Questões de Concurso Público Prefeitura de Palestina - AL 2019 para Odontólogo

Foram encontradas 30 questões

Q1656179 Odontologia

Leia as afirmativas a seguir:

I. São fatores de agravamento do risco da cárie, entre outros, o amplo acesso ao flúor, o eficiente controle mecânico do biofilme (placa bacteriana) e o consumo reduzido e pouco frequente de açúcar.

II. A polpa está contida entre paredes inextensíveis representadas pela dentina, e possui em sua periferia, em contato direto com a dentina, células especializadas representadas pelos odontoblastos.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1656180 Odontologia
Leia as afirmativas a seguir: I. Os pré-molares são os dentes com duas pontas (cúspides) na superfície que servem para esmagar e moer os alimentos. II. O desenvolvimento radicular inicia-se um pouco após a formação coronária. Os epitélios, interno e externo, do órgão do esmalte formam a bainha epitelial de Hertwig na alça cervical, a qual se prolifera continuamente crescendo em direção apical para formação da raiz. III. O tratamento restaurador atraumático (TRA) é considerado uma estratégia de tratamento não apropriada para lesões cariosas iniciais. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1656181 Odontologia
Leia as afirmativas a seguir: I. Os caninos são os dentes com pontas agudas (cúspides) que rasgam os alimentos. II. A matriz de dentina é constituída exclusivamente de proteínas não colágenas. III. A periodontite é um grupo de doenças que se caracteriza pela não inflamação dos tecidos de sustentação e proteção dos dentes, acompanhada do aumento de inserção de tecido conjuntivo. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1656182 Odontologia
Leia as afirmativas a seguir: I. O esmalte é o tecido mais duro e mineralizado de todo o corpo humano. II. A polpa é um tecido conjuntivo, portanto, de origem mesenquimal. III. Se a cárie conseguir atravessar o esmalte, ela não conseguirá atacar a dentina. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1656183 Odontologia
Leia as afirmativas a seguir: I. Os incisivos são os dentes frontais afiados em forma de cinzel que cortam os alimentos. II. A gengivite é a parte da mucosa mastigatória que cobre o processo alveolar e circunda a porção cervical dos dentes. III. A atividade metabólica das bactérias resulta em um contínuo processo de mineralização do tecido dentário, e o equilíbrio nesse processo pode causar uma progressão da desmineralização do dente com consequente cura da lesão de cárie. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1656184 Odontologia
Leia as afirmativas a seguir: I. Anatomia Dental é a ciência que estuda as formas dos dentes, que são considerados um órgão do corpo humano, importante e complexo, que tem função, sensibilidade e ação motora. II. O periodonto de proteção tem a importante função de promover a homeostasia, vedando o meio interno. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1656185 Odontologia
Leia as afirmativas a seguir: I. A formação do dente inicia-se durante a sexta semana de vida embrionária do ser humano. A partir da proliferação do ectoderma relativo aos processos mandibular e maxilar, originam-se as lâminas dentais. II. A polpa é um tecido conjuntivo frouxo, que reage de forma similar a outros tecidos de mesma constituição encontrados em outras regiões do organismo em situações fisiológicas ou patológicas. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1656186 Odontologia
Leia as afirmativas a seguir: I. O Hidróxido de Cálcio é um material de proteção pulpar, sendo utilizado para o forramento de cavidades. II. A raiz, que mantém o dente inserido no osso, constitui cerca de dois terços do tamanho do dente. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1656187 Odontologia
Leia as afirmativas a seguir: I. Coroa é a porção visível do dente, quando este está implantado no seu alvéolo. Apresenta uma superfície lisa, polida e brilhante. II. Em crianças até 6 anos de idade, a dentina é composta por mais de 90% de material orgânico e menos de 2% de água. Marque a alternativa CORRETA
Alternativas
Q1656188 Odontologia
Leia as afirmativas a seguir: I. A polpa é um tecido nervoso rígido, que reage de forma diversa de outros tecidos de mesma constituição encontrados em outras regiões do organismo em situações fisiológicas ou patológicas. II. Os molares são especializados em triturar os alimentos. Esses dentes possuem várias cúspides na superfície de mordida. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1656189 Odontologia
Leia as afirmativas a seguir: I. A matriz de dentina é constituída basicamente de colágeno e proteínas não colágenas. II. A utilização de qualquer material ou procedimento restaurador deve condicionar o uso de uma proteção dentinopulpar que lhe seja compatível. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1656190 Odontologia
Leia as afirmativas a seguir: I. O diagnóstico para a identificação da lesão de cárie é realizado exclusivamente mediante radiografia da face. II. Na dentina, não há pequenos túbulos que vão diretamente à polpa do dente. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1656191 Odontologia
Leia as afirmativas a seguir: I. O esmalte será danificado se os dentes forem higienizados adequadamente. II. A dentística restauradora é a especialidade que tem como objetivo o estudo e a aplicação de procedimentos educativos, preventivos, operatórios e terapêuticos para destruir e retirar do dente a integridade anatomofuncional e estética. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1656192 Odontologia
Leia as afirmativas a seguir: I. O tratamento da doença cárie ativa deve ser coletivo e não deve compreender a remoção de placa, remoção da dentina cariada e nem o selamento das cavidades com material provisório (ionômero de vidro ou cimento modificado). II. A dentina formada durante o desenvolvimento dental é denominada de dentina secundária ou dentina de Hertz, enquanto a dentina que se forma fisiologicamente durante o desenvolvimento completo do dente é chamada de dentina primária ou dentina caudal. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1656193 Odontologia
Leia as afirmativas a seguir: I. O periodonto é o conjunto de tecidos integrados pela gengiva, osso alveolar, cemento e ligamento periodontal. II. A gengiva interdentária ocupa a ameia gengival, espaço interproximal situado acima da área do contato dentário. III. Os incisivos são os dentes frontais não afiados em forma de esfera. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1656194 Português

Vigilância em saúde

A Vigilância em Saúde é responsável por ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis, pela vigilância de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, saúde ambiental e do trabalhador e também pela análise de situação de saúde da população brasileira. 

Diante do novo contexto, em que diferentes estratégias e tecnologias são incorporadas às ações de saúde pública, a vigilância em saúde passa a ser entendida como um processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, disseminação de dados sobre eventos relacionados à saúde, que visa ao planejamento e à implementação de medidas de saúde pública para a proteção da saúde da população, a prevenção e controle de riscos, agravos e doenças, bem como para a promoção da saúde. 

Dentro desse contexto, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), tem a função de coordenar programas de prevenção e controle de doenças transmissíveis de relevância nacional, como Aids, dengue, malária, hepatites virais, doenças imunopreveníveis, leishmaniose, hanseníase e tuberculose e do Programa Nacional de Imunizações (PNI); investigar surtos de doenças; coordenar a rede nacional de laboratórios de saúde pública; gestão de sistemas de informação de mortalidade, agravos de notificação obrigatória e nascidos vivos, realização de inquéritos de fatores de risco, coordenação de doenças e agravos não-transmissíveis e análise de situação de saúde, incluindo investigações e inquéritos sobre fatores de risco de doenças não transmissíveis, entre outras ações. Adaptado.

Disponível em: http://bit.ly/2Gh1imd 

Com base no texto 'Vigilância em saúde', leia as afirmativas a seguir: I. De acordo com o texto, a vigilância em saúde pode ser entendida como um processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação e disseminação de dados sobre eventos relacionados à saúde. II. São exemplos de doenças transmissíveis de relevância nacional, de acordo com o texto, a Aids, a dengue, a malária, as hepatites virais, as doenças imunopreveníveis, a leishmaniose, a hanseníase e a tuberculose. III. O texto afirma, no último parágrafo, que a realização de inquéritos de fatores de risco e a coordenação de doenças e agravos não-transmissíveis são atividades realizadas exclusivamente pelos agentes do Ministério da Saúde, não havendo, de acordo com o autor, o compartilhamento de atividades ou processos com outros entes públicos nos níveis estadual ou municipal. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1656195 Português

Vigilância em saúde

A Vigilância em Saúde é responsável por ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis, pela vigilância de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, saúde ambiental e do trabalhador e também pela análise de situação de saúde da população brasileira. 

Diante do novo contexto, em que diferentes estratégias e tecnologias são incorporadas às ações de saúde pública, a vigilância em saúde passa a ser entendida como um processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, disseminação de dados sobre eventos relacionados à saúde, que visa ao planejamento e à implementação de medidas de saúde pública para a proteção da saúde da população, a prevenção e controle de riscos, agravos e doenças, bem como para a promoção da saúde. 

Dentro desse contexto, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), tem a função de coordenar programas de prevenção e controle de doenças transmissíveis de relevância nacional, como Aids, dengue, malária, hepatites virais, doenças imunopreveníveis, leishmaniose, hanseníase e tuberculose e do Programa Nacional de Imunizações (PNI); investigar surtos de doenças; coordenar a rede nacional de laboratórios de saúde pública; gestão de sistemas de informação de mortalidade, agravos de notificação obrigatória e nascidos vivos, realização de inquéritos de fatores de risco, coordenação de doenças e agravos não-transmissíveis e análise de situação de saúde, incluindo investigações e inquéritos sobre fatores de risco de doenças não transmissíveis, entre outras ações. Adaptado.

Disponível em: http://bit.ly/2Gh1imd 

Com base no texto 'Vigilância em saúde', leia as afirmativas a seguir: I. O texto afirma que o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), tem a função de investigar surtos de doenças e também de coordenar a rede nacional de laboratórios de saúde pública, entre outras atribuições. II. A Vigilância em Saúde, de acordo com o texto, é responsável por ações de disseminação, promoção e agravamento de doenças transmissíveis, assim como pela ocultação de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis. III. De acordo com o texto, a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), por meio do Ministério da Saúde, desenvolve as ações de vigilância para o monitoramento, combate e a prevenção de doenças que afetam os animais domésticos no Brasil. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1656196 Português

Vigilância em saúde

A Vigilância em Saúde é responsável por ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis, pela vigilância de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, saúde ambiental e do trabalhador e também pela análise de situação de saúde da população brasileira. 

Diante do novo contexto, em que diferentes estratégias e tecnologias são incorporadas às ações de saúde pública, a vigilância em saúde passa a ser entendida como um processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, disseminação de dados sobre eventos relacionados à saúde, que visa ao planejamento e à implementação de medidas de saúde pública para a proteção da saúde da população, a prevenção e controle de riscos, agravos e doenças, bem como para a promoção da saúde. 

Dentro desse contexto, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), tem a função de coordenar programas de prevenção e controle de doenças transmissíveis de relevância nacional, como Aids, dengue, malária, hepatites virais, doenças imunopreveníveis, leishmaniose, hanseníase e tuberculose e do Programa Nacional de Imunizações (PNI); investigar surtos de doenças; coordenar a rede nacional de laboratórios de saúde pública; gestão de sistemas de informação de mortalidade, agravos de notificação obrigatória e nascidos vivos, realização de inquéritos de fatores de risco, coordenação de doenças e agravos não-transmissíveis e análise de situação de saúde, incluindo investigações e inquéritos sobre fatores de risco de doenças não transmissíveis, entre outras ações. Adaptado.

Disponível em: http://bit.ly/2Gh1imd 

Com base no texto 'Vigilância em saúde', leia as afirmativas a seguir: I. No texto são listadas algumas doenças transmissíveis de relevância nacional, como a Aids, a dengue, a amiotrofia espinhal progressiva, a distrofia muscular progressiva, a malária e as hepatites virais. II. A vigilância em saúde, afirma o texto, visa ao planejamento e à implementação de medidas de saúde pública para a proteção da saúde da população, a prevenção e controle de riscos, agravos e doenças, bem como para a promoção da saúde. III. São atribuições da Vigilância em Saúde, de acordo com o texto, o monitoramento das doenças e agravos à saúde da população, inclusive das infecções que afetam os recém-nascidos e as gestantes, assim como a proteção dos direitos das mulheres, dos idosos e dos animais. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1656197 Português

Vigilância em saúde

A Vigilância em Saúde é responsável por ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis, pela vigilância de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, saúde ambiental e do trabalhador e também pela análise de situação de saúde da população brasileira. 

Diante do novo contexto, em que diferentes estratégias e tecnologias são incorporadas às ações de saúde pública, a vigilância em saúde passa a ser entendida como um processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, disseminação de dados sobre eventos relacionados à saúde, que visa ao planejamento e à implementação de medidas de saúde pública para a proteção da saúde da população, a prevenção e controle de riscos, agravos e doenças, bem como para a promoção da saúde. 

Dentro desse contexto, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), tem a função de coordenar programas de prevenção e controle de doenças transmissíveis de relevância nacional, como Aids, dengue, malária, hepatites virais, doenças imunopreveníveis, leishmaniose, hanseníase e tuberculose e do Programa Nacional de Imunizações (PNI); investigar surtos de doenças; coordenar a rede nacional de laboratórios de saúde pública; gestão de sistemas de informação de mortalidade, agravos de notificação obrigatória e nascidos vivos, realização de inquéritos de fatores de risco, coordenação de doenças e agravos não-transmissíveis e análise de situação de saúde, incluindo investigações e inquéritos sobre fatores de risco de doenças não transmissíveis, entre outras ações. Adaptado.

Disponível em: http://bit.ly/2Gh1imd 

Com base no texto 'Vigilância em saúde', leia as afirmativas a seguir: I. Após a leitura do texto, é possível inferir que a Vigilância em Saúde é responsável por ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis, e também pela vigilância de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis. II. Embora as ações de saúde ambiental e do trabalhador estejam incluídas no escopo das atribuições da Vigilância em Saúde, a análise de situação de saúde da população brasileira e o monitoramento das doenças transmissíveis não estão incluídos no âmbito da Vigilância em Saúde, atualmente, de acordo com o texto. III. De acordo com o texto, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), tem a função de gestão de sistemas de informação de mortalidade, agravos de notificação obrigatória e nascidos vivos, realização de inquéritos de fatores de risco, coordenação de doenças e agravos não-transmissíveis e análise de situação de saúde, incluindo investigações e inquéritos sobre fatores de risco de doenças não transmissíveis, entre outras ações. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1656198 Português

Vigilância em saúde

A Vigilância em Saúde é responsável por ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis, pela vigilância de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, saúde ambiental e do trabalhador e também pela análise de situação de saúde da população brasileira. 

Diante do novo contexto, em que diferentes estratégias e tecnologias são incorporadas às ações de saúde pública, a vigilância em saúde passa a ser entendida como um processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, disseminação de dados sobre eventos relacionados à saúde, que visa ao planejamento e à implementação de medidas de saúde pública para a proteção da saúde da população, a prevenção e controle de riscos, agravos e doenças, bem como para a promoção da saúde. 

Dentro desse contexto, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), tem a função de coordenar programas de prevenção e controle de doenças transmissíveis de relevância nacional, como Aids, dengue, malária, hepatites virais, doenças imunopreveníveis, leishmaniose, hanseníase e tuberculose e do Programa Nacional de Imunizações (PNI); investigar surtos de doenças; coordenar a rede nacional de laboratórios de saúde pública; gestão de sistemas de informação de mortalidade, agravos de notificação obrigatória e nascidos vivos, realização de inquéritos de fatores de risco, coordenação de doenças e agravos não-transmissíveis e análise de situação de saúde, incluindo investigações e inquéritos sobre fatores de risco de doenças não transmissíveis, entre outras ações. Adaptado.

Disponível em: http://bit.ly/2Gh1imd 

Com base no texto 'Vigilância em saúde', leia as afirmativas a seguir: I. Coordenar programas de prevenção e controle de doenças transmissíveis de relevância nacional é uma função do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), de acordo com o texto. II. A Vigilância em Saúde é responsável por ações de saúde ambiental e do trabalhador e também pela análise de situação de saúde da população brasileira, afirma o texto. III. O texto aponta que as ações realizadas pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), contribuem para a redução das ocorrências de doenças transmissíveis, para a diminuição da mortalidade e para a melhoria das condições gerais de saúde e segurança da população brasileira. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: B
4: C
5: B
6: A
7: A
8: A
9: B
10: C
11: A
12: D
13: D
14: D
15: B
16: C
17: B
18: B
19: C
20: C