Questões de Concurso
Sobre rede gsm em engenharia de telecomunicações
Foram encontradas 20 questões
A telefonia celular passou por várias gerações, conhecidas como 1G (primeira geração), 2G, 3G e 4G. Pode-se afirmar que o sistema GSM (Global System for Mobile Communications ou Groupe Special Mobile) é da
O padrão UMTS apresenta-se como a evolução natural do GSM para implantação de redes de comunicações pessoais móveis de terceira geração. Isso se deve ao fato de haver várias semelhanças entre esses sistemas, incluindo a faixa espectral de freqüências e os mecanismos de segurança associados ao cartão SIM. Assim, não é necessário o uso de aparelhos bi-band para comunicação em ambas as redes, o que possibilita uma transição gradual e segura para o usuário de telefonia móvel.
Uma característica relevante do GSM consiste na utilização de chip eletrônico (pequeno smart-card) para identificação do assinante, conhecido como SIM (subscriber identity module). O SIM tem dupla finalidade. Em primeiro lugar, o SIM permite que um assinante possa acessar os serviços de sua assinatura em aparelhos celulares diferentes, pois os códigos de identificação do assinante são armazenados no SIM e não no aparelho celular. Em segundo lugar, possibilita que o assinante seja identificado e autenticado mundialmente, pois o SIM possui um código de identificação internacional protegido com segurança criptográfica proprietária. Com o uso desses códigos secretos do assinante, que são armazenados no chip, toda comunicação de voz entre a estação móvel e a BTS em uma rede GSM é criptografada com objetivo de evitar escutas clandestinas por captura dos sinais de radiofreqüência.
A tecnologia GPRS consiste essencialmente de um serviço de comutação de pacotes sobre os canais de múltiplo acesso do GSM, para comunicações exclusivamente de dados, podendo chegar a taxas de transmissão de até 2 Mbps por estação móvel, desde que o aparelho celular adquirido pelo usuário suporte tais funcionalidades.
Para o envio de mensagens de texto do tipo SMS em uma rede GSM, utiliza-se o canal de transmissão de dados GPRS. Isso permite que uma mensagem de texto possa ser enviada ao mesmo tempo em que se realiza uma comunicação de voz.
A tecnologia GSM, padrão de comunicações móveis originário da Europa, utiliza uma técnica de múltiplo acesso do tipo CDMA, em que os canais de voz e de dados são definidos em termos de uma seqüência pseudo-aleatória única negociada entre a estação móvel (celular) e a estação rádio base de transmissão (BTS).
O sistema de telefonia móvel GSM (Global System for Mobile Communications) é composto por 124 pares de canais simplex e cada canal possui 200 kHz de banda.
Caso seja utilizado um sistema GSM, em que são empregadas portadoras com largura de banda de 200 kHz, e caso seja planejado um fator de reúso igual a 7, sem setorização, então cada célula poderá utilizar no máximo 5 portadoras diferentes.
Uma Rede de computadores é formada por um conjunto de máquinas eletrônicas com processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos. Sobre elas, julgue o item a seguir.
O comando Ping permite enviar pacotes
a vários destinos, verificando se o destino
está disponível e seu tempo de resposta.
Julgue o próximo item, relativo à telefonia celular.
A estação móvel GSM é constituída pelo terminal móvel e pelo
módulo de identidade do assinante. Os procedimentos
de comunicação entre a estação móvel e a BTS (base
transceiver station) são definidos por meio da interface Um.
Julgue o próximo item, relativo à telefonia celular.
O GSM utiliza um esquema híbrido de múltiplo acesso, com
base em FDMA e com espaçamento entre os canais de
200 kHz, que são acessados em TDMA. É possível ainda
a adoção de salto em frequência do tipo SFH (slow frequency
hopping).
A tecnologia 2G predominante no Brasil até hoje é o GSM, que ganhou mercado por oferecer, entre outros serviços, o roaming internacional, o que foi possível devido à compatibilidade do GSM com as tecnologias anteriores: AMPS e TDMA.
A figura acima ilustra elementos da arquitetura de uma rede GSM
com recursos GPRS, em que a nomenclatura utilizada segue o
estabelecido no 3GPP (3 Generation Partnership Project).
Considerando essa arquitetura, julgue os itens seguintes, relativos ao
planejamento e à otimização de redes GSM/GPRS.
A figura acima ilustra elementos da arquitetura de uma rede GSM
com recursos GPRS, em que a nomenclatura utilizada segue o
estabelecido no 3GPP (3 Generation Partnership Project).
Considerando essa arquitetura, julgue os itens seguintes, relativos ao
planejamento e à otimização de redes GSM/GPRS.