Questões de Concurso Sobre modulação na engenharia de telecomunicações em engenharia de telecomunicações

Foram encontradas 59 questões

Q2525906 Engenharia de Telecomunicações

Uma portadora A cos ωc t é usada para modular em AM o sinal senoidal m(t) = A sin ωmt, ωm << ωc , com um índice ou fator de modulação µ. Neste caso, a eficiência em potência da modulação é 

Alternativas
Q2525899 Engenharia de Telecomunicações
Em eletrônica digital e computação, é muitas vezes necessário escrever números em diferentes bases para representá-los. Seja a um número natural com a ≥ 2. Então, escrevendo-se o número a3 + a2 na base a obtém-se 
Alternativas
Q2326999 Engenharia de Telecomunicações

O sinal x1 (t) = cos(2π f0t) é multiplicado pelo sinal x2 (t) cuja transformada de Fourier é X2 (f) = (1+j2π f)-1 , onde j =  -1.


O sinal resultante dessa multiplicação, expresso no domínio da frequência, é

Alternativas
Q2326994 Engenharia de Telecomunicações
A Figura abaixo mostra as operações realizadas por um transmissor de informação digital, até a geração do sinal x(t), que é transmitido através do canal. A codificação de fonte produz uma sequência binária com taxa Rb = 8 Mbps, e o codificador de canal tem taxa de codificação de ½, produzindo uma sequência na saída de taxa Rc em que a vazão dos bits de informação da fonte é mantida constante (portanto Rc > Rb ).  



Imagem associada para resolução da questão



O modulador utilizado é o 16-QAM, que produz o sinal x(t), com largura de banda B = 1,5 Rs , onde Rs é a taxa de símbolos (taxa de sinalização) do modulador.
O valor de B, em MHz, é
Alternativas
Q2246579 Engenharia de Telecomunicações
Uma empresa que tem dois escritórios distantes um do outro de alguns quilômetros quer interligá-los por meio de um enlace de rádio, por onde trafegarão dados e voz. Julgue o item a seguir, relativos a especificações hipotéticas desse enlace de rádio.
Para se conseguir um desempenho satisfatório, provavelmente o sistema de comunicação que for instalado precisará utilizar codificação de canal. Nesse caso, um tipo de codificação muito utilizada é a convolucional. Se for utilizado um codificador convolucional de taxa de codificação 3/4 , por exemplo, a taxa de bits útil do sistema será multiplicada por 4/3.

Alternativas
Q2246578 Engenharia de Telecomunicações
Uma empresa que tem dois escritórios distantes um do outro de alguns quilômetros quer interligá-los por meio de um enlace de rádio, por onde trafegarão dados e voz. Julgue o item a seguir, relativos a especificações hipotéticas desse enlace de rádio.
Nesse tipo de sistema, para que a transmissão seja bidirecional, é comum o uso de dois canais (ou faixas de freqüência), um para cada sentido, em um esquema denominado FDD (frequency domain duplex). Contudo, é possível fazer transmissão bidirecional utilizando-se um único canal, no esquema TDD (time domain duplex).
Alternativas
Q2246577 Engenharia de Telecomunicações
Uma empresa que tem dois escritórios distantes um do outro de alguns quilômetros quer interligá-los por meio de um enlace de rádio, por onde trafegarão dados e voz. Julgue o item a seguir, relativos a especificações hipotéticas desse enlace de rádio.
Caso a capacidade do enlace deva ser de um E1, ou seja, 2,048 Mbps, e a largura da banda de transmissão disponível seja de 500 kHz para cada sentido, então a técnica de modulação QPSK não poderá ser utilizada, sendo adequado o uso da técnica M-QAM, com M maior que 16.

Alternativas
Q2216486 Engenharia de Telecomunicações
Na modulação FM, a relação entre o desvio de frequência e a frequência máxima do sinal modulante é definida como seu índice de modulação e que afeta o espectro ocupado. O critério de Carson é utilizado para determinar, de forma aproximada, a largura de banda ocupada pelo sinal modulado FM ou o espectro significativo. Neste tema, se uma emissora de rádio FM tem permissão para a frequência máxima do sinal modulante de 15 kHz e um desvio máximo de 75 kHz, o espectro significativo ocupado ao redor da portadora é igual a: 
Alternativas
Q2216483 Engenharia de Telecomunicações
Um sinal modulado em AM-DSB, com índice de modulação de 100%, apresenta uma potência total de 150 W. Os valores da potência da portadora e de cada banda lateral são, respectivamente
Alternativas
Q2186803 Engenharia de Telecomunicações
Existem sinais cuja amplitude varia continuamente. Nessas condições, podemos afirmar que: 
Alternativas
Q2186801 Engenharia de Telecomunicações
Em um sinal com duas frequências bem definidas (f1 - senoidal e f2 - senoidal), podemos afirmar que há modulação:
Alternativas
Q2042958 Engenharia de Telecomunicações
91_- 97.png (367×460) 
Bernard Sklar. Digital communications – fundamentals and
applications. Nova Jersey: Prentice Hall, 1988, p. 300 (com adaptações)

   Para evitar que sua comunicação fosse interceptada de forma não-autorizada durante uma operação realizada contra o narcotráfico na fronteira do Brasil com a Colômbia, 21 agentes da Polícia Federal utilizaram um sistema por espalhamento espectral DS-CDMA, em que cada policial utilizava um equipamento transmissor com portadora de freqüência igual a 2,0 GHz modulada por sinal digital. Nesse sistema, o sinal de voz de cada agente policial federal era digitalizado à taxa de 14,0 kbps e espalhado por seqüência direta pseudo-aleatória de máximo comprimento e de taxa igual a 2,8 Mcps. O sinal espalhado era em seguida injetado em um codificador de canal (m, n), de taxa de codificação n/mO sinal resultante desse processo modulava em seguida uma portadora BPSK com fator de rolloff igual a 0,25. A probabilidade de erro de bit — Pb —em função da razão entre a energia de bit e a densidade espectral de potência da interferência gerada pelos sinais que compartilhavam o canal CDMA — Eb/NO [dB] —, para a técnica BPSK, está [dB] N0 Eb ilustrada na figura acima, para diferentes técnicas de codificação de canal. O sinal modulado, em freqüência intermediária de 27 MHz, era convertido em freqüência, amplificado, filtrado e injetado no sistema radiante do aparelho transmissor de cada agente.
Com relação a essa situação hipotética e considerando desprezíveis o ruído térmico na recepção do sinal espalhado de cada agente e outros tipos de degradação do canal não mencionados acima, sabendo que o sistema operava com probabilidade de erro de bit inferior ou igual a 10-6 e que os 21 agentes da Polícia Federal podiam operar simultaneamente seus aparelhos transmissores, julgue o item. 
Se o sinal de voz espalhado, que modula a portadora BPSK, não fosse processado pelo codificador de canal, a banda ocupada pelo sinal modulado seria superior a 3,0 MHz.
Alternativas
Q1949531 Engenharia de Telecomunicações
Com relação aos conceitos e às características dos sistemas de comunicações analógica e digital, assinale a opção correta.
Alternativas
Q1949530 Engenharia de Telecomunicações
A respeito dos tipos de modulação de sinais RF, julgue os itens que se seguem.

I Na modulação em AM, o sinal de RF que é transmitido é chamado de onda portadora, ou simplesmente portadora, e a informação a ser transmitida é chamada de sinal modulante. II Na modulação em FM, o sinal modulante, que contém as informações a serem transmitidas, produz variações na frequência da portadora, caracterizando a denominada modulação em frequência (FM). III Para as técnicas de modulações de sinais analógicos, além de modulação em amplitude — AM e em frequência — FM, tem-se também a modulação por desvio de fase — PM. IV O tipo de modulação digital usada no SBTVD é a COFDM (Coded Orthogonal Frequency Division Multiplexing).

Assinale a opção correta. 
Alternativas
Q1949519 Engenharia de Telecomunicações
Na eletrônica digital, a memória que apresenta como características principais o fato de já sair de fábrica com dados pré-programados, o de não permitir alteração dos conteúdos e o de aceitar ser programada apenas uma vez pelo usuário recebe o nome de
Alternativas
Q1933873 Engenharia de Telecomunicações
Analise as afirmativas abaixo sobre modulação digital.
1. A demodulação para sinais BPSK (Binary Phase Shift Keying) é coerente ou síncrona e exige informações sobre a fase e frequência da portadora.
2. Na modulação BFSK (Binary Frequency Shift Keying), a frequência de um sinal de portadora de amplitude constante é alternada entre dois valores correspondendo a 1 ou 0 de acordo com a mensagem.
3. Diferentemente da modulação PSK (Phase Shift Keing), a amplitude do sinal varia com a fase na modulação QAM (Quadrature Amplitude Modulation).

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q1924659 Engenharia de Telecomunicações
Considere o diagrama em blocos de um demodulador diferencial 8-PSK (D8PSK), utilizado para demodular um sinal s(t).
Imagem associada para resolução da questão  
Os sinais A e B na saída dos filtros Passa-Baixa ideal, quando o sinal de entrada é igual a s(t), são, respectivamente,
Dados • s(t) = sen(2p f0t + 3π/4); • f0 = 250 kHz; • FPB – Filtro Passa-Baixa ideal com largura de banda igual a 4 kHz; • O misturador possui ganho unitário.
Alternativas
Q1900193 Engenharia de Telecomunicações
Julgue o item a seguir, relativo a técnicas de codificação, modulação, compressão e comutação de sinais digitais.

MPEG-1 e MPGE-2 são técnicas de compressão de áudio e vídeo digitais, respectivamente; elas foram desenvolvidas na década de 1980 para a transmissão desses sinais, com menor ocupação de banda espectral.
Alternativas
Q1760910 Engenharia de Telecomunicações
No sistema PCM (Pulse Code Modulation), uma das técnicas que permitiu viabilizar a sua implantação é denominada Lei A, utilizada para
Alternativas
Q1760906 Engenharia de Telecomunicações
A figura abaixo apresenta, esquematicamente, um dos tipos de modulação chaveada.
Imagem associada para resolução da questão
Trata-se do tipo:
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: E
4: B
5: E
6: C
7: C
8: B
9: D
10: E
11: C
12: C
13: D
14: E
15: A
16: E
17: C
18: E
19: D
20: D