Questões de Concurso Sobre relação da terapia ocupacional com os sistemas de saúde em terapia ocupacional

Foram encontradas 448 questões

Q3279914 Terapia Ocupacional
Em 2008, tendo em vista, aumentar o alcance das ações de saúde da Estratégia de Saúde da Família (ESF), criou-se o Núcleo de Atenção a Saúde da Família (NASF) que prevê a inserção do Terapeuta Ocupacional na equipe multiprofissional, tanto na modalidade 1 quanto na modalidade 2, e institui a partir daí o profissional de Terapia Ocupacional na Atenção Primária em Saúde. O NASF foi criado pela Portaria GM nº 154, de 24 de Janeiro de 2008, republicada em 04 de Março de 2008 e revogada em 2011, pela Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011.
Sobre o NASF, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q3242350 Terapia Ocupacional
A criação de territórios sanitários e a pactuação federativa são essenciais para garantir a equidade no acesso a serviços de saúde de média e alta complexidade. Assim, analise as afirmativas a seguir.
I. A pactuação federativa distribui responsabilidades e custos entre municípios, estados e União, promovendo sustentabilidade no financiamento dos serviços de saúde.
II. A criação de territórios sanitários elimina a necessidade de protocolos de regulação e contratualização, já que o custeio é diretamente vinculado ao fundo nacional.
III. Protocolos de regulação e contratualização, como as Programações Pactuadas e Integradas (PPI), garantem a cooperação intermunicipal e evitam a fragmentação do atendimento.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3236747 Terapia Ocupacional
No Sistema Único de Saúde (SUS), as instituições de assistência e apoio às pessoas com deficiência desempenham um papel fundamental na promoção da saúde, da reabilitação e da habilitação dessa população. O SUS organiza uma rede de serviços que abrange desde a atenção básica até os cuidados especializados.
O local que oferece atenção ambulatorial especializada através de diagnóstico, tratamento, reabilitação, habilitação, concessão, adaptação e manutenção de tecnologias assistivas para pessoas com deficiência
Alternativas
Q3236744 Terapia Ocupacional

Conceito de saúde que visa a assegurar que o cuidado prestado no hospital, em articulação com a rede de ser viços sociais e de saúde, seja realizado de forma abrangente, levando em conta os aspectos físicos, emocionais e sociais do paciente.


Trata-se de

Alternativas
Q3236741 Terapia Ocupacional

A Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD) integra o planejamento e a organização dos serviços de atenção à pessoa com deficiência no SUS.


Alguns dos seus objetivos são

Alternativas
Q3235643 Terapia Ocupacional
A atuação do psicólogo no Sistema Único de Saúde (SUS) exige um conhecimento aprofundado das políticas públicas e diretrizes de promoção da saúde. Considerando o papel do SUS no Brasil, assinale a alternativa que reflete corretamente a importância da Terapia Ocupacional dentro deste sistema.
Alternativas
Q3221221 Terapia Ocupacional
Leia as afirmativas sobre a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) e marque V para verdadeiro e F para falso: 
intersetoriais e participativas.
( ) A promoção da saúde está restrita a ações individuais, sem necessidade de estratégias voltadas para o coletivo.
( ) A articulação entre diferentes setores, como educação e assistência social, é um princípio da PNPS para ampliar o impacto das ações de saúde.
( ) O foco da PNPS está exclusivamente no tratamento de doenças, sem prioridade para estratégias preventivas.
A sequência correta é:
Alternativas
Q3221219 Terapia Ocupacional

Sobre a participação popular e o controle social no SUS, analise as afirmativas: I - Os Conselhos de Saúde são instâncias deliberativas compostas por representantes de usuários, trabalhadores e gestores do SUS.


II - A participação da população na gestão do SUS ocorre por meio de mecanismos como Conferências e Conselhos de Saúde.


III - As decisões tomadas nos Conselhos de Saúde são meramente consultivas, sem impacto na definição das políticas de saúde.


IV - O controle social fortalece a transparência e a corresponsabilidade na construção de políticas públicas de saúde.


Estão corretas as afirmativas: 

Alternativas
Q3198255 Terapia Ocupacional
Segundo Trombly (1989), seja qual for a abordagem em Terapia Ocupacional, a relação que se estabelece entre o paciente e o terapeuta é de grande importância. O único meio utilizado para estabelecer a relação terapêutica é a:
Alternativas
Q3198253 Terapia Ocupacional
A terapia ocupacional tem como compromisso compreender a atividade humana como:
Alternativas
Q3163650 Terapia Ocupacional
A Terapia Ocupacional contribui para a construção de estratégias em serviços socioassistenciais. Sobre a tipificação desses serviços, marque a alternativa correta: 
Alternativas
Q3163649 Terapia Ocupacional
O terapeuta ocupacional desempenha um papel importante na equipe multiprofissional de assistência social. Sobre a atuação em equipes interdisciplinares, marque a alternativa correta:
Alternativas
Q3156588 Terapia Ocupacional
Na análise do impacto da transição epidemiológica sobre as demandas em Terapia Ocupacional na Atenção Secundária, o fenômeno que apresenta maior correlação com a modificação dos papéis ocupacionais é:
Alternativas
Q3210424 Terapia Ocupacional
De acordo com a Política Nacional de Humanização (PNH), o papel do terapeuta ocupacional no atendimento ao paciente é 
Alternativas
Q3210422 Terapia Ocupacional
Dentro das Redes de Atenção à Saúde (RAS), o papel específico do terapeuta ocupacional é 
Alternativas
Q3210420 Terapia Ocupacional
Na perspectiva da humanização da assistência, o terapeuta ocupacional contribui para um atendimento mais humanizado ao
Alternativas
Q3191637 Terapia Ocupacional
A atuação do terapeuta ocupacional envolve a articulação com a rede de serviços sociais e de saúde. Nesse contexto, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q3143567 Terapia Ocupacional
Na pesquisa de Rocha et al. (2022) com profissionais dos serviços públicos de distintos níveis de atenção à saúde e de diferentes categorias profissionais, foi perguntado em entrevista aberta “O que é deficiência/incapacidade para você?”, e as respostas foram posteriormente agrupadas. Sobre o tema, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando a classificação feita pelas autoras aos respectivos exemplos de depoimento coletados na pesquisa.

Coluna 1
1. Deficiência como falta, incapacidade ou anormalidade.
2. Negação ou identificação com a deficiência.
3. Deficiência como uma alteração biológica.
4. Deficiência e incapacidade, necessidades e cuidados.
5. Aproximações do conceito de deficiência ao modelo social.

Coluna 2
( ) “Uma pessoa com uma deficiência, ela pode estar adaptada a uma função e não ter nenhuma diferença em relação ao que seria ou que a gente considera normal”.
( ) “Bom, um deficiente não é necessariamente um incapaz”.
( ) “Tem as deficiências em relação à saúde, que é o portador de uma doença e também tem as pessoas que vêm de cadeira de rodas, cegos”.
( ) “Você tem que encaminhar a pessoa para a especialidade que ela precisa”.
( ) “Deficiência é a incapacidade de realizar alguma coisa”.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3143566 Terapia Ocupacional
Sobre pessoas com deficiência e o acesso à saúde, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3143565 Terapia Ocupacional
Sobre práticas colaborativas em saúde, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. Peduzzi e Agreli (2018 apud Lima et al., 2021-2022) afirmam que não bastam equipes diversificadas e completas para ampliar e melhorar o acesso e a qualidade da atenção à saúde – é preciso que equipes de um mesmo serviço se encontrem, colaborem entre si e que profissionais e equipes de um serviço colaborem com profissionais e equipes de outros serviços na lógica de redes.
PORQUE
II. O cuidado fragmentado, oferecido por profissionais em ações isoladas, já não é resolutivo.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: C
4: A
5: E
6: B
7: C
8: A
9: C
10: C
11: B
12: C
13: A
14: B
15: A
16: C
17: A
18: B
19: C
20: A