Questões de Concurso Público Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL 2019 para Técnico em Segurança do Trabalho
Foram encontradas 10 questões
I. É possível inferir, a partir do texto, que a violência no Brasil se converteu em um estado de calamidade pública e que compete ao Estado a resolução desse problema. Todavia, somente com uma ação ligada à participação popular e medidas tirânicas o sucesso será atingido. II. Pode-se dizer, a partir do texto, que alguns aspectos da história do Brasil como a escravidão (primeiro com os índios e depois, e especialmente, com a mão de obra africana), a colonização mercantilista, o coronelismo, entre outros, foram responsáveis pelo agravamento do estado de violência em que nos encontramos hoje.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Como pontua o texto, o recrudescimento das fortes aspirações de consumo e a urbanização acelerada, provocada pelos efeitos da globalização, provocaram o aumento da violência. II. A participação da sociedade nas discussões e soluções do problema da violência, segundo o texto, é imprescindível, pois garante que não apenas o Estado carregue uma culpa pela sua ineficiência.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O autor é irredutível na tese de que a sensação de injustiça e impunidade é, indubitavelmente, a principal causa da violência. Isso justifica o fato de nem todos os tipos de criminalidade derivarem das condições econômicas. II. De modo geral, o autor do texto relaciona a violência no Brasil atual a uma endemia, com base em fatos e argumentos. Entretanto, mesmo considerando a miséria, a fome e o desemprego como problemas sociais motivadores, o autor torna irrelevante a narrativa histórica dessa problemática.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A sociedade civil, conforme pontua o texto, deve auxiliar na repressão controlada da violência, com o apoio da polícia, que tem função essencial na coerção dos desvios de conduta social. Essa alternativa envolve os diversos setores da sociedade. II. O discurso citado do antropólogo corrobora com o ponto de vista do autor do artigo, que afirma que os problemas sociais como miséria, fome, desemprego são a maior causa dos adventos da violência no Brasil.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Um dos agravantes da questão da violência no Brasil é a corrupção que atinge alguns setores da sociedade. Logo, uma alternativa de solução para o problema, segundo o texto, além da segurança pública eficaz e um judiciário eficiente, é a extensão e melhoria do sistema educacional, saúde, habitação, oportunidades de emprego, dentre outros fatores. II. A violência é tida, no texto, como uma calamidade social, pois o poder público tem se mostrado ineficaz em combatê-la, principalmente no Brasil. Um dos fatores que contribuem para essa situação é a corrupção que atravessa setores que, na prática, seriam responsáveis pelo controle da violência.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O texto informa que a resiliência é uma habilidade que permite transformar experiências não tão boas em aprendizado e oportunidade de mudança, de dar a volta por cima. II. O autor do texto diz que o termo "resiliência", na física, é utilizado para designar a capacidade que alguns materiais têm de absorver o impacto e retornar a forma original. III. Conclui-se do texto que, na perspectiva de muitos estudiosos, os seres humanos não precisam de desordem ou de caos para crescerem. O benefício advindo da experiência do estresse, afirma o autor, torna o ser humano frágil e exposto aos riscos da sociedade.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O texto permite deduzir que uma pessoa resiliente é capaz de enfrentar crises e traumas. II. O texto aponta que, no contexto do comportamento humano, a resiliência está ligada à capacidade e à habilidade que cada pessoa tem de lidar e superar as adversidades. III. Depreende-se do texto que, de um modo geral, as pessoas têm grande dificuldade de enfrentar os problemas e são incapazes de se beneficiarem com eles, de aprender ou mesmo de crescer de qualquer forma com esses problemas.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O autor aponta que quem possui maior resiliência responde às adversidades da vida com maior rapidez e flexibilidade e consegue sair de um momento de crise com muito mais facilidade do que uma pessoa com baixa taxa de resiliência. II. O autor afirma que o sucesso é o resultado de inúmeras quedas e derrotas que o indivíduo pode ver como oportunidade de aprendizado e crescimento. A resiliência, por sua vez, é o resultado de aprendizagens de vida, o que torna possível qualquer pessoa desenvolvê-la, afirma o autor. III. No texto, o autor afirma que, quanto mais resiliente é uma pessoa, mais forte e preparada ela estará para lidar com as adversidades da vida.
Marque a alternativa CORRETA:
I. De acordo com o texto, a resiliência é uma capacidade inata, não podendo ser aprendida ou aperfeiçoada. Ou seja, os indivíduos resilientes têm essa característica porque nasceram com ela e, assim, outras pessoas não podem equiparar-se nessa habilidade com alguém que já a possui. II. No texto, é possível identificar a ideia de que a resiliência é determinada pela educação formal ou treinamento. Assim, afirma o autor, o nível de resiliência de uma pessoa determina quem terá sucesso diante dos desafios profissionais. III. É possível subentender-se a partir do texto que as pessoas que sempre desistem de suas metas e objetivos são consideradas pessoas resilientes.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Infere-se do texto que a resiliência não possui relação com a capacidade de um indivíduo trabalhar bem sob pressão. II. Segundo o texto, a palavra resiliência designa uma habilidade de comunicação, ou seja, a capacidade de transmitir, receber, compreender, codificar e decodificar mensagens. III. Segundo o autor, a pessoa resiliente, além de suportar a pressão, ainda aprende com suas dificuldades e desafios, usa da sua flexibilidade para se adaptar às situações e da sua criatividade para encontrar soluções alternativas.
Marque a alternativa CORRETA: