Questões de Concurso Público CELESC 2024 para Engenheiro - Engenharia Civil
Foram encontradas 6 questões
Os solos transportados são formados devido a processos de erosão, transporte e deposição, provocados por agentes como água, vento, gravidade e gelo. Sobre este tema, analise as afirmativas abaixo:
I. Os solos aluvionares são solos transportados e depositados pela ação da gravidade na base de encostas, decorrentes de processo de antigos escorregamentos.
II. Os solos eólicos são transportados pelo vento, tendo como exemplo típico as dunas. Em função do constante atrito entre os grãos, observa-se que estes apresentam forma arredondada.
III. Solos coluvionares são solos transportados e depositados pela ação da água, sendo encontrados no fundo de leitos e nas margens dos meandros dos rios.
IV. Solos Orgânicos, também chamados de turfas, são caracterizados por apresentarem elevado teor de matéria orgânica decomposta.
V. Solos glaciais são originários do derretimento de geleiras. São encontrados normalmente em regiões de clima tropical devido a predominância de baixas temperaturas.
As afirmativas CORRETAS são:
A consistência de um solo é alterada sempre que seu teor de umidade – w é alterado. Com a mudança do teor de umidade o solo pode se apresentar em diferentes estados de consistência, sendo eles: sólido, semi-sólido, plástico e líquido, como pode ser observado na Figura 1. As mudanças entre um estado e outro são caracterizadas por limites correspondentes a valores de teores de umidade.
Figura 1 – Estados e limites de consistência de um solo. (adaptado de DAS e SOBHAN, 2019)
I. Consistência é a propriedade atribuída a solos que não apresentam grãos de silte e argila.
II. Um solo quando se apresenta no estado plástico, permite ser moldado sem sofrer variação de volume.
III. A mudança de estado de consistência é determinada por meio de limites. Estes limites são denominados, limite de liquidez, limite de plasticidade e limite de solidificação.
IV. O limite de plasticidade corresponde ao teor de umidade em que o solo passa do seu estado plástico para o semi-sólido ou vice-versa.
V. O estado de consistência sólido é caracterizado pela variação de seu volume com a mudança do teor de umidade.
As afirmativas CORRETAS são:
A classificação de um solo pode ser determinada por meio de sua textura que é dada pela forma e tamanho dos grãos do solo. Com relação a classificação textural do solo, assinale a resposta CORRETA:
I. Os grãos de argila, apresentam diâmetros inferiores aos das areias, e a forma destas partículas geralmente se apresenta como lamelar.
II. O ensaio utilizado para identificar as porcentagens de partículas com diâmetros iguais aos dos siltes e argilas é denominado sedimentação.
III. Para a realização do ensaio de granulometria se utiliza de um conjunto de peneiras, as quais são dispostas umas sobre as outras, sendo as peneiras que apresentam menores diâmetros encaixadas sobre as de maiores diâmetros.
IV. A análise granulométrica de um solo é composta por dois ensaios, denominados de ensaio de peneiramento e ensaio de sedimentação.
V. O ensaio de peneiramento permite classificar todos os grãos com diâmetros acima de 0,075 mm, que corresponde ao das areias finas, ou que ficam retidos acima da peneira de número 10.
As afirmativas CORRETAS são:
Obras geotécnicas são executadas com diferentes finalidades, seja para conter um maciço de terra (muros de contenção), transmitir cargas para o solo (fundações), permitir o armazenamento de água (barragens), entre outros. Para que este tipo de obra desempenhe corretamente sua função é de fundamental importância ter o conhecimento das tensões atuantes sobre estas estruturas. Com base nos estudos de Distribuição de Tensões nos Solos, avalie as afirmativas a seguir
I. As tensões presentes no interior de um solo são provenientes do seu peso próprio e dos carregamentos externos quando presentes.
II. As tensões presentes em um meio contínuo, podem ser normais e cisalhantes.
III. Quando a superfície do terreno é plana ou horizontal, aceita-se, intuitivamente, que a tensão atuante num plano horizontal a uma certa profundidade seja normal ao plano e as tensões cisalhantes sejam nulas.
IV. Para se determinar as tensões atuantes na base de um perfil de solo estratificado há a necessidade de se conhecer o Peso Específico de cada camada de solo presente sobre este ponto.
V. A água presente no interior do solo, abaixo do nível freático, quando se encontra em repouso, exerce pressão hidrostática sobre as partículas sólidas, reduzindo desta forma a tensão efetiva atuante.
É CORRETO o que se afirmar em:
Quando se estuda obras sobre solos moles, realizar o ensaio de adensamento é essencial para o cálculo da magnitude dos recalques e sua evolução com o tempo. Como resultado deste ensaio é obtida a curva de compressão do solo. A Figura 1 ilustra uma curva de compressão típica. Assinale a alternativa CORRETA levando em consideração as informações apresentadas na Figura 1.
Figura 1 – Curva de compressão (Autor)
I. A curva de compressão permite entender a história geológica do solo a ser adensado, pois seu estado de campo pode ser correlacionado com a máxima tensão já recebida por este solo.
II. Quando o solo, na sua condição de campo, está submetido a tensões inferiores à de pré-adensamento – σ’vm podemos denominá-lo como solo sobreadensado.
III. A região da curva correspondente ao Trecho 2 é conhecida como reta virgem.
IV. De acordo com a curva de compressão, quando o solo sofre um alívio de tensões, como, por exemplo, em uma obra de escavação, os recalques observados serão negativos, ou seja, será observado um efeito expansivo do solo.
V. Quando a tensão efetiva do solo for igual à tensão de pré-adensamento é possível afirmar que o solo nunca esteve submetido anteriormente a maiores tensões, ou seja, ele é normalmente adensado.
As afirmativas CORRETAS são: