Questões de Concurso Comentadas sobre modulação na engenharia de telecomunicações em engenharia de telecomunicações

Foram encontradas 33 questões

Q2525899 Engenharia de Telecomunicações
Em eletrônica digital e computação, é muitas vezes necessário escrever números em diferentes bases para representá-los. Seja a um número natural com a ≥ 2. Então, escrevendo-se o número a3 + a2 na base a obtém-se 
Alternativas
Q2246579 Engenharia de Telecomunicações
Uma empresa que tem dois escritórios distantes um do outro de alguns quilômetros quer interligá-los por meio de um enlace de rádio, por onde trafegarão dados e voz. Julgue o item a seguir, relativos a especificações hipotéticas desse enlace de rádio.
Para se conseguir um desempenho satisfatório, provavelmente o sistema de comunicação que for instalado precisará utilizar codificação de canal. Nesse caso, um tipo de codificação muito utilizada é a convolucional. Se for utilizado um codificador convolucional de taxa de codificação 3/4 , por exemplo, a taxa de bits útil do sistema será multiplicada por 4/3.

Alternativas
Q2246578 Engenharia de Telecomunicações
Uma empresa que tem dois escritórios distantes um do outro de alguns quilômetros quer interligá-los por meio de um enlace de rádio, por onde trafegarão dados e voz. Julgue o item a seguir, relativos a especificações hipotéticas desse enlace de rádio.
Nesse tipo de sistema, para que a transmissão seja bidirecional, é comum o uso de dois canais (ou faixas de freqüência), um para cada sentido, em um esquema denominado FDD (frequency domain duplex). Contudo, é possível fazer transmissão bidirecional utilizando-se um único canal, no esquema TDD (time domain duplex).
Alternativas
Q2246577 Engenharia de Telecomunicações
Uma empresa que tem dois escritórios distantes um do outro de alguns quilômetros quer interligá-los por meio de um enlace de rádio, por onde trafegarão dados e voz. Julgue o item a seguir, relativos a especificações hipotéticas desse enlace de rádio.
Caso a capacidade do enlace deva ser de um E1, ou seja, 2,048 Mbps, e a largura da banda de transmissão disponível seja de 500 kHz para cada sentido, então a técnica de modulação QPSK não poderá ser utilizada, sendo adequado o uso da técnica M-QAM, com M maior que 16.

Alternativas
Q2216486 Engenharia de Telecomunicações
Na modulação FM, a relação entre o desvio de frequência e a frequência máxima do sinal modulante é definida como seu índice de modulação e que afeta o espectro ocupado. O critério de Carson é utilizado para determinar, de forma aproximada, a largura de banda ocupada pelo sinal modulado FM ou o espectro significativo. Neste tema, se uma emissora de rádio FM tem permissão para a frequência máxima do sinal modulante de 15 kHz e um desvio máximo de 75 kHz, o espectro significativo ocupado ao redor da portadora é igual a: 
Alternativas
Q2216483 Engenharia de Telecomunicações
Um sinal modulado em AM-DSB, com índice de modulação de 100%, apresenta uma potência total de 150 W. Os valores da potência da portadora e de cada banda lateral são, respectivamente
Alternativas
Q2186803 Engenharia de Telecomunicações
Existem sinais cuja amplitude varia continuamente. Nessas condições, podemos afirmar que: 
Alternativas
Q2186801 Engenharia de Telecomunicações
Em um sinal com duas frequências bem definidas (f1 - senoidal e f2 - senoidal), podemos afirmar que há modulação:
Alternativas
Q1949530 Engenharia de Telecomunicações
A respeito dos tipos de modulação de sinais RF, julgue os itens que se seguem.

I Na modulação em AM, o sinal de RF que é transmitido é chamado de onda portadora, ou simplesmente portadora, e a informação a ser transmitida é chamada de sinal modulante. II Na modulação em FM, o sinal modulante, que contém as informações a serem transmitidas, produz variações na frequência da portadora, caracterizando a denominada modulação em frequência (FM). III Para as técnicas de modulações de sinais analógicos, além de modulação em amplitude — AM e em frequência — FM, tem-se também a modulação por desvio de fase — PM. IV O tipo de modulação digital usada no SBTVD é a COFDM (Coded Orthogonal Frequency Division Multiplexing).

Assinale a opção correta. 
Alternativas
Q1949519 Engenharia de Telecomunicações
Na eletrônica digital, a memória que apresenta como características principais o fato de já sair de fábrica com dados pré-programados, o de não permitir alteração dos conteúdos e o de aceitar ser programada apenas uma vez pelo usuário recebe o nome de
Alternativas
Q1933873 Engenharia de Telecomunicações
Analise as afirmativas abaixo sobre modulação digital.
1. A demodulação para sinais BPSK (Binary Phase Shift Keying) é coerente ou síncrona e exige informações sobre a fase e frequência da portadora.
2. Na modulação BFSK (Binary Frequency Shift Keying), a frequência de um sinal de portadora de amplitude constante é alternada entre dois valores correspondendo a 1 ou 0 de acordo com a mensagem.
3. Diferentemente da modulação PSK (Phase Shift Keing), a amplitude do sinal varia com a fase na modulação QAM (Quadrature Amplitude Modulation).

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q1900193 Engenharia de Telecomunicações
Julgue o item a seguir, relativo a técnicas de codificação, modulação, compressão e comutação de sinais digitais.

MPEG-1 e MPGE-2 são técnicas de compressão de áudio e vídeo digitais, respectivamente; elas foram desenvolvidas na década de 1980 para a transmissão desses sinais, com menor ocupação de banda espectral.
Alternativas
Q1760910 Engenharia de Telecomunicações
No sistema PCM (Pulse Code Modulation), uma das técnicas que permitiu viabilizar a sua implantação é denominada Lei A, utilizada para
Alternativas
Q1760892 Engenharia de Telecomunicações
Em um sistema de modulação QAM digital, combinam-se os sistemas de modulação
Alternativas
Ano: 2012 Banca: CESGRANRIO Órgão: Transpetro
Q1190634 Engenharia de Telecomunicações
Um sinal de voz é submetido a um filtro passa-baixas, estritamente limitado em banca, cuja largura de banda é igual a 5 kHz. O sinal filtrado é digitalizado por um PCM que opera na taxa de Nyquist do sinal analógico, em sua entrada, sendo as amostras desse sinal codificadas em sequências binárias de 10 bits. 
A taxa obtida em kbps, na saída desse PCM, é 
Alternativas
Q1060162 Engenharia de Telecomunicações

No que diz respeito às técnicas de voz e vídeo, PCM e telefonia TDM, no processo de transformação de um sinal analógico em um sinal digital, uma das fases consiste em refinar o sinal amostrado, funcionando como um “arredondamento” dos diversos valores amostrados sobre níveis de valores estabelecidos.

Como é denominada essa fase?

Alternativas
Q972881 Engenharia de Telecomunicações
Um sinal de onda quadrada, com ciclo útil (Duty Cycle) de 50%, tem a frequência fundamental de 100 kHz e é aplicado a um filtro do tipo passa-baixas ideal com a frequência de corte de 200 kHz.
A forma de onda esperada na saída do filtro é
Alternativas
Q909578 Engenharia de Telecomunicações
A modulação que utiliza impulsos com amplitudes diferentes para representar símbolos diferentes é a
Alternativas
Q546721 Engenharia de Telecomunicações

Julgue o item a seguir, acerca das técnicas de codificação de imagem.

O RLE (run-length encoding) é uma técnica de compressão de imagens que introduz pequenos erros na imagem codificada, mas atinge altas taxas de compressão.

Alternativas
Q457384 Engenharia de Telecomunicações
Sinais analógicos devem ser digitalizados antes de serem transmitidos em sistemas de comunicação digital. Muitas técnicas foram desenvolvidas com essa finalidade, sendo a PCM (Pulse-Code Modulation) uma das mais conhecidas.

Considere as seguintes afirmativas a respeito do PCM:

I - O aumento da quantidade de níveis de quantização tende a reduzir o ruído de quantização e a aumentar a taxa na saída do PCM.

II - O aumento da taxa de amostragem tende a reduzir a taxa na saída do PCM.

III - Para não perder informação no processo de amostragem, o amostrador do PCM deve operar em uma taxa maior ou igual à de Nyquist do sinal a ser amostrado.

É correto APENAS o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: C
4: C
5: B
6: D
7: E
8: C
9: E
10: A
11: E
12: E
13: D
14: D
15: D
16: C
17: C
18: B
19: E
20: E