Questões de Concurso
Sobre relação da terapia ocupacional com os sistemas de saúde em terapia ocupacional
Foram encontradas 422 questões
Em reunião intersetorial para discussão de caso complexo envolvendo CAPS III, CRAS e Consultório na Rua, analisa-se situação de usuária (29 anos)
• Transtorno mental grave;
• Uso prejudicial de múltiplas substâncias;
• Vínculos familiares rompidos;
• Gestante (26 semanas);
• Recusa sistemática de institucionalização.
Na articulação do cuidado em rede, o terapeuta ocupacional deve propor:
I. A atenção integral em saúde justifica-se como uma maneira de maximizar a saúde do indivíduo e coletividades nos três níveis de atenção.
II. A atenção às populações mais vulneráveis e a mudança de paradigma para cidadãos merecedores de direitos e exercícios plenos de cidadania são apontadas como estratégia de reabilitação psicossocial.
III. A mudança de concepção de doente para a concepção de cidadão, dos usuários de álcool e drogas, é um assunto que demanda um aporte importante na classificação do diagnóstico desse indivíduo.
Quais estão corretas?
A Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência busca ampliar o acesso e qualificar o atendimento às pessoas com deficiência temporária ou permanente; progressiva, regressiva, ou estável; intermitente ou contínua no Sistema Único de Saúde (SUS). Para tanto, há objetivos gerais e específicos, relacionados a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, no âmbito do SUS. É CORRETO apontar, nesse contexto, que os objetivos gerais são:
A rede de atenção à saúde mental da criança e do adolescente se expandiu, nos últimos anos, tornando-se espaço de ação significativo do terapeuta ocupacional. É CORRETO afirmar que a inclusão formal da assistência à saúde mental da criança e do adolescente, amparada pelas políticas públicas, a qual instituiu os Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), deu-se em qual portaria?
O Ministério da Saúde elabora, em 2003, a Política Nacional de Humanização – PNH, a qual objetiva a transformação no modelo de atenção e gestão do trabalho em saúde por meio de ações transversais ampliadas para toda a rede SUS. O terapeuta ocupacional, nesse contexto, é um dos profissionais que busca adotar uma visão holística do sujeito em contrapartida à hegemonia médica e à intervenção especializada. Sendo assim, é CORRETO evidenciar que, para eficácia da atuação do terapeuta ocupacional pautado no PNH e de seus contributos para a prática do cuidado humanizado, são necessários:
I. As UBS são o primeiro ponto de contato para muitos pacientes, permitindo a identificação precoce de sinais de transtornos mentais.
II. Os Centros de Atenção Psicossocial implementam programas de reabilitação psicossocial, que incluem atividades para melhorarem a funcionalidade, promoverem a inclusão social e oferecer suporte na vida diária.
III. As UBS reforçam a atuação social e familiar no cuidado dos pacientes psiquiátricos ao estabelecerem a longitudinalidade do cuidado.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
(Agência Senado.)
Quanto à reforma psiquiátrica, assinale a alternativa correta.
A "Uniformização da Terminologia da Terapia Ocupacional", que é um documento oficial da Associação Americana de Terapia Ocupacional (AOTA), fundamenta o Modelo de Desempenho Ocupacional que está na base da intervenção do terapeuta, nas diversas áreas onde atua, representando um modelo profissional. De acordo com o Modelo de Desempenho Ocupacional, marque a opção que está totalmente CORRETA.
Analise as questões 23, 24 e 25 e suas assertivas e responda V para VERDADEIRO e F para FALSO de acordo com o que se requer.
Os enunciados abaixo condizem com a atuação da Terapia Ocupacional pós Reforma Psiquiátrica e na Reabilitação Psicossocial.
I - O lugar da Terapia Ocupacional, no novo modelo de atenção em saúde mental, comprometido com a ética, com o direito, com a cidadania, é onde as populações com carência desses conceitos e, por conseguinte, dessas práticas, estão.
II – Cabe ao Terapeuta Ocupacional, respeitando as subjetividades dos usuários dos serviços de saúde mental, produzir projetos terapêuticos singulares, propiciando, a cada um, práticas reais de emancipação e autonomia que resultem em um incremento na qualidade de vida.
III - A prática profissional é compreendida dentro de uma rede de significados e valores do Terapeuta, sendo assimilada pelo paciente no decorrer do processo de reabilitação.
IV - A Terapia Ocupacional deve contribuir para que a vida coletiva e as existências individuais sejam mais interessantes, abertas e criativas, ultrapassando a simples intervenção para controle e eliminação do mal-estar psíquico.
Assinale a alternativa que corresponde, de cima para baixo, à sequência CORRETA das respostas.
“Winnicott, em 1971, em seus estudos, leva à compreensão do brincar como um fazer criativo.” (Takatori, 2012.)
Em relação ao brinquedo, assinale a alternativa correta.
De acordo com o conceito utilizado no contexto de saúde, na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), como o ato de se envolver em uma situação vital, é denominado?