Questões de Concurso
Sobre modulação na engenharia de telecomunicações em engenharia de telecomunicações
Foram encontradas 59 questões
Uma portadora A cos ωc
t é usada para modular em AM o
sinal senoidal m(t) = A sin ωmt, ωm << ωc
, com um índice
ou fator de modulação µ. Neste caso, a eficiência em potência da modulação é
O sinal x1 (t) = cos(2π f0t) é multiplicado pelo sinal x2 (t) cuja transformada de Fourier é X2 (f) = (1+j2π f)-1 , onde j = √ -1.
O sinal resultante dessa multiplicação, expresso no domínio da frequência, é
O modulador utilizado é o 16-QAM, que produz o sinal x(t), com largura de banda B = 1,5 Rs , onde Rs é a taxa de símbolos (taxa de sinalização) do modulador.
O valor de B, em MHz, é
Para se conseguir um desempenho satisfatório, provavelmente o sistema de comunicação que for instalado precisará utilizar codificação de canal. Nesse caso, um tipo de codificação muito utilizada é a convolucional. Se for utilizado um codificador convolucional de taxa de codificação 3/4 , por exemplo, a taxa de bits útil do sistema será multiplicada por 4/3.
Nesse tipo de sistema, para que a transmissão seja bidirecional, é comum o uso de dois canais (ou faixas de freqüência), um para cada sentido, em um esquema denominado FDD (frequency domain duplex). Contudo, é possível fazer transmissão bidirecional utilizando-se um único canal, no esquema TDD (time domain duplex).
Caso a capacidade do enlace deva ser de um E1, ou seja, 2,048 Mbps, e a largura da banda de transmissão disponível seja de 500 kHz para cada sentido, então a técnica de modulação QPSK não poderá ser utilizada, sendo adequado o uso da técnica M-QAM, com M maior que 16.
I Na modulação em AM, o sinal de RF que é transmitido é chamado de onda portadora, ou simplesmente portadora, e a informação a ser transmitida é chamada de sinal modulante. II Na modulação em FM, o sinal modulante, que contém as informações a serem transmitidas, produz variações na frequência da portadora, caracterizando a denominada modulação em frequência (FM). III Para as técnicas de modulações de sinais analógicos, além de modulação em amplitude — AM e em frequência — FM, tem-se também a modulação por desvio de fase — PM. IV O tipo de modulação digital usada no SBTVD é a COFDM (Coded Orthogonal Frequency Division Multiplexing).
Assinale a opção correta.
1. A demodulação para sinais BPSK (Binary Phase Shift Keying) é coerente ou síncrona e exige informações sobre a fase e frequência da portadora.
2. Na modulação BFSK (Binary Frequency Shift Keying), a frequência de um sinal de portadora de amplitude constante é alternada entre dois valores correspondendo a 1 ou 0 de acordo com a mensagem.
3. Diferentemente da modulação PSK (Phase Shift Keing), a amplitude do sinal varia com a fase na modulação QAM (Quadrature Amplitude Modulation).
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Os sinais A e B na saída dos filtros Passa-Baixa ideal, quando o sinal de entrada é igual a s(t), são, respectivamente,
Dados • s(t) = sen(2p f0t + 3π/4); • f0 = 250 kHz; • FPB – Filtro Passa-Baixa ideal com largura de banda igual a 4 kHz; • O misturador possui ganho unitário.
MPEG-1 e MPGE-2 são técnicas de compressão de áudio e vídeo digitais, respectivamente; elas foram desenvolvidas na década de 1980 para a transmissão desses sinais, com menor ocupação de banda espectral.
Trata-se do tipo: