Questões de Concurso Público Prefeitura de Palestina - AL 2019 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 30 questões

Q1656209 Fonoaudiologia
Leia as afirmativas a seguir: I. O fonoaudiólogo pode participar das ações do Atendimento Educacional Especializado (AEE). II. A fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana escrita, apenas. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1656210 Fonoaudiologia
Leia as afirmativas a seguir: I. O fonoaudiólogo é impedido de colaborar na adaptação dos espaços escolares e recursos pedagógicos, no que se refere a situações de comunicação e de aprendizagem. II. O fonoaudiólogo não pode contribuir com o processo de alfabetização e letramento na Educação Infantil ou nas séries iniciais do Ensino Fundamental. III. Os distúrbios de desenvolvimento da fala e da linguagem sempre facilitam o desenvolvimento cognitivo, social e emocional do indivíduo na idade escolar ou adolescência. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1656211 Fonoaudiologia
Leia as afirmativas a seguir: I. Os distúrbios de desenvolvimento da linguagem (oral e escrita) de causa idiopática em crianças e adolescentes são aqueles que sempre ocorrem em conjunto com outras anormalidades, tais como a deficiência mental, a paralisia cerebral e as deficiências auditivas. II. O fonoaudiólogo é o profissional habilitado para identificar, diagnosticar e tratar indivíduos com distúrbios da comunicação oral e escrita, da voz e da audição. III. A faringe é um órgão tubular que se inicia nas coanas, com prolongação para baixo no pescoço, com a forma de um funil. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1656212 Fonoaudiologia
Leia as afirmativas a seguir: I. O atraso "simples" na aquisição da linguagem facilita o amadurecimento e a experimentação da linguagem. II. O fonoaudiólogo pode propor programas de estimulação de linguagem, habilidades auditivas e/ou visuais, controle de ruídos, entre outros. III. Os distúrbios da fala e da linguagem são doenças prevalentes na infância, passíveis de prevenção e tratamento quando diagnosticados precocemente. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1656213 Fonoaudiologia
Leia as afirmativas a seguir: I. O campo de ação da fonoaudiologia limita-se ao desenvolvimento das habilidades comunicativas das crianças até os 5 anos de idade. II. O fonoaudiólogo tem uma formação e experiência na área do desenvolvimento da linguagem e da aprendizagem que muito pode contribuir para o sucesso do processo educacional. III. A fonoaudiologia preocupa-se com a linguagem oral, exclusivamente. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1656214 Fonoaudiologia
Leia as afirmativas a seguir: I. A raiz da estrutura da língua, com músculos genio-hiloideo e milohiloideo, é fixa no osso hiloide e na mandíbula. II. Os distúrbios de desenvolvimento da fala e da linguagem (oral e escrita) de causa idiopática em crianças e adolescentes são aqueles que sempre ocorrem em conjunto com outras anormalidades, tais como a deficiência mental, a paralisia cerebral, as deficiências auditivas e outras. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1656215 Fonoaudiologia
Leia as afirmativas a seguir: I. O fonoaudiólogo não pode promover ações de saúde para a comunidade escolar. II. Os distúrbios da comunicação não ocorrem na infância. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1656216 Fonoaudiologia
Leia as afirmativas a seguir: I. A imensa mobilidade da língua é viabilizada pelas fibras musculares intrínsecas que estão dispostas em um complexo de fascículos em várias direções. II. A língua é fixada pelos músculos no osso hioide, na mandíbula, nos processos estiloides, no palato mole e na parede da faringe. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1656217 Fonoaudiologia
Leia as afirmativas a seguir: I. Os primeiros anos de vida da criança não possuem relação com o desenvolvimento da linguagem. II. Os distúrbios da comunicação constituem algumas das doenças infantis menos prevalentes, manifestando-se exclusivamente como atraso e sem o envolvimento de componentes funcionais da audição ou fala. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1656218 Fonoaudiologia
Leia as afirmativas a seguir: I. A fonoaudiologia preocupa-se com a função vestibular (equilíbrio), apenas. II. A fala é o canal que inviabiliza a expressão da linguagem. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1656219 Fonoaudiologia
Leia as afirmativas a seguir: I. É vedado ao fonoaudiólogo atuar em favor da otimização do processo de alfabetização e letramento no ambiente escolar. II. A comunicação não-verbal já pode ser observada no indivíduo desde muito jovem, como as variações do tônus (contração e descontração muscular) entre a mãe e o bebê, o olho no olho e as expressões faciais. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1656220 Fonoaudiologia
Leia as afirmativas a seguir: I. O atraso simples de linguagem é encontrado em crianças que apresentam defasagem no desenvolvimento da linguagem. II. O crânio é revestido por um envoltório fibroso, firmemente aderido ao couro cabeludo, a chamada aponeurose epicraniana. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1656221 Fonoaudiologia
Leia as afirmativas a seguir: I. O fonoaudiólogo possui conhecimentos aprofundados sobre as habilidades cognitivas e linguísticas envolvidas na aprendizagem. II. A fala é o canal que inviabiliza a expressão da linguagem e não corresponde à realização motora da linguagem. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1656222 Fonoaudiologia
Leia as afirmativas a seguir: I. É vedado ao fonoaudiólogo orientar atividades de promoção da comunicação oral e escrita no ambiente escolar. II. É vedado ao fonoaudiólogo oferecer suporte às atividades no Atendimento Educacional Especializado (AEE) no ambiente escolar. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1656223 Fonoaudiologia
Leia as afirmativas a seguir: I. Os distúrbios de desenvolvimento da linguagem sempre facilitam o desenvolvimento cognitivo, social e emocional do indivíduo na idade escolar. II. Os músculos mastigadores são músculos esqueléticos, pois se inserem apenas em ossos. III. A atuação do fonoaudiólogo educacional abrange, fundamentalmente, as áreas da linguagem oral e da aprendizagem da leitura e da escrita. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1656224 Saúde Pública

Vigilância em saúde

A Vigilância em Saúde é responsável por ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis, pela vigilância de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, saúde ambiental e do trabalhador e também pela análise de situação de saúde da população brasileira. 

Diante do novo contexto, em que diferentes estratégias e tecnologias são incorporadas às ações de saúde pública, a vigilância em saúde passa a ser entendida como um processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, disseminação de dados sobre eventos relacionados à saúde, que visa ao planejamento e à implementação de medidas de saúde pública para a proteção da saúde da população, a prevenção e controle de riscos, agravos e doenças, bem como para a promoção da saúde. 

Dentro desse contexto, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), tem a função de coordenar programas de prevenção e controle de doenças transmissíveis de relevância nacional, como Aids, dengue, malária, hepatites virais, doenças imunopreveníveis, leishmaniose, hanseníase e tuberculose e do Programa Nacional de Imunizações (PNI); investigar surtos de doenças; coordenar a rede nacional de laboratórios de saúde pública; gestão de sistemas de informação de mortalidade, agravos de notificação obrigatória e nascidos vivos, realização de inquéritos de fatores de risco, coordenação de doenças e agravos não-transmissíveis e análise de situação de saúde, incluindo investigações e inquéritos sobre fatores de risco de doenças não transmissíveis, entre outras ações. Adaptado.

Disponível em: http://bit.ly/2Gh1imd 

Com base no texto 'Vigilância em saúde', leia as afirmativas a seguir: I. De acordo com o texto, a vigilância em saúde pode ser entendida como um processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação e disseminação de dados sobre eventos relacionados à saúde. II. São exemplos de doenças transmissíveis de relevância nacional, de acordo com o texto, a Aids, a dengue, a malária, as hepatites virais, as doenças imunopreveníveis, a leishmaniose, a hanseníase e a tuberculose. III. O texto afirma, no último parágrafo, que a realização de inquéritos de fatores de risco e a coordenação de doenças e agravos não-transmissíveis são atividades realizadas exclusivamente pelos agentes do Ministério da Saúde, não havendo, de acordo com o autor, o compartilhamento de atividades ou processos com outros entes públicos nos níveis estadual ou municipal. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1656225 Saúde Pública

Vigilância em saúde

A Vigilância em Saúde é responsável por ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis, pela vigilância de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, saúde ambiental e do trabalhador e também pela análise de situação de saúde da população brasileira. 

Diante do novo contexto, em que diferentes estratégias e tecnologias são incorporadas às ações de saúde pública, a vigilância em saúde passa a ser entendida como um processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, disseminação de dados sobre eventos relacionados à saúde, que visa ao planejamento e à implementação de medidas de saúde pública para a proteção da saúde da população, a prevenção e controle de riscos, agravos e doenças, bem como para a promoção da saúde. 

Dentro desse contexto, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), tem a função de coordenar programas de prevenção e controle de doenças transmissíveis de relevância nacional, como Aids, dengue, malária, hepatites virais, doenças imunopreveníveis, leishmaniose, hanseníase e tuberculose e do Programa Nacional de Imunizações (PNI); investigar surtos de doenças; coordenar a rede nacional de laboratórios de saúde pública; gestão de sistemas de informação de mortalidade, agravos de notificação obrigatória e nascidos vivos, realização de inquéritos de fatores de risco, coordenação de doenças e agravos não-transmissíveis e análise de situação de saúde, incluindo investigações e inquéritos sobre fatores de risco de doenças não transmissíveis, entre outras ações. Adaptado.

Disponível em: http://bit.ly/2Gh1imd 

Com base no texto 'Vigilância em saúde', leia as afirmativas a seguir: I. O texto afirma que o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), tem a função de investigar surtos de doenças e também de coordenar a rede nacional de laboratórios de saúde pública, entre outras atribuições. II. A Vigilância em Saúde, de acordo com o texto, é responsável por ações de disseminação, promoção e agravamento de doenças transmissíveis, assim como pela ocultação de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis. III. De acordo com o texto, a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), por meio do Ministério da Saúde, desenvolve as ações de vigilância para o monitoramento, combate e a prevenção de doenças que afetam os animais domésticos no Brasil. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1656226 Saúde Pública

Vigilância em saúde

A Vigilância em Saúde é responsável por ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis, pela vigilância de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, saúde ambiental e do trabalhador e também pela análise de situação de saúde da população brasileira. 

Diante do novo contexto, em que diferentes estratégias e tecnologias são incorporadas às ações de saúde pública, a vigilância em saúde passa a ser entendida como um processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, disseminação de dados sobre eventos relacionados à saúde, que visa ao planejamento e à implementação de medidas de saúde pública para a proteção da saúde da população, a prevenção e controle de riscos, agravos e doenças, bem como para a promoção da saúde. 

Dentro desse contexto, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), tem a função de coordenar programas de prevenção e controle de doenças transmissíveis de relevância nacional, como Aids, dengue, malária, hepatites virais, doenças imunopreveníveis, leishmaniose, hanseníase e tuberculose e do Programa Nacional de Imunizações (PNI); investigar surtos de doenças; coordenar a rede nacional de laboratórios de saúde pública; gestão de sistemas de informação de mortalidade, agravos de notificação obrigatória e nascidos vivos, realização de inquéritos de fatores de risco, coordenação de doenças e agravos não-transmissíveis e análise de situação de saúde, incluindo investigações e inquéritos sobre fatores de risco de doenças não transmissíveis, entre outras ações. Adaptado.

Disponível em: http://bit.ly/2Gh1imd 

Com base no texto 'Vigilância em saúde', leia as afirmativas a seguir: I. No texto são listadas algumas doenças transmissíveis de relevância nacional, como a Aids, a dengue, a amiotrofia espinhal progressiva, a distrofia muscular progressiva, a malária e as hepatites virais. II. A vigilância em saúde, afirma o texto, visa ao planejamento e à implementação de medidas de saúde pública para a proteção da saúde da população, a prevenção e controle de riscos, agravos e doenças, bem como para a promoção da saúde. III. São atribuições da Vigilância em Saúde, de acordo com o texto, o monitoramento das doenças e agravos à saúde da população, inclusive das infecções que afetam os recém-nascidos e as gestantes, assim como a proteção dos direitos das mulheres, dos idosos e dos animais. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1656227 Saúde Pública

Vigilância em saúde

A Vigilância em Saúde é responsável por ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis, pela vigilância de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, saúde ambiental e do trabalhador e também pela análise de situação de saúde da população brasileira. 

Diante do novo contexto, em que diferentes estratégias e tecnologias são incorporadas às ações de saúde pública, a vigilância em saúde passa a ser entendida como um processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, disseminação de dados sobre eventos relacionados à saúde, que visa ao planejamento e à implementação de medidas de saúde pública para a proteção da saúde da população, a prevenção e controle de riscos, agravos e doenças, bem como para a promoção da saúde. 

Dentro desse contexto, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), tem a função de coordenar programas de prevenção e controle de doenças transmissíveis de relevância nacional, como Aids, dengue, malária, hepatites virais, doenças imunopreveníveis, leishmaniose, hanseníase e tuberculose e do Programa Nacional de Imunizações (PNI); investigar surtos de doenças; coordenar a rede nacional de laboratórios de saúde pública; gestão de sistemas de informação de mortalidade, agravos de notificação obrigatória e nascidos vivos, realização de inquéritos de fatores de risco, coordenação de doenças e agravos não-transmissíveis e análise de situação de saúde, incluindo investigações e inquéritos sobre fatores de risco de doenças não transmissíveis, entre outras ações. Adaptado.

Disponível em: http://bit.ly/2Gh1imd 

Com base no texto 'Vigilância em saúde', leia as afirmativas a seguir: I. Após a leitura do texto, é possível inferir que a Vigilância em Saúde é responsável por ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis, e também pela vigilância de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis. II. Embora as ações de saúde ambiental e do trabalhador estejam incluídas no escopo das atribuições da Vigilância em Saúde, a análise de situação de saúde da população brasileira e o monitoramento das doenças transmissíveis não estão incluídos no âmbito da Vigilância em Saúde, atualmente, de acordo com o texto. III. De acordo com o texto, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), tem a função de gestão de sistemas de informação de mortalidade, agravos de notificação obrigatória e nascidos vivos, realização de inquéritos de fatores de risco, coordenação de doenças e agravos não-transmissíveis e análise de situação de saúde, incluindo investigações e inquéritos sobre fatores de risco de doenças não transmissíveis, entre outras ações. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1656228 Saúde Pública

Vigilância em saúde

A Vigilância em Saúde é responsável por ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis, pela vigilância de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, saúde ambiental e do trabalhador e também pela análise de situação de saúde da população brasileira. 

Diante do novo contexto, em que diferentes estratégias e tecnologias são incorporadas às ações de saúde pública, a vigilância em saúde passa a ser entendida como um processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, disseminação de dados sobre eventos relacionados à saúde, que visa ao planejamento e à implementação de medidas de saúde pública para a proteção da saúde da população, a prevenção e controle de riscos, agravos e doenças, bem como para a promoção da saúde. 

Dentro desse contexto, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), tem a função de coordenar programas de prevenção e controle de doenças transmissíveis de relevância nacional, como Aids, dengue, malária, hepatites virais, doenças imunopreveníveis, leishmaniose, hanseníase e tuberculose e do Programa Nacional de Imunizações (PNI); investigar surtos de doenças; coordenar a rede nacional de laboratórios de saúde pública; gestão de sistemas de informação de mortalidade, agravos de notificação obrigatória e nascidos vivos, realização de inquéritos de fatores de risco, coordenação de doenças e agravos não-transmissíveis e análise de situação de saúde, incluindo investigações e inquéritos sobre fatores de risco de doenças não transmissíveis, entre outras ações. Adaptado.

Disponível em: http://bit.ly/2Gh1imd 

Com base no texto 'Vigilância em saúde', leia as afirmativas a seguir: I. Coordenar programas de prevenção e controle de doenças transmissíveis de relevância nacional é uma função do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), de acordo com o texto. II. A Vigilância em Saúde é responsável por ações de saúde ambiental e do trabalhador e também pela análise de situação de saúde da população brasileira, afirma o texto. III. O texto aponta que as ações realizadas pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), contribuem para a redução das ocorrências de doenças transmissíveis, para a diminuição da mortalidade e para a melhoria das condições gerais de saúde e segurança da população brasileira. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: C
5: B
6: B
7: D
8: A
9: D
10: D
11: C
12: A
13: B
14: D
15: C
16: C
17: B
18: B
19: C
20: C