Questões de Engenharia de Telecomunicações - SCM (Subcarrier Multiplexing) para Concurso

Foram encontradas 5 questões

Q3022255 Engenharia de Telecomunicações

Em relação aos serviços de telecomunicações e de radiodifusão no Brasil, julgue o item seguinte.


Na prestação do serviço de comunicação multimídia (SCM), não se admitem a transmissão, a emissão e a recepção de informações de qualquer natureza que possam configurar a prestação de serviços de radiodifusão, de televisão por assinatura ou de acesso condicionado, tampouco a oferta de serviço com as características do serviço telefônico fixo comutado (STFC) destinado ao uso do público em geral para o encaminhamento de tráfego telefônico por meio da rede de SCM simultaneamente originado e terminado nas redes do STFC.

Alternativas
Q3022254 Engenharia de Telecomunicações

Em relação aos serviços de telecomunicações e de radiodifusão no Brasil, julgue o item seguinte.


As prestadoras de serviço de telecomunicações de interesse coletivo do serviço móvel pessoal que ofertarem serviços típicos de sistemas de comunicações móveis da quinta geração denominados EMBB (enhanced mobile broadband), URLLC (ultra-reliable low latency communications) e MMTC (massive machine type communications) poderão restringir o acesso a esses serviços a determinados usuários, mediante a implementação de fatiamento da rede e splits funcionais. 

Alternativas
Q2525916 Engenharia de Telecomunicações
Em telefonia fixa convencional, é frequente o uso de linhas com alta velocidade e de grande capacidade designadas pelo termo tronco (T), usando PCM conjuntamente com a multiplexação TDM. Por exemplo, o enlace T1 de 1544 Mbit/s comporta X canais de voz digitalizados. O valor de X é
Alternativas
Ano: 2015 Banca: NC-UFPR Órgão: COPEL
Q1196302 Engenharia de Telecomunicações
De acordo com a Resolução nº 614, de 28/05/2013, considere as seguintes afirmativas: 
1. A utilização de recursos de numeração pelas redes de suporte à prestação do serviço de comunicação multimídia (SCM) é regida pelo regulamento de numeração e plano de numeração do SCM.  2. As prestadoras de SCM têm direito ao uso de redes ou de elementos de redes de outras prestadoras de serviços de telecomunicações de interesse coletivo, de forma não discriminatória e a preços e condições justos e razoáveis.  3. A remuneração pelo uso de redes é obrigatoriamente pactuada entre as prestadoras de SCM e as demais prestadoras de serviços de telecomunicações de interesse coletivo, de acordo com valores e condições estabelecidas pela Anatel. 
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q21951 Engenharia de Telecomunicações
Imagem 051.jpg

A capacidade de um sistema de comunicação óptico pode exceder,
teoricamente, dezenas de terabits por segundo devido à freqüência
da portadora ser na faixa de infravermelho. Na prática, a taxa de
transmissão é limitada, entre outros fatores, pela dispersão e por
efeitos não-lineares na fibra e pela velocidade de processamento dos
componentes eletrônicos. A figura acima ilustra um dos esquemas
propostos para contornar a limitação causada pelos referidos
problemas. Considerando essas informações, julgue os itens a seguir
acerca de sistema de comunicação óptico.
Antes de cada um dos N comprimentos de onda de luz mostrados serem modulados no Tx, a informação a ser transmitida pode ser combinada eletricamente por meio do esquema SCM (subcarrier multiplexing) ilustrado na figura a seguir. Esse esquema tem como vantagem a flexibilidade de projeto de redes, possibilitando combinar modulação analógica e digital para a transmissão de múltiplos canais de voz, dados e sinais de vídeo.
Imagem 054.jpg
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: C
4: B
5: C