Questões de Concurso
Sobre terapia ocupacional na atenção à saúde do adulto em terapia ocupacional
Foram encontradas 124 questões
I. O terapeuta ocupacional pode articular recursos da rede pública (CRAS, CAPS, UBS) para acompanhar o usuário em suas necessidades cotidianas.
II. O planejamento da alta deve considerar fatores socioeconômicos, estilo de vida e suporte familiar, visando manter os ganhos obtidos durante a internação.
III. A integralidade consiste em reestruturar o paciente unicamente para atividades simples, descartando a abordagem de atividades complexas ou sociais.
IV. Há relevância em envolver equipes multiprofissionais na transferência de cuidados, compartilhando relatórios que informem a evolução ocupacional.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Augusta, 42 anos, sofreu um acidente de trânsito há seis meses, o que resultou em uma lesão medular, afetando a sua mobilidade e causando limitações nas suas atividades diárias. Ela é atendida por um terapeuta ocupacional que, ao aplicar a CIF, observa as condições de saúde, os fatores ambientais e pessoais que influenciam a sua funcionalidade.
Considerando esse contexto, para avaliar a funcionalidade de Augusta e auxiliar na elaboração de um plano terapêutico, a CIF:
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, as doenças cardiovasculares compõem a principal causa de morte no Brasil, contabilizando uma morte a cada 90 segundos. Esse cenário epidemiológico também exige mudanças na oferta de cuidados em saúde no país, voltados à prevenção, cura e reabilitação de pessoas com este tipo de patologia. É correto afirmar que a intervenção da terapia ocupacional junto a pessoas cardiopatas deve levar em conta:
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.
Olivia, 50 anos, apresenta fadiga, espasticidade muscular, dificuldade para andar, incontinência urinária e déficits cognitivos, principalmente no que se refere à atenção e a funções executivas. As pioras notadas no caso de Olívia ocorrem em períodos de surtos, que duram de duas a três semanas, havendo períodos de uma certa estabilidade do quadro em períodos subsequentes. Olivia também apresenta mudanças em sua rotina ocupacional, com dificuldades para a realização de suas atividades de vida diária e de vida prática, o que a torna mais dependende de seu marido e filhos para a realização de atividades simples do dia-a-dia. Esse aspécto da dependência de Olívia a entristece e faz com que apresente perspectivas negativas em relação a seu futuro, auto-estima, e o desmonte de seus projetos de vida.
Autor
Considerando o caso de Olívia, é correto afirmar que, as concepções de independência de Olivia, frente a uma doença que impacta de modo signifivo seus fazeres cotidianos, precisa ser modificada para que o atendimento terapeutico-ocupacional possa produzir mudanças na participação social e na qualidade de vida, considerando-se:
Como equipamento de Rede de Atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde, o hospital deve atender aos princípios e diretrizes do sistema.
Analise o caso a seguir.
Homem de 47 anos de idade chega ao hospital via Serviço de Atendimento Médico de Urgência, com suspeita de fratura no fêmur devido à acidente de trânsito. Após cirurgia, é encaminhado para o serviço de terapia ocupacional, no qual não recebe atendimento sob a justificativa da lesão não impossibilitar nenhuma atividade prática cotidiana.
O princípio do Sistema Único de Saúde violado nessa situação é:
Considere o cenário hipotético a seguir.
Mulher internada via atendimento de urgência / emergência, com indicativo de acidente vascular encefálico (AVE) e, durante o processo de internação, foi atendida pela terapeuta ocupacional. No processo de atendimento, a profissional abordou elementos cotidianos como treinos de atividades da vida diária (AVD) e atividades instrumentais da vida diária (AIVD).
A partir do breve histórico apresentado, assinale a alternativa correta.
Considere que um terapeuta ocupacional é responsável pelo atendimento de um determinado paciente, menor de idade, em processo de internamento em um hospital. Durante o processo de atendimento, esse paciente relata divergir da opinião dos pais em relação ao processo de transfusão de sangue, já que eles são contrários ao procedimento devido à religião que praticam. Por coincidência, esse paciente tem a indicação do procedimento de transfusão de sangue para dar continuidade do tratamento. Em conversa com os pais do paciente, estes refutam o procedimento indicado.
Frente ao exposto nesse cenário, qual deve ser a conduta adequada do terapeuta ocupacional?
Nos casos de dependência química, as ações e intervenções comuns realizadas por um terapeuta ocupacional são: