Questões de Concurso Público Prefeitura de Dores do Indaiá - MG 2023 para Nível Superior - Manhã
Foram encontradas 30 questões
I. Coloca-se como prioridade a atenção à infância e à adolescência para que se efetive o previsto na Constituição.
II. Executivo e Legislativo devem atuar em consonância em relação à população de zero a dezoito anos em nome do bem maior de mitigar horrores históricos e caminhar no sentido de colocá-la no centro do cumprimento das garantias constitucionais.
III. Mesmo com ações de relevância na contemporaneidade, elas ainda não se mostram suficientes e plenamente eficientes, por estarem exatamente presas à ideia de absoluta prioridade.
Assinale
Assinale a alternativa cujo termo indicado não possa substituir o sublinhado no período acima, sob pena de forte alteração de sentido.
Os termos sublinhados no período acima se classificam, respectivamente, como
Os termos sublinhados no período acima exercem, respectivamente, função sintática de
As duas ocorrências do QUE no período acima se classificam, respectivamente, como
I. A gestão das ações e dos serviços de saúde deve ser solidária e participativa entre os três entes da Federação: a União, os Estados e os municípios.
II. A rede que compõe o SUS é ampla e abrange tanto ações quanto os serviços de saúde.
III. Engloba a atenção primária, média e alta complexidades, os serviços urgência e emergência, a atenção hospitalar, as ações e serviços das vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental e assistência farmacêutica.
Assinale
I. É reconhecido por todos a relevância dos Conselhos de Saúde na descentralização das ações do SUS, no controle do cumprimento de seus princípios e na promoção da participação da população na sua gestão.
II. Em seu processo de consolidação no âmbito das políticas públicas, os Conselhos de Saúde, como instâncias colegiadas e deliberativas à estrutura do SUS, representam espaços participativos nos quais emerge uma nova cultura política, configurando-se como uma prática na qual se faz presente o diálogo, a contestação e a negociação a favor da democracia e da cidadania.
III. A dinâmica de funcionamento dos Conselhos de Saúde é estabelecida nas relações entre usuários, gestores, prestadores de serviço e trabalhadores de saúde, sendo, portanto, suas deliberações, em geral, resultado de negociações que contemplam a diferença de interesses de cada segmento e representações. Garantem, ainda, transparência de relação entre os distintos grupos que o constituem, no trato das questões de saúde sob sua avaliação, e que reforçam a necessidade de interatividade desses segmentos.
Assinale
Trata-se do seguinte indicador de saúde:
I. No caso das doenças endêmico-epidêmicas a descentralização das ações deve ser estruturada com cuidado. Assumem grande importância os níveis regionais e macrorregionais (estadual) de atuação.
II. Na esfera regional, os Escritórios Regionais de Saúde (Ersa) e a Sucen são instâncias estratégicas para a articulação de programas de controle de vetores para a articulação epidêmicas.
III. Suas atribuições fundamentais, definidas em vários documentos oficiais, deveriam ser de "articuladores" do controle de enfermidades, apoio às atividades de treinamento das equipes locais, além de organização de discussões técnicas e elaboração de diagnósticos regionais.
Assinale
I. O Pacto pela Saúde é um conjunto de reformas institucionais do SUS pactuado entre as três esferas de gestão (União, Estados e Municípios) com o objetivo de promover inovações nos processos e instrumentos de gestão, visando alcançar maior eficiência e qualidade das respostas do Sistema Único de Saúde.
II. Ao mesmo tempo, o Pacto pela Saúde redefine as responsabilidades de cada gestor em função das necessidades de saúde da população e na busca da equidade social.
III. A implementação do Pacto pela Saúde se dá pela adesão de Municípios, Estados e União ao Termo de Compromisso de Gestão (TCG).
Assinale
Trata-se de