Questões de Concurso
Sobre cuidados paliativos e da vida diária na terapia ocupacional e na interdisciplinaridade em terapia ocupacional
Foram encontradas 255 questões
I. O Terapeuta Ocupacional adapta o ambiente e implementa recursos de tecnologia assistiva para promover autonomia e melhorar o desempenho ocupacional.
II. A atuação do Terapeuta Ocupacional limita-se à reabilitação física do paciente, enquanto outros profissionais lidam com questões cognitivas e sociais.
III. O Terapeuta Ocupacional trabalha de forma interdisciplinar, unindo metas físicas, cognitivas e sociais em um contexto mais amplo de funcionalidade diária.
Está correto o que se afirma em:
(__)A Medida de Independência Funcional (MIF) avalia a percepção do paciente ou cuidador sobre o nível de independência na realização das Atividades Básicas de Vida Diária (ABVD) e possui 18 itens, sendo 13 relacionados às atividades e funções do corpo, mobilidade e locomoção, e 5 relacionados à comunicação e conhecimento social.
(__)Os pacientes das enfermarias de clínica geral só são acompanhados pelos profissionais da Terapia Ocupacional se estiverem nos leitos integrais.
(__)A avaliação dos pacientes pelas equipes de Terapia Ocupacional nas enfermarias de clínica geral inclui a utilização de escalas padronizadas como a Escala de Sintomas de Edmonton (ESAS), a Escala de Depressão Geriátrica de Yesavage, a Escala de Performance Paliativa (PPS) e o Mini Exame do Estado Mental (MEEM).
Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:
Na implementação de programa de Reabilitação Baseada na Comunidade (RBC) em zona rural, terapeuta ocupacional avalia:
•Isolamento geográfico;
•Baixa cobertura assistencial; •Práticas tradicionais de cuidado;
•Agricultura familiar predominante;
•Liderança comunitária ativa.
Durante mapeamento participativo, identifica-se:
•Estigma relacionado à deficiência;
•Tecnologia assistiva indisponível;
•Recursos comunitários subutilizados;
•Potencial para geração de renda.
A estratégia deve priorizar:
1. MOHOST 2. MEEM 3. MIF
( ) Avalia o nível de independência funcional nas atividades da vida diária (AVD), subdivididas em subescalas motora (autocuidado, mobilidade, controle de esfíncter, transferência, locomoção) e cognitiva (comunicação e cognição social).
( ) Instrumento utilizado para rastreio cognitivo e apresenta propriedades psicométricas de validade para a população brasileira. Dividido em seis itens: orientação, registro, atenção e cálculo, evocação, linguagem e práxis, cópia.
( ) Avaliação observacional da participação ocupacional. Dividido em seis fatores: motivação para ocupação, padrão de ocupação, habilidades de comunicação e interação, habilidades de processo, habilidades motoras e meio ambiente.
Assinale a alternativa que apresenta à sequência CORRETA, de cima para baixo.