Questões de Concurso
Sobre terapia ocupacional e saúde da família em terapia ocupacional
Foram encontradas 119 questões
I. O terapeuta ocupacional pode articular recursos da rede pública (CRAS, CAPS, UBS) para acompanhar o usuário em suas necessidades cotidianas.
II. O planejamento da alta deve considerar fatores socioeconômicos, estilo de vida e suporte familiar, visando manter os ganhos obtidos durante a internação.
III. A integralidade consiste em reestruturar o paciente unicamente para atividades simples, descartando a abordagem de atividades complexas ou sociais.
IV. Há relevância em envolver equipes multiprofissionais na transferência de cuidados, compartilhando relatórios que informem a evolução ocupacional.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Sobre o NASF, assinale a alternativa INCORRETA:
I. A promoção da saúde coletiva na Terapia Ocupacional, frequentemente limitada a contextos clínicos e de reabilitação, negligencia a incorporação de abordagens preventivas baseadas em modelos ecológicos de saúde, que considerem os múltiplos determinantes sociais e as condições de vida das populações, conforme enfatizado por estudos contemporâneos que sugerem a necessidade de práticas mais integradas e interdisciplinares para a efetivação de políticas públicas de saúde pública e a redução das desigualdades sociais.
II. A Terapia Ocupacional em Saúde Coletiva tem se concentrado principalmente em ações de reabilitação física individualizada, com pouca ênfase nas estratégias de promoção da saúde coletiva, prevenindo doenças e melhorando as condições de vida das populações vulneráveis por meio de políticas públicas interdisciplinares.
Assinale a alternativa CORRETA:
No contexto das Unidades de Terapia Intensivas Neonatais (UTIN) é comum que o tempo de internação das crianças seja prolongado, o que acarreta uma série de sofrimentos e ansiedades nos pais, e em especial nas mães, que na maioria dos casos costuma acompanhar a internação dos filhos na qualidade de acompanhantes. Como forma de prover um cuidado abrangente, capaz de acolher e dar vazão ao sofrimento de mães e pais de crianças internadas em UTIN, os Terapeutas Ocupacionais podem munir-se de intervenções:
As especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, no Brasil, são:
Como denunciam Souza e Rocha (2021), a maior parte das ações de cuidado voltadas às crianças em serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) centra-se exclusivamente nelas, isolando seus processos de cuidado daqueles destinados a suas famílias e adotando uma perspectiva biomédica e reducionista. Para que seja possível construir ações em terapia ocupacional abrangentes, em serviços de APS voltados para crianças, é necessário:
I. Na fase I, não é necessário avaliar a cognição e analisar o desempenho ocupacional do paciente em atividades manuais. II. Na fase II, um dos pilares terapêuticos é a adoção de técnicas de redução de estresse para o cuidador, visando a aliviar o estresse e a sobrecarga de cuidado vivenciada no dia a dia. III. Na fase III, os cuidadores aprendem a generalizar estratégias aprendidas e simplificar as atividades para declínios cognitivos futuros, por exemplo, aumentando os estímulos para os pacientes.
Está CORRETO o que se afirma: