Questões de Concurso Público Prefeitura de Palestina - AL 2019 para Biomédico

Foram encontradas 30 questões

Q1614109 Biomedicina - Análises Clínicas
Leia as afirmativas a seguir:
I. Devido à sua baixa especificidade, os imunoensaios (ou ELISA) não permitem detectar quantidades mínimas do analito. II. A linhagem mieloide compreende os granulócitos polimorfonucleados (neutrófilo, eosinófilo e basófilo) e monócitos.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1614110 Biomedicina - Análises Clínicas
Leia as afirmativas a seguir:
I. As bactérias em formas de cocos (esféricas) constituem um grupo de bactérias mais homogêneo em relação ao tamanho. Os cocos tomam denominações diferentes de acordo com o seu arranjo. II. A bromatologia tem como função analisar os alimentos de forma detalhada, ou seja, sua composição química, seu valor nutricional, seu valor energético, suas propriedades físicas e químicas etc. III. O controle de qualidade em análises clínicas inclui o estudo superficial de alguns erros ocorridos no laboratório, excluindo-se aqueles ocorridos entre a preparação do paciente e a entrega do laudo.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1614111 Biomedicina - Análises Clínicas
Leia as afirmativas a seguir:
I. A espectrometria de massa não pode ser usada para identificar compostos desconhecidos. II. A hematologia é o ramo da biologia que estuda o sistema nervoso. III. Todas as atividades no laboratório devem ser documentadas por meio de procedimentos operacionais padrão (POP) ou instruções de trabalho (IT), que deverão estar sempre acessíveis aos funcionários envolvidos nas atividades.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1614112 Biomedicina - Análises Clínicas
Leia as afirmativas a seguir:
I. Embora existam milhares de espécies bacterianas, elas podem ser agrupadas em três tipos morfológicos gerais: cocos, bacilos e espiralados. II. A cromatografia é um método de análise que permite efetuar a separação, a identificação e a quantificação das espécies químicas. III. Dentre os tipos de espectrometria de massa, o de ionização por electrospray favorece a análise de compostos com elevada massa molecular.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1614113 Biomedicina - Análises Clínicas
Leia as afirmativas a seguir:
I. A Hematologia, além de estudar o estado de normalidade dos elementos sanguíneos e dos órgãos hematopoiéticos, estuda também as doenças a eles relacionadas. II. A Hematologia estuda os elementos figurados do sangue: hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas. III. O controle de qualidade em análises clínicas inclui o estudo detalhado de todos os procedimentos estatísticos utilizados para detectar os erros e descobrir suas causas, para minimizá-los.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1614114 Biomedicina - Análises Clínicas
Leia as afirmativas a seguir:
I. No contexto das análises toxicológicas, as análises quantitativas e qualitativas não precisam considerar as características físicas e químicas do analito em estudo. II. A ressonância magnética nuclear é o único exemplo de método espectroscópico de análise toxicológica. III. A medula óssea é o mais importante órgão da gênese das mais diversas células sanguíneas, pois lá estão as células-tronco que dão origem a células progenitoras de linhagens mielocíticas, linfocíticas, megacariócitos e eritroblastos.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1614115 Biomedicina - Análises Clínicas
Leia as afirmativas a seguir:
I. Uma das funções do sistema linfático é a absorção dos ácidos graxos e o transporte subsequente da gordura para o sistema circulatório. II. A bromatologia atua em vários segmentos desde o controle de qualidade dos alimentos até o armazenamento dos mesmos. III. A análise dos alimentos pode ser realizada por métodos convencionais, quando geralmente são utilizadas vidrarias e reagentes, não sendo necessário o uso de nenhum equipamento sofisticado; como também com métodos instrumentais que precisam do auxílio de equipamentos modernos e sofisticados para fazer as análises.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1614116 Biomedicina - Análises Clínicas
Leia as afirmativas a seguir:
I. Os vasos linfáticos têm a função de drenar o excesso de líquido que sai do sangue e banha as células, a linfa. II. As análises toxicológicas podem ser realizadas apenas em amostras de sangue. III. A cromatografia em papel, em camada delgada e em coluna são alguns métodos que podem ser utilizados em análises por biomédicos.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1614117 Biomedicina - Análises Clínicas
Leia as afirmativas a seguir:
I. As bactérias em forma de bastonete são células circulares em forma de cubo. Apresentam pequena variação na forma e no tamanho entre gêneros e espécies. II. A hematopoiese é o processo de conservação das células sanguíneas, que ocorre nos chamados órgãos hematopoiéticos, como os músculos da coxa e dos braços. III. As análises toxicológicas têm sua aplicação restrita ao tratamento de dependentes químicos.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1614118 Biomedicina - Análises Clínicas
Leia as afirmativas a seguir:
I. O laboratório clínico deve assegurar que os resultados produzidos reflitam, ainda que de forma inconsistente e pouco fidedigna, a situação clínica apresentada pelos pacientes, assegurando que representem o resultado de qualquer interferência no processo. II. O controle de qualidade em análises clínicas busca assegurar, ao laboratório clínico, um funcionamento confiável e eficiente, a fim de fornecer resultados válidos, em tempo útil, para auxiliar os médicos nas decisões diagnósticas. III. A espectrometria de massa é uma técnica analítica que não pode ser usada para quantificar materiais conhecidos.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1614119 Biomedicina - Análises Clínicas
Leia as afirmativas a seguir:
I. A espectrometria de massa é uma técnica analítica que pode ser usada para elucidar as propriedades químicas e estruturais de moléculas e biomoléculas. II. Os linfócitos B saem maduros da medula óssea, enquanto os linfócitos T precisam migrar para o Timo, onde irão sofrer o processo de maturação.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1614120 Biomedicina - Análises Clínicas
Leia as afirmativas a seguir:
I. As análises toxicológicas têm por objetivo elevar a exposição intencional do indivíduo às substâncias tóxicas. II. Os imunoensaios são testes analíticos que utilizam células nervosas (neurônios).
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1614121 Biomedicina - Análises Clínicas
Leia as afirmativas a seguir:
I. Os alimentos contaminados são aqueles que foram contaminados por germes patogênicos ou substâncias químicas capazes de causar doenças ou infecções. II. O alimento genuíno é o alimento saudável, ou seja, aquele que não possui nenhum tipo de substância não autorizada e cumpre as especificações regulamentárias.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1614122 Biologia
Leia as afirmativas a seguir:
I. A distribuição do oxigênio é feita através da interação da hemoglobina com o oxigênio do ar (que pode ser inspirado ou absorvido, como na respiração cutânea). II. Quando os monócitos migram para os tecidos, eles se transformam em macrófagos, que são células com baixo poder de fagocitose.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1614123 Biomedicina - Análises Clínicas
Leia as afirmativas a seguir:
I. A hemoglobina pode ser encontrada concentrada nas células adiposas, apenas. II. O hemograma compreende o eritrograma e o leucograma, apenas. III. O megacariocito refere-se às partes do citoplasma que dão origem às plaquetas, responsáveis pela não coagulação do sangue.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1614124 Português

Vigilância em saúde

A Vigilância em Saúde é responsável por ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis, pela vigilância de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, saúde ambiental e do trabalhador e também pela análise de situação de saúde da população brasileira.


Diante do novo contexto, em que diferentes estratégias e tecnologias são incorporadas às ações de saúde pública, a vigilância em saúde passa a ser entendida como um processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, disseminação de dados sobre eventos relacionados à saúde, que visa ao planejamento e à implementação de medidas de saúde pública para a proteção da saúde da população, a prevenção e controle de riscos, agravos e doenças, bem como para a promoção da saúde.


Dentro desse contexto, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), tem a função de coordenar programas de prevenção e controle de doenças transmissíveis de relevância nacional, como Aids, dengue, malária, hepatites virais, doenças imunopreveníveis, leishmaniose, hanseníase e tuberculose e do Programa Nacional de Imunizações (PNI); investigar surtos de doenças; coordenar a rede nacional de laboratórios de saúde pública; gestão de sistemas de informação de mortalidade, agravos de notificação obrigatória e nascidos vivos, realização de inquéritos de fatores de risco, coordenação de doenças e agravos não-transmissíveis e análise de situação de saúde, incluindo investigações e inquéritos sobre fatores de risco de doenças não transmissíveis, entre outras ações.


Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/2Gh1imd

Com base no texto 'Vigilância em saúde', leia as afirmativas a seguir:
I. De acordo com o texto, a vigilância em saúde pode ser entendida como um processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação e disseminação de dados sobre eventos relacionados à saúde. II. São exemplos de doenças transmissíveis de relevância nacional, de acordo com o texto, a Aids, a dengue, a malária, as hepatites virais, as doenças imunopreveníveis, a leishmaniose, a hanseníase e a tuberculose. III. O texto afirma, no último parágrafo, que a realização de inquéritos de fatores de risco e a coordenação de doenças e agravos não-transmissíveis são atividades realizadas exclusivamente pelos agentes do Ministério da Saúde, não havendo, de acordo com o autor, o compartilhamento de atividades ou processos com outros entes públicos nos níveis estadual ou municipal.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1614125 Português

Vigilância em saúde

A Vigilância em Saúde é responsável por ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis, pela vigilância de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, saúde ambiental e do trabalhador e também pela análise de situação de saúde da população brasileira.


Diante do novo contexto, em que diferentes estratégias e tecnologias são incorporadas às ações de saúde pública, a vigilância em saúde passa a ser entendida como um processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, disseminação de dados sobre eventos relacionados à saúde, que visa ao planejamento e à implementação de medidas de saúde pública para a proteção da saúde da população, a prevenção e controle de riscos, agravos e doenças, bem como para a promoção da saúde.


Dentro desse contexto, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), tem a função de coordenar programas de prevenção e controle de doenças transmissíveis de relevância nacional, como Aids, dengue, malária, hepatites virais, doenças imunopreveníveis, leishmaniose, hanseníase e tuberculose e do Programa Nacional de Imunizações (PNI); investigar surtos de doenças; coordenar a rede nacional de laboratórios de saúde pública; gestão de sistemas de informação de mortalidade, agravos de notificação obrigatória e nascidos vivos, realização de inquéritos de fatores de risco, coordenação de doenças e agravos não-transmissíveis e análise de situação de saúde, incluindo investigações e inquéritos sobre fatores de risco de doenças não transmissíveis, entre outras ações.


Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/2Gh1imd

Com base no texto 'Vigilância em saúde', leia as afirmativas a seguir:
I. O texto afirma que o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), tem a função de investigar surtos de doenças e também de coordenar a rede nacional de laboratórios de saúde pública, entre outras atribuições. II. A Vigilância em Saúde, de acordo com o texto, é responsável por ações de disseminação, promoção e agravamento de doenças transmissíveis, assim como pela ocultação de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis. III. De acordo com o texto, a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), por meio do Ministério da Saúde, desenvolve as ações de vigilância para o monitoramento, combate e a prevenção de doenças que afetam os animais domésticos no Brasil.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1614126 Português

Vigilância em saúde

A Vigilância em Saúde é responsável por ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis, pela vigilância de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, saúde ambiental e do trabalhador e também pela análise de situação de saúde da população brasileira.


Diante do novo contexto, em que diferentes estratégias e tecnologias são incorporadas às ações de saúde pública, a vigilância em saúde passa a ser entendida como um processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, disseminação de dados sobre eventos relacionados à saúde, que visa ao planejamento e à implementação de medidas de saúde pública para a proteção da saúde da população, a prevenção e controle de riscos, agravos e doenças, bem como para a promoção da saúde.


Dentro desse contexto, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), tem a função de coordenar programas de prevenção e controle de doenças transmissíveis de relevância nacional, como Aids, dengue, malária, hepatites virais, doenças imunopreveníveis, leishmaniose, hanseníase e tuberculose e do Programa Nacional de Imunizações (PNI); investigar surtos de doenças; coordenar a rede nacional de laboratórios de saúde pública; gestão de sistemas de informação de mortalidade, agravos de notificação obrigatória e nascidos vivos, realização de inquéritos de fatores de risco, coordenação de doenças e agravos não-transmissíveis e análise de situação de saúde, incluindo investigações e inquéritos sobre fatores de risco de doenças não transmissíveis, entre outras ações.


Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/2Gh1imd

Com base no texto 'Vigilância em saúde', leia as afirmativas a seguir:
I. No texto são listadas algumas doenças transmissíveis de relevância nacional, como a Aids, a dengue, a amiotrofia espinhal progressiva, a distrofia muscular progressiva, a malária e as hepatites virais. II. A vigilância em saúde, afirma o texto, visa ao planejamento e à implementação de medidas de saúde pública para a proteção da saúde da população, a prevenção e controle de riscos, agravos e doenças, bem como para a promoção da saúde. III. São atribuições da Vigilância em Saúde, de acordo com o texto, o monitoramento das doenças e agravos à saúde da população, inclusive das infecções que afetam os recém-nascidos e as gestantes, assim como a proteção dos direitos das mulheres, dos idosos e dos animais.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1614127 Português

Vigilância em saúde

A Vigilância em Saúde é responsável por ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis, pela vigilância de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, saúde ambiental e do trabalhador e também pela análise de situação de saúde da população brasileira.


Diante do novo contexto, em que diferentes estratégias e tecnologias são incorporadas às ações de saúde pública, a vigilância em saúde passa a ser entendida como um processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, disseminação de dados sobre eventos relacionados à saúde, que visa ao planejamento e à implementação de medidas de saúde pública para a proteção da saúde da população, a prevenção e controle de riscos, agravos e doenças, bem como para a promoção da saúde.


Dentro desse contexto, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), tem a função de coordenar programas de prevenção e controle de doenças transmissíveis de relevância nacional, como Aids, dengue, malária, hepatites virais, doenças imunopreveníveis, leishmaniose, hanseníase e tuberculose e do Programa Nacional de Imunizações (PNI); investigar surtos de doenças; coordenar a rede nacional de laboratórios de saúde pública; gestão de sistemas de informação de mortalidade, agravos de notificação obrigatória e nascidos vivos, realização de inquéritos de fatores de risco, coordenação de doenças e agravos não-transmissíveis e análise de situação de saúde, incluindo investigações e inquéritos sobre fatores de risco de doenças não transmissíveis, entre outras ações.


Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/2Gh1imd

Com base no texto 'Vigilância em saúde', leia as afirmativas a seguir:
I. Após a leitura do texto, é possível inferir que a Vigilância em Saúde é responsável por ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis, e também pela vigilância de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis. II. Embora as ações de saúde ambiental e do trabalhador estejam incluídas no escopo das atribuições da Vigilância em Saúde, a análise de situação de saúde da população brasileira e o monitoramento das doenças transmissíveis não estão incluídos no âmbito da Vigilância em Saúde, atualmente, de acordo com o texto. III. De acordo com o texto, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), tem a função de gestão de sistemas de informação de mortalidade, agravos de notificação obrigatória e nascidos vivos, realização de inquéritos de fatores de risco, coordenação de doenças e agravos não-transmissíveis e análise de situação de saúde, incluindo investigações e inquéritos sobre fatores de risco de doenças não transmissíveis, entre outras ações.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1614128 Português

Vigilância em saúde

A Vigilância em Saúde é responsável por ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis, pela vigilância de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, saúde ambiental e do trabalhador e também pela análise de situação de saúde da população brasileira.


Diante do novo contexto, em que diferentes estratégias e tecnologias são incorporadas às ações de saúde pública, a vigilância em saúde passa a ser entendida como um processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, disseminação de dados sobre eventos relacionados à saúde, que visa ao planejamento e à implementação de medidas de saúde pública para a proteção da saúde da população, a prevenção e controle de riscos, agravos e doenças, bem como para a promoção da saúde.


Dentro desse contexto, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), tem a função de coordenar programas de prevenção e controle de doenças transmissíveis de relevância nacional, como Aids, dengue, malária, hepatites virais, doenças imunopreveníveis, leishmaniose, hanseníase e tuberculose e do Programa Nacional de Imunizações (PNI); investigar surtos de doenças; coordenar a rede nacional de laboratórios de saúde pública; gestão de sistemas de informação de mortalidade, agravos de notificação obrigatória e nascidos vivos, realização de inquéritos de fatores de risco, coordenação de doenças e agravos não-transmissíveis e análise de situação de saúde, incluindo investigações e inquéritos sobre fatores de risco de doenças não transmissíveis, entre outras ações.


Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/2Gh1imd

Com base no texto 'Vigilância em saúde', leia as afirmativas a seguir:
I. Coordenar programas de prevenção e controle de doenças transmissíveis de relevância nacional é uma função do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), de acordo com o texto. II. A Vigilância em Saúde é responsável por ações de saúde ambiental e do trabalhador e também pela análise de situação de saúde da população brasileira, afirma o texto. III. O texto aponta que as ações realizadas pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), contribuem para a redução das ocorrências de doenças transmissíveis, para a diminuição da mortalidade e para a melhoria das condições gerais de saúde e segurança da população brasileira.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: B
4: D
5: D
6: B
7: D
8: C
9: A
10: B
11: A
12: D
13: A
14: B
15: A
16: C
17: B
18: B
19: C
20: C