Questões de Concurso Comentadas sobre comunicações por satélites em engenharia de telecomunicações

Foram encontradas 85 questões

Q3036034 Engenharia de Telecomunicações
As antenas com refletores parabólicos são altamente direcionais e amplamente utilizadas para comunicações via satélite, radio enlaces ponto a ponto, e outras aplicações de longa distância. Na maioria dos casos, o elemento irradiador da antena com refletor parabólico é posicionado no ponto focal do paraboloide, mas pode obstruir sinais transmitidos. Uma alternativa é 
Alternativas
Q3036024 Engenharia de Telecomunicações
Uma rede de antenas pode ser definida como uma configuração física de antenas na forma de arranjos com o objetivo de melhorar o desempenho de sistemas de comunicações. Amplamente utilizada em sistemas modernos de comunicação móvel, as redes de antenas são essenciais para a tecnologia de
Alternativas
Q3036023 Engenharia de Telecomunicações
As antenas integradas de micro-ondas são amplamente utilizadas em circuitos de comunicação sem fio que demandam tamanho reduzido, portabilidade e eficiência, como é o caso dos smartphones modernos. É um exemplo de antena integrada de micro-ondas a antena
Alternativas
Q3036021 Engenharia de Telecomunicações
Os diferentes tipos de antenas existentes no mercado podem ser classificados de acordo com diversos critérios baseados em suas características físicas, padrão de radiação, e largura de banda. Quanto ao critério de construção física, as antenas podem ser classificadas como antenas de fio, antenas de abertura e antenas de superfície. São exemplos de antenas de fio as antenas
Alternativas
Q3036018 Engenharia de Telecomunicações
A densidade espectral de potência é uma medida importante para sistemas de telecomunicações. Por meio dela, é possível quantificar a distribuição da potência do sinal em função das frequências. A atividade de alocação de espectro, por exemplo, utiliza essa medida para determinação do nível de interferência entre canais vizinhos e, dessa forma, aprimorar a alocação de recursos. A densidade espectral de potência de um sinal varia em função da ordem de grandeza de 
Alternativas
Q3036014 Engenharia de Telecomunicações
O ganho de uma antena pode ser expresso como o produto da diretividade da antena e a sua eficiência total. A eficiência total associada a uma antena é escrita em função da sua eficiência
Alternativas
Q3036013 Engenharia de Telecomunicações
As antenas são transdutores de energia eletromagnética que convertem o sinal transmitido ou recebido do meio guiado para o meio sem fio e vice-versa, funcionando como uma interface entre o meio guiado e o meio sem fio. Para medir o desempenho da antena e aferir seu funcionamento aplicável para diferentes cenários e propósitos, alguns parâmetros fundamentais são utilizados, dentre os quais
Alternativas
Q3022236 Engenharia de Telecomunicações

Julgue o item subsequente, em relação a redes de comunicação via satélite, suas tecnologias, seus princípios de funcionamento e aspectos técnicos correspondentes.


Em um sistema de comunicação via satélite pipeline geoestacionário que opera em modo de múltiplo acesso por divisão em frequência (FDMA), fixando-se a relação entre a potência do sinal e a potência do ruído mais a de interferências (SINR) do enlace de descida (downlink), quanto maior for a SINR do enlace de subida (uplink), maior será a capacidade do canal de comunicação, à luz da lei de capacidade de canal de Shannon em canais AWGN, para o caso de uma portadora modulada em QAM que ocupa uma banda fixa em um transponder do satélite.

Alternativas
Q3022235 Engenharia de Telecomunicações

Julgue o item subsequente, em relação a redes de comunicação via satélite, suas tecnologias, seus princípios de funcionamento e aspectos técnicos correspondentes.


Fenômenos pluviométricos podem impactar a taxa de transmissão efetiva da informação de sistemas de comunicação via satélite, e, nas mesmas condições de operação, o impacto desses fenômenos causa maior redução na referida taxa em sistemas que operam em banda Ka do que em sistemas que operam na banda Ku.

Alternativas
Q3022234 Engenharia de Telecomunicações

Julgue o item subsequente, em relação a redes de comunicação via satélite, suas tecnologias, seus princípios de funcionamento e aspectos técnicos correspondentes.


A intermodulação causada por amplificador de potência do transponder de um satélite transparente que opera em modo de múltiplo acesso por divisão em frequência (FDMA) é impactada pelo emprego de técnicas de backoff aplicadas à potência das portadoras moduladas que compartilham o referido transponder, o que permite, em certas condições, aumentar a relação entre a potência do sinal e a potência do ruído mais a de interferências (SINR) dessas portadoras apresentadas na entrada do respectivo receptor de uma estação terrena, mesmo que haja redução da SINR do enlace de subida (uplink) das portadoras.

Alternativas
Q2607681 Engenharia de Telecomunicações
A disponibilidade de um enlace de comunicações via satélite entre duas estações terrenas ao longo de um ano foi igual a 99,99%. Dessa maneira, é possível dizer que, durante o período de observação de um ano, o enlace ficou indisponível por um total de, aproximadamente,
Alternativas
Q2607680 Engenharia de Telecomunicações
Deseja-se aumenta a figura de mérito de uma estação central (Hub) que faz parte de um sistema de comunicações via satélite hipotético. Para isso, deve ser feito o seguinte:
Alternativas
Q2607676 Engenharia de Telecomunicações
As antenas desempenham um papel essencial nos sistemas de telecomunicações, sendo responsáveis pela emissão e recepção de sinais eletromagnéticos. Para descrever seu desempenho, são considerados diversos parâmetros e características, como ganho, diretividade, largura de feixe, polarização, impedância e VSWR. Neste contexto, analise as seguintes afirmações sobre antenas:
I. Uma antena isotrópica é aquela que transmite em todas as direções com a mesma potência.
II. VSWR é uma medida da eficiência de transmissão da antena. Um VSWR baixo indica que a maior parte da energia do sinal é transmitida, enquanto um VSWR alto indica refletância, resultando em perdas de energia.
III. A diretividade refere-se à habilidade da antena de concentrar energia em uma direção específica. É relacionada ao ganho, mas considera também o padrão de radiação da antena.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q2516402 Engenharia de Telecomunicações

Relógios mestre utilizam sinais de posicionamento global e referências internas como base para o fornecimento de um sinal de sincronismo para uma rede baseada em PTP (Precision Time Protocol).

Analise as afirmativas a seguir relativas às características técnicas típicas de um relógio mestre baseado em GPS.


I. Relógios mestres utilizam como fonte primária de referência o relógio interno.


II. O sinal do sistema de posicionamento global é utilizado como referência primária e para sincronizar o relógio interno.


III. Durante o modo de holdover, apenas o sinal de GPS é utilizado como referência.


Está correto o que se apresenta em 

Alternativas
Q2516401 Engenharia de Telecomunicações

A frequência de oscilação dos relógios atômicos é determinada pela diferença entre dois níveis de energia de elétrons localizados na última camada do elemento químico em que o relógio é baseado. Quanto maior a frequência, maior a precisão do equipamento de referência.

Entre os relógios atômicos mais utilizados em sistemas via satélite, aquele que possui maior precisão é baseado em 

Alternativas
Q2456704 Engenharia de Telecomunicações
Um sistema de comunicações via satélite em baixa órbita (LEO) possui, em um mesmo plano orbital, satélites a uma altitude de 500km.

Sabendo-se que a frequência do enlace de descida é igual a 20GHz, a atenuação de espaço livre do enlace de descida, entre o satélite e o centro da área de cobertura (ponto subsatelital) é aproximadamente igual a
Alternativas
Q2456693 Engenharia de Telecomunicações
Um terminal de comunicações via satélite possui uma potência isotrópica efetivamente radiada (EIRP) igual a 60 dBW na frequência de f = 3GHz. A antena é do tipo refletor parabólico com eficiência de abertura igual a η = 0,64 e ganho igual a ( πDf / 3x108 ) Sabendo-se que no modo de transmissão, a potência na porta de entrada da antena é igual a 100W, o diâmetro D da antena é aproximadamente igual a
Alternativas
Q2413466 Engenharia de Telecomunicações

A capacidade do canal pode ser definida como o máximo número de bits que podem ser transmitidos por segundo. Assinale a alternativa correta que contenha os fatores que interferem na capacidade de transmissão do canal.

Alternativas
Q2327002 Engenharia de Telecomunicações
O Plano de Atribuição, Destinação e Distribuição de Faixas de Frequências (PDFF) é o instrumento pelo qual a Anatel estabelece quais frequências são atribuídas e destinadas aos serviços de radiocomunicações e de telecomunicações no território nacional, sendo uma das normas para a gestão do espectro no Brasil e uma importante ferramenta de trabalho para os profissionais das telecomunicações.
Nesse contexto, qual faixa de frequências é englobada e conhecida por SHF?
Alternativas
Q2326997 Engenharia de Telecomunicações
Em um enlace de descida de um sistema de comunicação via satélite, na localidade da estação terrena, tem-se que: EIRP = 50 dBW; fator (G/T) = 5 dB/K e perda por propagação no espaço livre Lel = 204 dB.
Considerando-se que a banda alocada para transmissão é 10 MHz, e desprezando-se as demais perdas de potência, o valor da razão portadora-ruído no receptor, em dB, é:

Dado Constante de Boltzmann = - 228,6 dB W / K / Hz
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: A
4: D
5: B
6: D
7: C
8: E
9: C
10: C
11: D
12: E
13: E
14: B
15: E
16: C
17: B
18: E
19: A
20: C