Questões de Concurso Público Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL 2019 para Farmacêutico
Foram encontradas 50 questões
I. A farmácia hospitalar deve desenvolver atividades clínicas e relacionadas à gestão. A farmácia é um setor do hospital que demanda elevados valores orçamentários e, por isso, o farmacêutico hospitalar deve assumir atividades gerenciais para contribuir com a eficiência administrativa e, consequentemente, com a redução dos custos.
II. A avaliação farmacêutica da prescrição e da forma como o paciente utiliza os medicamentos pode ser realizada no processo de dispensação, na revisão da farmacoterapia ou na análise qualitativa e quantitativa dos indicadores da prescrição, podendo gerar alterações do processo de uso que aumentem a possibilidade de bons resultados.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Deve ser efetuado o registro do número sequencial de controle de cada um dos produtos utilizados na manipulação dos medicamentos da Terapia Antineoplásica, indicando inclusive os seus fabricantes.
II. Uma boa aquisição de medicamentos deve considerar primeiro o que comprar (seleção); quando e quanto comprar (programação); e como comprar. O monitoramento e a avaliação dos processos são fundamentais para aprimorar a gestão e intervir nos problemas.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Os fármacos orais são facilmente autoadministrados, e a toxicidade e/ou a dosagem excessiva podem ser neutralizadas com antídotos como o carvão ativado. Porém, as vias envolvidas na absorção oral são as mais complicadas, e o baixo pH do estômago inativa alguns fármacos.
II. A Farmácia Hospitalar define-se como a unidade clínica, administrativa e econômica, dirigida por farmacêutico, ligada hierarquicamente à direção do hospital ou ao serviço de saúde e integrada funcionalmente com as demais unidades administrativas e de assistência ao paciente.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Medicamentos de liberação prolongada (abreviados como LA, longa ação, ou LL, liberação lenta) têm revestimentos ou ingredientes especiais que controlam a liberação do fármaco, permitindo, assim, uma absorção mais lenta e uma duração de ação mais longa.
II. Os procedimentos de dispensação, no contexto da farmácia hospitalar, devem ser realizados em fluxos organizacionais racionais, buscando minimizar a ocorrência de erros. Dessa forma, quanto maior a eficiência e a eficácia do sistema de distribuição de medicamentos, maiores as chances de sucesso dos tratamentos e profilaxias.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A gestão do medicamento não é uma responsabilidade do serviço farmacêutico hospitalar, incluindo nesse contexto a seleção, aquisição, armazenamento e distribuição do medicamento.
II. Proteger fármacos perecíveis da decomposição não é uma das finalidades do revestimento do núcleo da drágea.
Marque a alternativa CORRETA:
I. À luz da Lei nº 8.080/90, a renda familiar não está relacionada aos níveis de saúde dos seus membros.
II. Na gestão das compras de medicamentos, além do aspecto financeiro, a preocupação com a qualidade deve estar sempre presente, visto que os serviços da saúde têm a responsabilidade de ofertar uma assistência farmacoterapêutica adequada às necessidades dos pacientes.
Marque a alternativa CORRETA:
I. É vedado ao serviço farmacêutico hospitalar realizar a gestão de produtos farmacêuticos, inclusive dispositivos médicos, reagentes etc.
II. O Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf) busca impedir a integralidade do tratamento medicamentoso, em nível ambulatorial.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Nenhum medicamento pode ser fabricado, comercializado ou distribuído para uso, sem o devido registro na Anvisa. Medicamentos sem registro, ou com registro vencido, devem ser comunicados à Vigilância Sanitária para o recolhimento do mercado. O prazo de validade do registro de medicamentos é de cinco anos.
II. Comprar e prover medicamentos são fatores primordiais na atividade hospitalar. Os servidores envolvidos neste processo desempenham, direta ou indiretamente, papel fundamental na prestação da assistência ao paciente e devem realizá-lo de maneira a melhor atender os interesses, tanto dos pacientes quanto da instituição. Para isso, os servidores precisam conhecer muito bem os mecanismos do processo, sendo treinados e capacitados para tanto.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Nas cápsulas, o medicamento está revestido por um invólucro de gelatina que causa sabor desagradável, dificulta a deglutição e a liberação do medicamento na cavidade gástrica.
II. Os emolientes são responsáveis pela concentração e não lubrificação da pele e do cabelo, que, juntamente com os umectantes, serão responsáveis pela desidratação da pele e do cabelo.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O objetivo da manipulação de fórmulas magistrais, oficinais e parenterais é proporcionar medicamentos com segurança e qualidade, adaptados à necessidade da população atendida, além de desenvolver fórmulas de medicamentos e produtos de interesse estratégico ou mesmo econômico. Possibilita o fracionamento e diluição dos medicamentos elaborados pela indústria farmacêutica, a fim de racionalizar sua utilização e distribuição.
II. Idiossincrasia é o termo que designa o medicamento específico que dilata a pupila.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A farmácia hospitalar é a unidade clínica, administrativa e econômica, dirigida por farmacêutico, ligada hierarquicamente à direção do hospital ou serviço de saúde e integrada funcionalmente com as demais unidades administrativas e de assistência ao paciente.
II. O Ministério da Saúde estabelecerá mecanismos que permitam a contínua atualização da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), imprescindível instrumento de ação do SUS, na medida em que contempla um elenco de produtos necessários ao tratamento e controle da maioria das patologias prevalentes no país.
Marque a alternativa CORRETA:
I. São responsabilidades dos serviços farmacêuticos hospitalares a gestão dos medicamentos experimentais e dos dispositivos utilizados para a sua administração, bem como os demais medicamentos já autorizados, eventualmente necessários ou complementares à realização dos ensaios.
II. O processo para garantir a qualidade, a segurança e a eficácia dos medicamentos fundamentam-se no cumprimento da regulamentação sanitária, destacando-se as atividades de inspeção e fiscalização, com as quais é feita a verificação regular e sistemática. Essas atividades, coordenadas em âmbito nacional pela Secretaria de Vigilância Sanitária, serão efetivadas mediante ações próprias do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, no cumprimento dos regulamentos concernentes às boas práticas de fabricação.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Os produtos farmacêuticos e correlatos adquiridos industrialmente para o preparo da Nutrição Parenteral (NP), devem ser registrados no Ministério da Saúde e acompanhados do Certificado de Análise emitido pelo fabricante, garantindo a sua pureza físico-química e microbiológica, bem como o atendimento às especificações estabelecidas.
II. O farmacêutico é o responsável pela preparação da Nutrição Parenteral. Esta, por sua vez, envolve a avaliação farmacêutica da prescrição, a manipulação, o controle de qualidade, a conservação e o transporte. A preparação da nutrição parenteral exige a responsabilidade e a supervisão direta do farmacêutico, devendo ser realizada, obrigatoriamente, na farmácia habilitada para este fim.
Marque a alternativa CORRETA:
I. À luz da Lei nº 8.080/90, a saúde é um direito que assiste apenas ao cidadão com renda superior a 3 salários mínimos.
II. Os medicamentos frequentemente representam a segunda maior rubrica do orçamento dos hospitais. A gestão desses medicamentos, por sua vez, cabe ao técnico em radiologia, não aos serviços farmacêuticos hospitalares.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A avaliação farmacêutica da prescrição da Nutrição Parenteral quanto à sua adequação, concentração e compatibilidade físicoquímica de seus componentes e dosagem de administração, deve ser realizada pelo farmacêutico antes do início da manipulação. Qualquer alteração na prescrição, que se fizer necessária, em função da avaliação farmacêutica, deve ser discutida com o médico da equipe que é o responsável por sua alteração formal.
II. Uma avaliação farmacêutica do grau de polimedicação do paciente não permite evitar a ocorrência de várias interações medicamentosas e reações adversas.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A disseminação de informações epidemiológicas não é um dos objetivos da vigilância epidemiológica.
II. O termo colerético refere-se à quantidade de substâncias ativas ou inativas em determinada unidade de massa ou volume do produto. É medido pelo índice de Hertz.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A medicação profilática não é acompanhada do risco de efeitos indesejados. Para quantificar a possível vantagem de medidas profiláticas, utiliza-se o número desnecessário de pacientes a tratar (NDP ou tamanho da população).
II. Os testes pré-clínicos não fornecem informações sobre os efeitos dos novos fármacos.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Colerético refere-se à quantidade de substância(s) ativa(s) ou inativa(s) em determinada unidade de massa ou volume do produto.
II. De cada Nutrição Parenteral preparada, devem ser reservadas amostras, conservadas sob refrigeração (2ºC a 8ºC), para avaliação microbiológica laboratorial e contraprova. As amostras para avaliação microbiológica laboratorial devem ser estatisticamente representativas de uma sessão de manipulação n + 1 colhidas aleatoriamente no início e fim do processo de manipulação. As amostras para contraprova de cada Nutrição Parenteral preparada, devem ser conservadas sob refrigeração (2ºC a 8ºC) durante 7 dias após o seu prazo de validade.
Marque a alternativa CORRETA:
I. É responsabilidade dos serviços farmacêuticos hospitalares a gestão dos medicamentos experimentais e dos dispositivos utilizados para a sua administração, bem como os demais medicamentos já autorizados, eventualmente necessários ou complementares à realização dos ensaios.
II. A Lei nº 8.080/90, considera que a realização de atividade física é prejudicial à saúde de um indivíduo.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O principal problema e preocupação quanto aos antibióticos – quando utilizados inadequadamente – é o resultado da resistência bacteriana, reduzindo os casos de infecções, e, assim, gerando facilidades para o controle da doença.
II. Um medicamento tem finalidade terapêutica quando diminui os sinais e sintomas da doença, mas não promove a cura.
Marque a alternativa CORRETA: