Questões de Concurso Sobre turismo

Foram encontradas 1.004 questões

Q3081863 Turismo
As Instâncias de Governança Regionais (IGRs) são entidades sem fins lucrativos integradas por municípios de uma mesma região com afinidades culturais, sociais e econômicas, que se unem para organizar, desenvolver e consolidar a atividade turística local e regional de forma sustentável, regionalizada e descentralizada, com a participação da sociedade civil e do setor privado. Anteriormente reconhecidas por circuitos turísticos, passaram a receber nova titulação a partir da publicação de diretrizes fixadas no Decreto nº 48.804/2024, que instituiu a Política Estadual de Turismo, sendo reconhecidas como Instâncias de Governança Regionais após o cumprimento das diretrizes fixadas no Decreto nº 47.687/2019, e pela Resolução Secult nº 16/2020. O trabalho dessas entidades se dá por meio da integração contínua dos municípios, gestores públicos, iniciativa privada e sociedade civil, consolidando uma identidade regional e protagonizando o desenvolvimento por meio de alianças e parcerias. Hoje, o estado de Minas Gerais conta com 48 IGRs certificadas. O município de Divinópolis faz parte da seguinte Instância de Governança Regional:
Alternativas
Q3081862 Turismo
O Programa de Regionalização do Turismo é um programa estruturante do Ministério, que trabalha a convergência e a interação de todas as ações desempenhadas pelo MTur com estados e municípios brasileiros. Seu objetivo principal é o de apoiar a estruturação dos destinos, a gestão e a promoção do turismo no país, a partir de eixos estruturantes com vistas à promoção do desenvolvimento regional.
(Ministério do Turismo – Estratégias Territoriais Para o Desenvolvimento Turístico.)

Quais os eixos de atuação definidos pelo Ministério do Turismo, dentro do programa de regionalização?
Alternativas
Q3081861 Turismo
A Categorização dos Municípios das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento elaborado pelo Ministério do Turismo para identificar o desempenho da economia do setor nos municípios que constam no Mapa do Turismo Brasileiro. Esse instrumento, previsto como uma estratégia de implementação do Programa de Regionalização do Turismo, permite tomar decisões mais acertadas e implementar políticas que respeitem as peculiaridades dos municípios brasileiros.
(Ministério do Turismo – Programa de Regionalização do Turismo.)

A categorização é estabelecida pela Portaria MTUR nº 41/2021, e pode servir para:

1. Otimizar a distribuição de recursos públicos. 2. Orientar a elaboração de políticas específicas para cada categoria de municípios. 3. Auxiliar na atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, que é realizada periodicamente. 4. Auxiliar na reflexão sobre o papel de cada município no processo de desenvolvimento turístico regional. 5. Aperfeiçoar a gestão pública, na medida em que fornece aos gestores do Ministério e dos Estados mais um instrumento para subsidiar a tomada de decisão.

Conforme a Categorização dos Municípios das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro, o município de Divinópolis está classificado na categoria:
Alternativas
Q3081860 Turismo
O Plano Nacional de Turismo (PNT) é o instrumento que estabelece diretrizes e estratégias para a implementação da Política Nacional de Turismo. O objetivo principal desse documento é ordenar as ações do setor público, orientando o esforço do Estado e a utilização dos recursos públicos para o desenvolvimento do turismo. Dentro das linhas de atuação do plano tem-se marketing e apoio à comercialização, que trouxeram por iniciativa à promoção, em âmbito nacional e internacional, os destinos e os produtos turísticos brasileiros. Sobre as estratégias empregadas para essa promoção, segundo o PNT 2018-2022, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Redefinir os destinos brasileiros prioritários para a promoção nacional e internacional.
( ) Incentivar eventos geradores de fluxo turístico e fortalecer a cooperação na promoção do turismo.
( ) Desenvolver novas ferramentas para armazenamento e divulgação de informações turísticas e mercadológicas dos destinos brasileiros.
( ) Ampliar a utilização da inteligência de mercado no turismo para fins promocionais e promover projetos de relacionamento com a imprensa.

A sequência está correta em
Alternativas
Q3081859 Turismo
Diversos fatores influenciam a tomada de decisão para a escolha em conhecer um destino turístico. Podemos citar condições econômicas, promoção e divulgação do destino, acessibilidade ao destino, infraestrutura do local e, nos dias atuais, muito fortemente, as tendências sociais. Em uma pesquisa de demanda turística realizada pelo Observatório de Turismo de Minas Gerais, publicada em 2022, a principal motivação entre os entrevistados na cidade de Divinópolis foi: 
Alternativas
Q3081858 Turismo
O Ministério do Turismo, no módulo operacional 7 – “Roteirização Turística”, evidencia a conceituação sobre atrativos turísticos: “locais, objetos, equipamentos, pessoas, fenômenos, eventos ou manifestações capazes de motivar o deslocamento de pessoas para conhecê-los”. Esses atrativos são classificados em categorias; assinale-as.
Alternativas
Q3081857 Turismo
O conceito de produto turístico é definido por Kuazaqui (2000) como “tudo aquilo que pode ser ofertado a um mercado com a finalidade de comercialização”. Para Petrocchi (2001), “produto turístico é objeto de comercialização sistematizada pelo setor, composto de três serviços: transporte, hospedagem e lazer (ou outro motivo qualquer para a realização da viagem)”. E Ruschmann (2000) define produto turístico como “uma combinação de bens e serviços disponíveis ao consumo do turista, e que, embora formando um todo, pode ser adquirido pelo turista na sua totalidade ou de forma parcial”. No âmbito do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil, podemos entender por produto turístico “o conjunto de ______________________ acrescidos de facilidades, localizados em um ou mais municípios, ofertado de forma organizada por um determinado preço.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior. 
Alternativas
Q3081856 Turismo
Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o patrimônio imaterial é transmitido de geração a geração, constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A Constituição Federal reconhece a inclusão no patrimônio a ser preservado pelo Estado em parceria com a sociedade dos bens culturais que sejam referências dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira.
( ) A Constituição Federal de 1988, em seus artigos 215 e 216, ampliou a noção de patrimônio cultural ao reconhecer a existência de bens culturais de natureza material e imaterial.
( ) Os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares.

A sequência está correta em
Alternativas
Q3081855 Turismo
É notório que o turismo é um setor que ocasiona impactos significativos, sejam eles positivos ou negativos. Territórios que estão demasiadamente ligados e dependentes do turismo podem se tornar destinos vulneráveis ou utilizar o turismo como propulsor do destino. A Organização Mundial do Turismo (OMT) ressalta que existem impactos negativos que podem causar a degradação do destino e destaca, também, os impactos positivos que o turismo agrega ao território. Segundo a OMT (2005), o turismo sustentável reforça a união do campo da sustentabilidade:

I. Econômica. II. Sociocultural. III. Ecológica. IV. Ambiental.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3081854 Turismo
Para Dencker (1998), “o estudo científico do turismo é um trabalho recente, de natureza multidisciplinar e interdisciplinar, tendo em vista que está inserido num ambiente sujeito a influências de diferentes paradigmas”. Conforme o enunciado, podemos entender que o turismo tem natureza(s): 
Alternativas
Q3080797 Turismo
Acerca do tema ‘turismo cultural’, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3080796 Turismo
O turismo possui jargões técnicos que facilitam a comunicação entre os trabalhadores do setor, elevando o nível de profissionalismo e o padrão de serviços. Esses termos favorecem a organização e o funcionamento de agências de viagens, empresas de transportes, meios de hospedagem e atrações turísticas.
Considerando a importância da terminologia turística, observe o texto abaixo:

Depois de uma viagem longa e turbulenta, cheguei ao hotel, me dirigi ao balcão da recepção para realizar o _____ e, nesse momento, aconteceu mais um transtorno: o setor de reservas havia praticado _____ e não havia UH disponível para mim. Ainda bem que eu estava com o _____ em mãos para comprovar que a agência havia efetuado a minha reserva! O gerente me pediu desculpas e, para contornar a situação, propôs como solução que eu me hospedasse noutro hotel da mesma rede, situado ali perto. Aceitei e fui conduzida até lá. Como forma de se desculpar pelo contratempo, ele me ofereceu um _____, me acomodando numa suíte bem maior e mais confortável do que a que eu ficaria. Na manhã seguinte, fiz o _____ que estava incluso no pacote, que foi uma ótima opção para conhecer de forma panorâmica os principais pontos turísticos da cidade! 

Assinale a alternativa que aponta os termos que preenchem respectiva e CORRETAMENTE as lacunas acima.
Alternativas
Q3080795 Turismo
Qual das afirmações abaixo está CORRETA?
Alternativas
Q3080794 Turismo
Olga mora na Alemanha e resolveu passar as férias no Brasil. Depois de procurar uma agência e analisar as sugestões apresentadas, ela decidiu conhecer vir ao Brasil. O pacote escolhido por ela incluía: seis diárias em Salvador, cinco diárias em Maceió, três diárias em Fernando de Noronha e sete diárias no Recife. A agência de turismo receptivo responsável pela programação dela em Pernambuco incluiu um passeio ao Agreste. Na data marcada, ela e outros turistas, que também estavam hospedados em Boa Viagem, saíram logo após o café da manhã, conheceram as riquezas culturais de Bezerros e Caruaru e retornaram ao Recife no fim da tarde. Após as três semanas de férias no Nordeste brasileiro, Olga voltou para o seu país de origem satisfeita, levando fotografias, lembranças e muitas histórias para contar.
Diante do exposto, selecione a alternativa que responde respectivamente as questões abaixo:

I. Considerando os efeitos na balança comercial, que país desempenhou o papel de exportador? II. Em relação a Caruaru, qual a classificação de Olga nessa viagem? III. Em relação a Fernando de Noronha, qual a classificação de Olga nessa viagem?

Assinale a alternativa cujos termos respondem respectiva e CORRETAMENTE aos itens acima. 
Alternativas
Q3080793 Turismo
O que se entende por oferta turística?
Alternativas
Q3080792 Turismo
A respeito dos impactos socioculturais provocados pela atividade turística, é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Q3080791 Turismo
Qual das afirmações abaixo é verdadeira?
Alternativas
Q3080790 Turismo
O Ministério do Turismo brasileiro recomenda que consumidores resguardem seus direitos, dando algumas orientações neste sentido.
Qual das recomendações abaixo NÃO é dada pelo órgão?
Alternativas
Q3080789 Turismo
Cadastur é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo. O programa é executado pelo Ministério do Turismo em parceria com os órgãos oficiais de turismo nos 26 estados e no Distrito Federal.
O cadastro no sistema NÃO é obrigatório para
Alternativas
Q3080788 Turismo
A estatística aplicada ao turismo é fundamental por possibilitar a tomada de decisões baseadas em evidências, reduzindo incertezas e riscos. Costa e Giannotti (2013) afirmam que o método estatístico é “um conjunto de fases, que devem ser seguidas na ordem determinada, para se obter resultados estatísticos”.
COSTA, G. G. O.; GIANNOTTI, J. D. G. Estatística Aplicada ao Turismo. v. 1 – 2.ed. – Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2013.

Assinale a alternativa que não se constitui uma das fases do método estatístico.
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: B
4: A
5: D
6: D
7: D
8: A
9: B
10: D
11: D
12: E
13: E
14: C
15: B
16: D
17: C
18: D
19: E
20: C