Questões de Concurso Público Prefeitura de Lajeado Grande - SC 2024 para Professor - Artes
Foram encontradas 8 questões
I."A história é um extraordinário mostruário onde aparecem, como cristais de cores que variam de tonalidade segundo a luz, as diferentes ideias que configuraram os estilos de vida do homem."
Essa frase compara a história a uma exibição de ideias que moldaram os estilos de vida humanos, usando a metáfora de cristais que mudam de cor conforme são iluminados.
II."Não se deixar esmagar nunca pelos problemas, por mais difíceis que pareçam. Ao contrário, esforçar a imaginação para buscar saídas e soluções. Conceber as dificuldades como provas para a nossa inteligência e nossa vontade."
Esse trecho quer dizer que não se deve permitir que os problemas o dominem, mas sim usar a imaginação para encontrar soluções e encarar os desafios como oportunidades para testar nossa inteligência e determinação.
III."É evidente que não basta sonhar para converter-se em um triunfador. Temos que atuar, temos que saber desenvolver uma sã atividade fundamentada na vontade. Não atuar por atuar, mas sim elegendo as melhores e mais adequadas ações."
Isso significa que apenas sonhar não é suficiente para alcançar o sucesso. É necessário agir e desenvolver uma atividade saudável baseada na vontade. Não basta agir por agir, mas sim escolher as ações mais adequadas e eficazes para alcançar os objetivos desejados.
É correto o que se afirma em:
O que assinalava o triunfo há um século, ou algumas décadas atrás, hoje pode bem parecer uma ideia desfocada e fora de moda, considerando que outras ambições tomaram o lugar das anteriores.
Em relação às regras de acentuação gráfica, assinale o item INCORRETO.
"... ajustando-nos à lei que faz do conjunto − nós e os demais − uma massa coerente na qual não se pode sobressair, nem sequer para encontrar esse sucesso por outros caminhos."
"TEMOS QUE atuar, TEMOS QUE saber desenvolver uma sã atividade fundamentada na vontade."
A repetição proposital da expressão "TEMOS QUE" como recurso estilístico, dando ênfase àquilo que se repete, é uma característica da seguinte figura de linguagem: