Questões de Concurso Sobre terapia ocupacional aplicada à saúde mental, reabilitação psicossocial, disfunções sensoriais, neuroanatomia e neuropsicologia em terapia ocupacional

Foram encontradas 800 questões

Q3070805 Terapia Ocupacional
A atuação do terapeuta ocupacional é fundamental para a promoção da saúde mental. Assinale a alternativa em que o papel do terapeuta ocupacional é descrito de forma mais precisa.
Alternativas
Q3070799 Terapia Ocupacional
Em hospitais psiquiátricos, a atuação do terapeuta ocupacional é essencial para a reabilitação e a melhora da qualidade de vida dos pacientes. Assinale a alternativa que descreve CORRETAMENTE o papel do terapeuta ocupacional nesse contexto.
Alternativas
Q3070577 Terapia Ocupacional
No artigo intitulado “Saúde e redes vivas de cuidado”, de Ferreira e Costa (2017), as autoras entendem que a principal ferramenta de trabalho em saúde mental é a: 
Alternativas
Q3070576 Terapia Ocupacional
Segundo Mangia (2017), no campo da saúde mental, o uso de metodologias de redes apresenta significativo crescimento nas estratégias de cuidados, tendo em vista que funcionam como: 
Alternativas
Q3070572 Terapia Ocupacional
Sobre a terapia de integração sensorial, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3070571 Terapia Ocupacional
Os transtornos de processamento sensorial se referem, segundo Magalhães (2008), às tendências de algumas crianças para sentirem as sensações de maneira diferente, com mais ou menos intensidade, apresentando, assim, comportamentos diferentes das crianças comuns. Sobre a dispraxia, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3067302 Terapia Ocupacional
As demências possuem destaque como fator importante de morbidade e mortalidade com relevante impacto devido à perda progressiva de memória e outras habilidades cognitivas, como a atenção, fluência verbal, lucidez e grau de vigília que se deterioram com a evolução da doença. Esses sintomas levam ao declínio da capacidade funcional com perda gradual da autonomia, que propicia dificuldades na realização de suas atividades de vida diária, prejudicando o paciente em seu desempenho social e ocupacional. Na atuação junto a essa população idosa se faz importante, ao terapeuta ocupacional, avaliar a funcionalidade por meio das Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD). Marque a alternativa que estabelece o instrumento utilizado para essa avaliação.
Alternativas
Q3067301 Terapia Ocupacional
A Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID) é uma das principais ferramentas utilizadas com o objetivo de guiar diagnósticos e mapear estatísticas e tendências de saúde em nível mundial. A Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou, em junho de 2018, a 11ª revisão da CID, aprovada em maio de 2019, com revisão e atualização científica, implementação de novas ferramentas e formato eletrônico e mais acessível. A CID-11 estabeleceu critérios diagnósticos do Autismo semelhantes ao DSM-V. As mudanças no diagnóstico incluíram:
I- Propõe o agrupamento dos critérios relacionados à comunicação e à sociabilidade em uma única categoria.
II- Não houve a remoção de outras condições como a Síndrome de Asperger e o Distúrbio Pervasivo de Desenvolvimento Sem Outra Especificação.
III- Criação de um domínio amplo denominado Transtorno do Espectro Autista (TEA) para englobar todos os diagnósticos anteriormente classificados como Transtorno Global do Desenvolvimento.
IV- A inclusão de sintomas sensoriais.

Estão CORRETAS as afirmativas
Alternativas
Q3067299 Terapia Ocupacional
De acordo com a Portaria n.º 336, de 19 de fevereiro de 2002, o Ministro da Saúde define que a equipe técnica mínima de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), para o atendimento de 30 (trinta) pacientes por turno, tendo como limite máximo 45 (quarenta e cinco) pacientes/dia, em regime intensivo, será composta por: 
Alternativas
Q3067294 Terapia Ocupacional
As práticas e atuação do profissional de terapia ocupacional na reabilitação de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo ocorre a partir de intervenções, com o intuito de aprimorar o desempenho ocupacional em todas as áreas de vida, com o enfoque na demanda principal do paciente. Essas crianças podem apresentar dificuldades na recepção, modulação, integração e organização dos sentidos, o que interfere diretamente na sua habilidade de interagir com pessoas e objetos, resultando em dificuldades no desenvolvimento de atividades lúdicas, ocasionando diminuição da capacidade de planejar e executar atividades motoras e cognitivas e má organização do comportamento. A abordagem de Integração Sensorial, chamada Ayres Sensory Integration, é um tratamento muito utilizado hoje. Analise as afirmativas a seguir.
I- Abordagem que organiza a oferta sensorial adequada ao perfil do indivíduo, gerenciando um equilíbrio entre a demanda sensorial, liberdade de escolha e a necessidade individual, ajustando, assim, o desafio de modo a promover a resposta adaptativa, com o objetivo de atingir as suas necessidades específicas.
II- Destaca-se entre seus objetivos terapêuticos: o desempenho funcional, as capacidades de autorregulação e as habilidades sensório-perceptivo-motoras.
III- Abordagem sistemática que orienta o raciocínio clínico e uma metodologia que enfoca os resultados relacionados à ocupação e revisão, em que aborda um formato necessário, fornecendo um método para descrever o processo de raciocínio, incluindo uma justificativa baseada em dados para decisões de tratamento.
IV- Abordagem clínica e reabilitadora para distúrbios do processamento sensorial, baseada no princípio neurocientífico da plasticidade neural, que defende que as células nervosas se adaptam e modificam seu funcionamento para garantir a sobrevivência.

Quais afirmativas se relacionam ao referido método de atuação?
Alternativas
Q3065838 Terapia Ocupacional
A Reabilitação Psicossocial (RP) orienta as políticas e práticas no campo da saúde mental no contexto brasileiro e no âmbito da terapia ocupacional. Sobre o referencial da RP e as práticas da terapia ocupacional na saúde mental, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3065831 Terapia Ocupacional
Francisco tem 23 anos e aos três anos foi diagnosticado com paralisia cerebral. Atualmente ele deseja melhorar sua mobilidade na comunidade para aumentar sua participação social. Para que a cadeira de rodas forneça mobilidade, inclusão social e participação, ela deve ser apropriada, e, para isso, é necessário que seja prescrita por um profissional especializado como o terapeuta ocupacional, que deverá considerar diversos fatores. Assinale a alternativa CORRETA sobre o processo de prescrição de cadeira de rodas:
Alternativas
Q3065819 Terapia Ocupacional
Sobre a Terapia e a Teoria de Integração Sensorial propostas por Anna Jean Ayres assinale “V” para verdadeiro e “F” para falso, e, em seguida, marque a alternativa CORRETA:

( ) Para Ayres a Integração Sensorial é a habilidade que cada pessoa tem para organizar e interpretar informações sensoriais que recebe do ambiente e do próprio corpo, para agir de acordo com determinada situação (Cardoso, 2022).
( ) O conceito de resposta adaptativa na teoria de Integração Sensorial é básico e fundamental. 
( ) De acordo com algumas autoras como Magalhães (2008) e Cardoso (2022), a teoria de Integração sensorial vem passando por mudanças ao longo dos anos, numa tentativa de integrar novos conceitos da Neurobiologia e a evolução da Terapia Ocupacional.
( ) Os problemas de modulação sensorial se manifestam como dificuldades em ajustar, de forma gradual e adequada ao ambiente, tanto a intensidade quanto o tipo de resposta aos estímulos sensoriais.
Alternativas
Q3063782 Terapia Ocupacional
Bundy et al. (2002) dividem as disfunções de Integração Sensorial (IS) em termos de transtornos de modulação, que têm mais impacto social, e problemas de discriminação, que têm maior impacto motor. Os problemas mais comuns quanto aos transtornos de modulação são
Alternativas
Q3063777 Terapia Ocupacional
A cognição consiste em uma hierarquia interativa que inclui capacidades cognitivas primárias, habilidades cognitivas de nível superior e metaprocessos. Segundo Radomski (1998), constituem as capacidades cognitivas primárias:
Alternativas
Q3056335 Terapia Ocupacional
Assinale a opção que indica o principal objetivo da Terapia do Espelho (TE) no contexto da neurorreabilitação do membro superior com paresia pós-AVC.
Alternativas
Q3056334 Terapia Ocupacional
Relacione as disfunções de integração sensorial com suas respectivas definições.

1. Disfunções da modulação sensorial
2. Disfunções da discriminação sensorial
3. Disfunções do planejamento motor
( ) problemas no ajuste e processamento das mensagens neurais que carregam informações sobre intensidade, frequência, duração, complexidade e novidade de estímulos sensoriais.
( ) Déficit na habilidade para idealizar, planejar e executar um ato motor não habitual na sequência correta.
( ) Diminuição da habilidade para discriminar toques, movimentos,, força ou posições do corpo no espaço.

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
Alternativas
Q3056333 Terapia Ocupacional
Assinale a opção que indica qual o diagnóstico mais apropriado para casos nos quais, na ausência de outros distúrbios físicos / neurológicos conhecidos, há um prejuízo acentuado no desenvolvimento da coordenação motora, resultando em desempenho significativamente abaixo do esperado para a idade cronológica e nível cognitivo da criança nas Atividades de Vida Diária que requerem coordenação motora.
Alternativas
Q3056323 Terapia Ocupacional
Assinale a opção que corretamente descreve o papel da Terapia Ocupacional (TO) nos serviços da Rede de Atenção Psicossocial nacional.
Alternativas
Q3056322 Terapia Ocupacional
Assinale a opção que indica o principal objetivo da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) no contexto da Saúde Mental brasileira.
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: C
4: B
5: E
6: C
7: C
8: B
9: A
10: A
11: D
12: C
13: C
14: D
15: D
16: A
17: B
18: A
19: E
20: B