Questões de Concurso
Sobre terapia ocupacional na atenção à saúde do trabalhador em terapia ocupacional
Foram encontradas 170 questões
( ) A utilização do trabalho nos hospitais psiquiátricos, também chamada de terapia ativa, e a constatação de seu potencial terapêutico impulsionaram a transformação das práticas assistenciais e facilitaram o desenvolvimento da Ergoterapia (Terapia Ocupacional) com a utilização de métodos adaptados a cada doente.
( ) Há um ganho social pelo trabalho, ou seja, o trabalho é um fator de pertinência a grupos, de acesso a salários indiretos e a certos direitos sociais.
( ) O Sistema de Trabalho Toyotista visa garantir os direitos sociais do trabalhador e sua saúde, opondo-se à automação e mecanização do trabalho.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
A Ergonomia __________ avalia os processos mentais utilizados pelo trabalhador na execução das suas atividades e estuda como esses processos influenciam as suas interações com outros elementos do sistema, de modo a examinar questões que afetem o nível cognitivo dos trabalhadores e intervir nelas. Nesse domínio, analisam-se raciocínio, controle motor, armazenamento e recuperação de memória, concentração e atenção.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
Tendo como referência o caso clínico hipotético precedente, julgue o próximo item.
O terapeuta ocupacional desempenha um papel fundamental para o processo de retorno ao trabalho, intervindo na reabilitação física, psicossocial e profissional no âmbito do programa da previdência social.
Tendo como referência o caso clínico hipotético precedente, julgue o próximo item.
O terapeuta ocupacional faz uso do método da análise ergonômica do trabalho para compreender a atividade laboral; o método se apresenta em quatro etapas: análise da demanda, análise da tarefa, análise da atividade e retorno ao trabalho.
Tendo como referência o caso clínico hipotético precedente, julgue o próximo item.
O terapeuta ocupacional pode avaliar o perfil epidemiológico dos casos de adoecimento no hospital de campanha com o método da vigilância em saúde do trabalhador.
Tendo como referência o caso clínico hipotético precedente, julgue o próximo item.
A intervenção da terapia ocupacional na saúde do trabalhador é pautada na Resolução n.º 459, a qual destaca a atuação no ambiente e nos processos de trabalho.
Tendo como referência o caso clínico hipotético precedente, julgue o próximo item.
A anamnese clínico-ocupacional é uma ferramenta para a investigação inicial da relação entre saúde e trabalho, a partir da coleta de informações junto ao trabalhador.
O terapeuta ocupacional, no âmbito de sua atuação profissional, é competente para avaliar as potencialidades, dificuldades e necessidades do indivíduo para a utilização de produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços de Tecnologia Assistiva.
Diante do exposto, podemos afirmar, EXCETO
Técnicas que capacitam um indivíduo a alcançar o equilíbrio entre os elementos ocupacionais de sua vida para reduzir o estresse, melhorar a qualidade de vida, desenvolver potencialidades e alcançar objetivos pessoais relevantes.
Tendo em vista o processo de exclusão sistêmica enfrentado por pessoas com sofrimento psíquico severo e persistente, a Economia Solidária pode se configurar em uma alternativa de geração de trabalho e renda para essa população.
Assinale a opção que apresenta como a Economia Solidária pode
contribuir neste contexto.
A figura acima ilustra o sinal de Tinel que é um teste que pode ser usado pelo terapeuta ocupacional em suas avaliações.
Assinale a opção que indica a patologia que é avaliada por meio
desse teste.
O texto a seguir serve de base para responder as perguntas de número 36 a 40.
A equipe de saúde do hospital onde você, terapeuta ocupacional, trabalha encaminhou solicitação de avaliação para o Serviço de Terapia Ocupacional do Sr. Juramir, um paciente que apresenta várias alterações neurológicas.
É uma dificuldade que um paciente com déficit em memória de trabalho apresenta:
Um paciente de 40 anos de idade, casado, 1 filho de 7 meses de vida, ciclista, trabalha como operador de empilhadeira. Há 1 ano, foi diagnosticado com LER/DORT, mas não realizou tratamento de forma adequada. Atualmente, procurou atendimento ambulatorial com piora do quadro: diminuição da sensibilidade nas mãos, parestesia forte e com irradiação, edema, dor que alivia em repouso e, consequentemente, queda da produtividade laboral, além da perda da força muscular, impossibilitando-o de segurar o filho no colo, praticar ciclismo e realizar suas atividades básicas de vida diária (ABVD’s) de modo mais independente. Encontra-se ansioso e depressivo e foi encaminhado ao setor de terapia ocupacional.
Quanto à atuação da terapia ocupacional na saúde do trabalhador, assinale a alternativa correta.