respectivamente,
Assinale a opção que indica a porta/serviço que deve ser bloqueado para prevenir ataques a vulnerabilidades conhecidas em compartilhamento de arquivos e impressoras.
Assinale a afirmativa que melhor descreve a principal diferença entre vírus e worms.
A engenharia social é uma técnica de manipulação que visa persuadir pessoas a cometerem erros ou burlar políticas de segurança, de forma que o adversário tenha êxito em ações maliciosas que não seriam viáveis sem a participação da vítima. Dentre os métodos mais comuns de engenharia social, existe um que tem como objetivo seguir um membro autorizado da equipe em uma área de acesso restrito e se aproveitar da cortesia social para fazer com que a pessoa segure a porta para o atacante ou para convencer a pessoa de que o atacante também está autorizado a ficar na área de acesso restrito.
Esse método de engenharia social é conhecido como
O ataque é um ato intencional no qual um adversário procura evadir serviços de segurança e violar a política de segurança de um sistema. Os ataques passivos são muito difíceis de detectar, pois não envolvem alteração dos dados trafegados na rede. Por outro lado, os ataques ativos envolvem alguma modificação do fluxo de dados ou a criação de um fluxo falso.
Dentre os exemplos de ataques, há o ataque de disfarce, cujo objetivo é o de
Worms são agentes de software que supostamente melhoram a eficiência operacional dos sistemas, por meio de processos automatizados e otimização do desempenho, sem causar danos ou comprometer a segurança dos dispositivos.
Spyware é um tipo de software aparentemente inofensivo que supostamente otimiza o desempenho de dispositivos e aprimora a experiência do usuário durante atividades online.
Após uma minuciosa análise da situação, o perito elaborou um relatório abrangente para o delegado Fabrício, no qual apontou os objetivos fundamentais de segurança que foram violados.
A alternativa que lista os objetivos fundamentais de segurança que foram violados, na ordem em que as respectivas violações aparecem no texto acima, é:
Esse tipo de ataque denomina-se: