Questões de Concurso
Sobre ataques e ameaças em segurança da informação
Foram encontradas 1.147 questões
CSRF (cross-site request forgery) é um ataque que permite ações maliciosas em nome de um usuário autenticado, e basta a utilização de certificados SSL para mitigá-lo, pois eles garantem a criptografia das comunicações entre o usuário e o servidor.
A técnica de SQL injection permite que um atacante insira ou manipule consultas SQL em uma aplicação vulnerável, de maneira a provocar a execução de comandos maliciosos no banco de dados, ao passo que o XSS (cross-site scripting) explora vulnerabilidades para injetar scripts maliciosos em páginas web visualizadas por outros usuários.
Os ataques DoS e DDoS visam indisponibilizar recursos, enquanto técnicas de sniffing e spoofing interceptam e manipulam dados.
O red team defende os sistemas e monitora atividades suspeitas, enquanto o blue team simula ataques para identificar vulnerabilidades e falhas nos sistemas.
XSS (cross-site scripting) é um tipo de ataque classificado como run time execution, em que binários maliciosos são injetados em campos de aplicação web.
SSRF (server-side request forgery) é um tipo de falha que ocorre sempre que aplicativos web buscam recursos remotos sem validar a URL fornecida pelo usuário.
(__) O phishing é uma tática que utiliza mensagens falsas para enganar usuários e obter dados sensíveis, como senhas e informações bancárias.
(__) Ransomware é um tipo de vírus que apenas rouba informações do computador, sem bloquear arquivos ou exigir pagamentos.
(__) Um bom antivírus pode identificar e bloquear links maliciosos antes que eles causem danos ao computador.
(__) Não abrir anexos de remetentes desconhecidos é uma prática importante para evitar golpes e contaminações por malware.
A sequência está correta em:
Considerando que os riscos, em sua maior parte, são estáticos, o monitoramento permanente de cenários de eventos, valores de ativos, ameaças e vulnerabilidades é desnecessário, podendo ser realizado essencialmente em ciclos periódicos de dois a três anos, conforme o tipo de negócio da organização.
Um dos métodos usados em ataques PDoS consiste em explorar vulnerabilidades de um sistema ou dispositivo para substituir seu software básico por uma imagem corrompida de firmware, inviabilizando, assim, o funcionamento do dispositivo ou do sistema inteiro.
O ataque mencionado acima é conhecido como
O desenvolvimento de sistemas deve se atentar para as questões de segurança da informação. Com base nessa informação, julgue o item seguinte.
Phishing é uma das ameaças mais comuns à segurança da informação e visa enganar usuários para roubar dados sensíveis.
Baseado nisso, analise as assertivas abaixo sobre seguintes diretrizes e em seguida, assinale a alternativa CORRETA.
I. Ativar verificações automáticas e em tempo real de dispositivos de armazenamento externo reduz significativamente o risco de infecções por malwares.
II. Utilizar firewalls em redes corporativas é suficiente para evitar ataques internos e externos, dispensando outras ferramentas de proteção.
III. Assegurar que as políticas de atualização automática estejam habilitadas ajuda a corrigir vulnerabilidades frequentemente exploradas por malwares.
IV. A educação contínua dos usuários sobre boas práticas, como evitar downloads de fontes desconhecidas, é tão importante quanto o uso de ferramentas de segurança.
I. Um incidente de segurança é qualquer evento que ameaça a confidencialidade, integridade ou disponibilidade da informação.
II. Incidentes de segurança podem ser causados por ações deliberadas ou acidentais.
III. Todos os incidentes de segurança resultam em perda de dados.
Quais estão corretas?