Questões de Concurso
Sobre globalização no turismo em turismo
Foram encontradas 28 questões
A análise de mercado deve considerar não só os participantes de um mercado, mas todos os fatores que exercem influências sobre ele. Sobre a análise de mercado e a demanda turística, analisar os itens.
I. As questões macroambientais devem ser verificadas para uma análise minuciosa, fazendo-se necessário analisar questões políticas, sociais, econômicas e culturais para entender os movimentos de mercado.
II. A realidade atual deve ser analisada isoladamente para que o direcionamento das ações de mercado não se torne obsoleto a longo prazo.
III. O modismo influencia o desempenho do turismo. Sendo uma intenção de compra de curta duração, deverá ser aproveitada com reações rápidas à mudança de comportamento dos consumidores.
IV. As tendências são uma sequência de eventos com força e durabilidade e que podem revelar como será o futuro do consumo e quais oportunidades podem ser aproveitadas como, por exemplo, o envelhecimento da população.
Está CORRETO o que se afirma:
Em um estudo recente, foi constatado que o Brasil recebeu ______ milhões de turistas internacionais em 2023, sendo que a maior parte deles veio da(dos) __________. O setor de turismo contribuiu com aproximadamente __________ % para o PIB nacional. A cidade mais visitada foi __________, conhecida por seus ícones culturais e eventos internacionais. A maior motivação para os turistas que visitaram o Brasil foi _________.
Marque a opção que preenche CORRETA e respectivamente as lacunas.
O Brasil é um país privilegiado para o desenvolvimento do Turismo. Com escala continental e heterogeneidade na sua composição geográfica e cultural, o país possui clima ameno e está menos propenso a catástrofes climáticas, permitindo que a receita com o turismo, ainda pequena face ao seu potencial, cresça a cada ano e contribua com o desenvolvimento da economia brasileira (Trigo, 2009). O país apresentou crescimento no setor turístico acima do crescimento econômico entre 2003 e 2009 (Brasil, 2012a) e ficou posicionado em sexto lugar no ranking por países em 2012, em relação à contribuição absoluta do Turismo ao PIB (WTTC, 2013a).
Apesar da tendência ao crescimento dos números do turismo brasileiro, o mercado de cruzeiros marítimos no país não acompanha essa tendência. O segmento vinha acompanhando a evolução do mercado de turismo até a temporada do verão de 2010-2011; a partir de então, a taxa de crescimento da demanda por cruzeiros marítimos começou a cair (Brasil Cruises, 2013; CLIA-ABREMAR, 2011 e 2014b). O mesmo não se dá no mercado global, europeu e norte-americano, que vem mantendo taxas crescentes da demanda (CLIA, 2013b). O aumento da demanda ao longo dos anos vinha justificando o aumento da oferta de navios no nosso litoral, que passou de seis na temporada 2004-2005, para vinte navios em 2010-2011 (CLIA-ABREMAR, 2011).
No entanto, na temporada de 2011-2012, o número caiu para dezessete e, em 2012-2013, houve nova queda para quinze navios na costa brasileira (CLIA-ABREMAR, 2014a). Na sequência, uma nova redução na temporada 2013-2014, que teve onze navios, com a oferta de leitos 15% menor e 13% menos cruzeiristas do que a temporada anterior (CLIA-ABREMAR, 2013c). (REVISTA ROSA DOS VENTOS, 2015).
O texto acima aborda, dentre outros temas, o crescimento mundial do segmento de cruzeiros, que utiliza o navio como meio de transporte. No século XVIII, as grandes transformações nos meios de transportes causadas pela Revolução Industrial foram fundamentais para o desenvolvimento da atividade turística tal qual conhecemos hoje. Segundo Castelli (2002), naquela época o turismo, assim como hoje, apresentava duas tendências, um “turismo itinerante” e um turismo “residencial” ou de 27 “estada”. Sobre o Turismo “residencial” ou de “estada”, o referido autor aponta alguns movimentos que mais se destacam dentro dessa tendência entre os séculos XVIII e XIX. Marque a alternativa que apresenta esses três movimentos.
I – Termalismo, grand tour e diligências.
II – Termalismo, Cassinismo, paisagismo e Montanhismo.
III – Grand tour, diligências e romarias.
Em relação ao Código Mundial de Ética do Turismo (OMT, 1999), assinale a alternativa que NÃO corresponde aos seus princípios
A medida da capacidade que o ambiente natural tem de tolerar a interferência turística de forma que ainda possa se regenerar é denominada capacidade de carga
Acerca desse tipo de mídia, é correto afirmar que
( ) Os impactos positivos e negativos do turismo em localidades receptoras estão atrelados ao investimento no planejamento e gestão dos destinos turísticos por meio da atuação dos agentes sociais.
( ) Considera-se como impacto positivo o fortalecimento da venda de suvenires fabricados em outros países/estados e em larga escala, que são comercializados nas localidades receptoras para atender às demandas dos turistas.
( ) A turistificação das áreas urbanas centrais para fruição do turismo é um fator que agrega ao desenvolvimento local, porém corre-se o risco de afastar as populações locais no acesso ao lazer.
( ) A oferta de roteiros turísticos que divergem dos tradicionais city tours é uma forma de democratizar os olhares sobre os destinos turísticos.
( ) As depredações ao patrimônio cultural material, que por sua vez faz parte do grupo de atrativos turísticos, impactam positivamente a localidade quando este é destruído.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. A Green Destinations é uma organização global criada na Holanda para apoiar destinos sustentáveis, seus negócios e suas comunidades.
II. Bombinhas integra a relação de vencedores do TOP 100 nas edições de 2021 e 2022 com duas histórias: Descobrindo Bombinhas e Pesca Artesanal da Tainha, ambas na categoria Cultura & Tradição.
III. Em 2023, Bombinhas recebeu o selo prata de certificação de gestão sustentável do programa Awards & Certifications da Green Destinations.
Assinale a alterativa que apresenta as afirmativas corretas.
A Organização Mundial do Turismo - OMT fornece liderança e apoio ao setor de turismo para expandir o conhecimento e avançar nas políticas de turismo em todo o mundo, defender o turismo responsável e promover o turismo como força motriz para o crescimento econômico, desenvolvimento inclusivo e sustentabilidade ambiental. Em 2015, a Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) definiu 169 metas mundiais para levar o mundo a um caminho sustentável. Trata-se de um compromisso dos países que compõem o organismo para cumprir as metas propostas, organizadas em 17 objetivos. Essa ação está organizada em um documento orientativo chamado Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Marque a alternativa em que NENHUM dos três elementos compõe os Objetivos para o Desenvolvimento
Sustentável (ODS).
Os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável são conhecidos também como uma agenda de compromissos dos países membros da ONU. Essa agenda é nomeada: