Questões de Concurso
Comentadas sobre modulação na engenharia de telecomunicações em engenharia de telecomunicações
Foram encontradas 33 questões
Para se conseguir um desempenho satisfatório, provavelmente o sistema de comunicação que for instalado precisará utilizar codificação de canal. Nesse caso, um tipo de codificação muito utilizada é a convolucional. Se for utilizado um codificador convolucional de taxa de codificação 3/4 , por exemplo, a taxa de bits útil do sistema será multiplicada por 4/3.
Nesse tipo de sistema, para que a transmissão seja bidirecional, é comum o uso de dois canais (ou faixas de freqüência), um para cada sentido, em um esquema denominado FDD (frequency domain duplex). Contudo, é possível fazer transmissão bidirecional utilizando-se um único canal, no esquema TDD (time domain duplex).
Caso a capacidade do enlace deva ser de um E1, ou seja, 2,048 Mbps, e a largura da banda de transmissão disponível seja de 500 kHz para cada sentido, então a técnica de modulação QPSK não poderá ser utilizada, sendo adequado o uso da técnica M-QAM, com M maior que 16.
I Na modulação em AM, o sinal de RF que é transmitido é chamado de onda portadora, ou simplesmente portadora, e a informação a ser transmitida é chamada de sinal modulante. II Na modulação em FM, o sinal modulante, que contém as informações a serem transmitidas, produz variações na frequência da portadora, caracterizando a denominada modulação em frequência (FM). III Para as técnicas de modulações de sinais analógicos, além de modulação em amplitude — AM e em frequência — FM, tem-se também a modulação por desvio de fase — PM. IV O tipo de modulação digital usada no SBTVD é a COFDM (Coded Orthogonal Frequency Division Multiplexing).
Assinale a opção correta.
1. A demodulação para sinais BPSK (Binary Phase Shift Keying) é coerente ou síncrona e exige informações sobre a fase e frequência da portadora.
2. Na modulação BFSK (Binary Frequency Shift Keying), a frequência de um sinal de portadora de amplitude constante é alternada entre dois valores correspondendo a 1 ou 0 de acordo com a mensagem.
3. Diferentemente da modulação PSK (Phase Shift Keing), a amplitude do sinal varia com a fase na modulação QAM (Quadrature Amplitude Modulation).
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
MPEG-1 e MPGE-2 são técnicas de compressão de áudio e vídeo digitais, respectivamente; elas foram desenvolvidas na década de 1980 para a transmissão desses sinais, com menor ocupação de banda espectral.
A taxa obtida em kbps, na saída desse PCM, é
No que diz respeito às técnicas de voz e vídeo, PCM e telefonia TDM, no processo de transformação de um sinal analógico em um sinal digital, uma das fases consiste em refinar o sinal amostrado, funcionando como um “arredondamento” dos diversos valores amostrados sobre níveis de valores estabelecidos.
Como é denominada essa fase?
A forma de onda esperada na saída do filtro é
Julgue o item a seguir, acerca das técnicas de codificação de imagem.
O RLE (run-length encoding) é uma técnica de compressão de
imagens que introduz pequenos erros na imagem codificada,
mas atinge altas taxas de compressão.
Considere as seguintes afirmativas a respeito do PCM:
I - O aumento da quantidade de níveis de quantização tende a reduzir o ruído de quantização e a aumentar a taxa na saída do PCM.
II - O aumento da taxa de amostragem tende a reduzir a taxa na saída do PCM.
III - Para não perder informação no processo de amostragem, o amostrador do PCM deve operar em uma taxa maior ou igual à de Nyquist do sinal a ser amostrado.
É correto APENAS o que se afirma em