Questões de Concurso Público Prefeitura de Rio Largo - AL 2019 para Nutricionista

Foram encontradas 27 questões

Q1648536 Nutrição

Leia as afirmativas a seguir:

I. Ao SUS é vetado executar as ações referentes à saúde do trabalhador.

II. As lipoproteínas são importantes transportadoras dos lipídios plasmáticos, principalmente os triglicerídeos e o colesterol. De acordo com a variação das lipoproteínas, pode-se avaliar o risco para doenças cardíacas coronarianas.

III. O SUS deve estabelecer mecanismos de incentivo à participação do setor privado no investimento em ciência e tecnologia.


Marque a alternativa CORRETA

Alternativas
Q1648537 Nutrição
Leia as afirmativas a seguir:
I. O trabalho da vigilância epidemiológica não possui relação com o reconhecimento das doenças de notificação compulsória. II. À medida que se move através do colo, a água é continuamente reabsorvida das fezes, pelas paredes dos rins, para o interior dos alvéolos. III. As fibras alimentares são distinguidas pela sua capacidade de solubilização em água, sendo classificadas em insolúveis e solúveis. O consumo adequado de fibras na alimentação diária tem sido associado ao agravamento de doenças como câncer de cólon, diverticulite, obesidade, diabetes e dislipidemias.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1648538 Nutrição
Leia as afirmativas a seguir:
I. Os principais eventos da digestão e absorção ocorrem no intestino delgado, portanto sua estrutura é especialmente adaptada para essa função. Sua extensão fornece uma área reduzida de superfície para a digestão e absorção, sendo ainda diminuída pelas pregas circulares, vilosidades e microvilosidades. II. As alterações de origem microbiana que aparecem nos alimentos são importantes, pois podem causar danos à saúde do consumidor. Porém, muitas vezes, também um alimento que não apresenta alterações pode estar contaminado com microrganismos que prejudicam a saúde. III. A sudorese noturna nunca é uma queixa dos pacientes com infecção assintomática inicial pelo HIV.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1648539 Nutrição
Leia as afirmativas a seguir:
I. O desequilíbrio entre o consumo e as necessidades nutricionais, em decorrência do consumo excessivo para atender às necessidades nutricionais, pode ter como consequência doenças de overdose, a exemplo da desnutrição energético-proteica, anemia ferropriva, hipovitaminose A, bócio, cárie dental, dentre outras carências nutricionais. II. O monitoramento do paciente, através da avaliação nutricional é prejudicial ao tratamento, pois impede o acompanhamento das respostas do indivíduo às intervenções nutricionais. III. Identificar as situações de risco à saúde dos trabalhadores é uma forma de debilitar a vigilância em saúde do trabalhador.
Marque a alternativa CORRETA
Alternativas
Q1648540 Nutrição
Leia as afirmativas a seguir:
I. À direção municipal do SUS compete regular os direitos das pessoas com idade superior a 60 anos. II. No intestino grosso, ondas peristálticas intermitentes e bem espaçadas movem o material fecal do ceco para o interior do colo ascendente, transverso e descendente. III. Não compete às equipes da Unidade de Saúde da Família realizar o diagnóstico de saúde do território adscrito.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1648541 Nutrição
Leia as afirmativas a seguir:
I. No Brasil, as ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único. II. A Estratégia Saúde da Família busca prejudicar os processos de trabalho dos profissionais da atenção básica. III. A exposição de proteínas a pH extremos ou temperaturas elevadas, mesmo por períodos curtos, faz com que a maioria delas apresentem modificações físicas em sua conformação tridimensional e em sua função fisiológica, processo conhecido como desnaturação. Desta forma, a perda da configuração espacial conserva sua função, mantendo inalteradas as funções da proteína.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1648542 Nutrição
Leia as afirmativas a seguir:
I. Os nutrientes – que compõem os alimentos e são por estes veiculados com vistas à nutrição humana – são muito importantes. Assim, os alimentos devem ser resumidos e tratados – em nível coletivo e também individual – apenas como veículos de nutrientes. Os alimentos trazem significações culturais, comportamentais e afetivas singulares que jamais podem ser desprezadas. Esse entendimento implica em considerar o alimento como fonte de prazer, uma abordagem necessária para a promoção da saúde. II. As alterações que ocorrem nos alimentos podem ser de natureza microbiana – pela ação de enzimas naturalmente presentes nos alimentos – ou de natureza bioquímica – pela ação de agentes biológicos ou de microrganismos que se multiplicam nos alimentos. III. A avaliação nutricional do indivíduo, ou avaliação nutricional no âmbito da clínica, é uma ação desenvolvida pelo nutricionista no seu processo de trabalho domiciliar, ambulatorial e hospitalar.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1648543 Nutrição
Leia as afirmativas a seguir:
I. O alcoolismo não é um hábito que pode causar câncer. II. A lei nº 8.080/90 impõe medidas para desassistir a saúde. III. As proteínas são moléculas complexas compostas por aminoácidos, unidos por ligações peptídicas. Essas proteínas são envolvidas na formação e manutenção das células e dos tecidos do corpo e órgãos.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1648544 Nutrição

Leia as afirmativas a seguir:


I. São exemplos de alimentos que contêm proteínas os seguintes: leite, queijos, iogurtes, carnes (aves, peixes, suína, bovina), miúdos, frutos do mar, ovos, leguminosas (feijões, soja, grão-de-bico, ervilha, lentilha). Castanhas (castanha-do-Pará, avelã, castanha-decaju, nozes).

II. Nas moléculas proteicas, os aminoácidos se ligam covalentemente, formando longas cadeias não ramificadas, através de ligações peptidicas envolvendo o radical amino de um aminoácido e o radical ácido carboxílico de um outro, havendo a liberação de uma molécula de água durante a reação.

III. Existem diversos métodos disponíveis para avaliação nutricional como a antropometria e composição corporal; exames bioquímicos e físicos; avaliação do consumo alimentar.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1648545 Nutrição
Leia as afirmativas a seguir:
I. À direção municipal do Sistema de Saúde compete dar execução, no âmbito municipal, à política de insumos e equipamentos para a saúde. II. Os diferentes fatores de risco ao indivíduo, como alimentação inadequada, inatividade física e uso de tabaco, precisam ser abordados de maneira integrada, no decorrer do desenvolvimento e evolução do ciclo de vida, a fim de proibir escolhas e opções, e não a reduzir danos. III. O HIV ataca o sistema nervoso humano, apenas.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1648546 Nutrição
Leia as afirmativas a seguir:
I. São exemplos de aminoácidos, entre outros, os seguintes: Alanina, Arginina, Aspartato, Asparagina, Fenilalanina, Glicina, Hidrocarboneto e Glutamato. II. A regionalização não é uma diretriz do SUS. III. São exemplos de alimentos pobres em minerais os seguintes: frutas, verduras, legumes e alguns alimentos de origem animal (leite, carnes, frutos do mar como fontes principalmente de cálcio, fósforo, ferro e zinco) e castanhas.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1648549 Nutrição

Leia as afirmativas a seguir:


I. Um grupo importante de proteínas conjugadas são as glicoproteínas, que estão presentes na superfície celular (como a tanino), fazem parte de proteínas estruturais (como os ribossomos), são hormônios (como o neutrófilo) ou receptores de membrana (como os sais minerais).

II. As vitaminas são essenciais na transformação de energia, ainda que não sejam fontes. Elas intervêm na regulação do metabolismo, favorecem respostas imunológicas e atuam na proteção ao organismo.

III. O intestino grosso realiza a absorção de água e de certos eletrólitos, além da síntese de determinadas vitaminas pelas bactérias intestinais.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1648550 Nutrição
Leia as afirmativas a seguir:
I. As vitaminas são substâncias orgânicas necessárias em pequenas quantidades para crescimento e manutenção da vida. Segundo sua solubilidade, classificam-se em lipossolúveis (vitaminas do complexo B, ácido fólico e vitamina C) e hidrossolúveis (vitaminas A, D, E, e K). II. Para impedir que o bolo alimentar passe ao intestino delgado prematuramente, o estômago é dotado de uma poderosa válvula muscular, um esfíncter chamado Piloro (orifício de saída do estômago – óstio pilórico). Pouco antes da válvula pilórica é possível encontrar uma porção denominada antro-pilórica. III. À direção municipal do SUS é vedado planejar as ações de saúde e gerir os serviços públicos de saúde.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1648551 Nutrição
Leia as afirmativas a seguir:
I. O princípio da eficiência é contrário aos objetivos do SUS. II. A utilização do calor como método de conservação tem como objetivo destruir e/ou reduzir o número de microrganismos deteriorantes e patogênicos nos alimentos. Além disso, o uso dessa forma de energia serve para inativar as enzimas autolíticas, naturalmente presentes nos alimentos, responsáveis pelos processos de sua deterioração e putrefação. Isso propicia que os alimentos permaneçam aptos ao consumo por muito mais tempo. III. Muitas proteínas apresentam, em sua composição, moléculas não proteicas ligadas deforma covalente ou não aos aminoácidos das proteínas, denominados, genericamente, de grupo prostético.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1648552 Nutrição
Leia as afirmativas a seguir:
I. A Estratégia Saúde da Família busca elevar o potencial de aprofundar os princípios da atenção básica. II. A água é a fonte de manutenção da vida, necessária para a regulação das funções vitais do organismo, tais como a digestão, a eliminação de metabólitos, o funcionamento dos rins e intestinos, o controle da temperatura corporal, entre outras funções. A ingestão de água por um adulto deve estar abaixo de 1 litro por dia. III. As gorduras são um grupo de compostos químicos orgânicos que compreendem os triglicerídios, fosfolipídios e esteroides. São fontes alternativas de energia para o corpo humano sem relação com a manutenção da temperatura corporal. As gorduras transportam vitaminas lipossolúveis, dão sabor às preparações e sensação de saciedade.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1648553 Nutrição
Leia as afirmativas a seguir:
I. No Brasil, é vedada a realização de exames compulsórios, sem autorização do paciente. II. As fezes que ficam no intestino grosso por um período maior perdem o excesso de água, desenvolvendo a chamada diarreia. Ao contrário, movimentos rápidos do intestino não permitem tempo suficiente para que ocorra a reabsorção de água, causando constipação. III. Para a avaliação do estado nutricional de um indivíduo ou grupo populacional, é necessária a utilização de métodos de coleta e procedimentos diagnósticos que possibilitem determinar o seu estado nutricional, assim como as causas prováveis que deram origem ao (s) problema (s) nutricional (is), para que medidas de intervenção sejam planejadas, executadas e monitoradas nos âmbitos individual ou coletivo.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1648554 Nutrição
Leia as afirmativas a seguir:
I. A Rede Cegonha não provê transporte para as gestantes em nenhum momento. II. O método mais comum de conservação de alimentos consiste no uso do frio ou na redução da temperatura. Obter frio significa retirar o calor de modo a reduzir a temperatura do produto a níveis desejados. O abaixamento da temperatura inibe a ação das enzimas ou dos micróbios, porém, contrariamente ao calor ou à irradiação, não os elimina. III. Os hábitos alimentares pouco saudáveis não podem causar câncer.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1648558 Nutrição
Leia as afirmativas a seguir:
I. Os minerais são compostos químicos inorgânicos necessários em pequenas quantidades para crescimento, conservação e reprodução do ser humano, sendo os mais conhecidos: cálcio, ferro, magnésio, zinco, iodo. II. O estado nutricional e o consumo alimentar interagem estreitamente de maneira multifatorial e sinérgica com os outros fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis. III. O acesso universal, igualitário e ordenado às ações e serviços de saúde se inicia pelas portas de entrada do SUS e se completa na rede regionalizada e hierarquizada.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1648560 Nutrição
Leia as afirmativas a seguir:
I. O intestino delgado realiza a armazenagem temporária dos resíduos (fezes) e a eliminação de resíduos do corpo (defecação). II. Uma alimentação saudável deve ser acessível física e financeiramente. Costuma apresentar um custo elevado para o indivíduo, pois se baseia em alimentos in natura ou minimamente processados, produzidos regionalmente, em geral. III. Alguns alimentos são altamente perecíveis, por conterem todos os nutrientes necessários ao desenvolvimento de microrganismos. Produtos cárneos, laticínios, verduras e certas frutas (moranguinhos, por exemplo) são exemplos de alimentos que se estragam facilmente se não forem obtidos com higiene e conservados sob refrigeração. As alterações caracterizam-se pelo aparecimento de cor esverdeada, pela superfície pegajosa, pelo mau odor (azedo ou podre) e/ou pela consistência que se desmancha facilmente.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1648561 Nutrição
Leia as afirmativas a seguir:
I. Os minerais contribuem para a formação dos tecidos e intervêm na regulação dos processos corporais. Eles favorecem a transmissão dos impulsos nervosos e inibe a contração muscular, assim como participam da deterioração do equilíbrio ácido-básico. II. O SUS não inclui entre as suas atribuições a execução de ações de vigilância epidemiológica. III. Utilizar instrumentos que furam ou cortam não esterilizados não é um fator de risco para a transmissão do HIV.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: A
5: C
6: B
7: D
8: D
9: E
10: B
11: A
12: D
13: C
14: D
15: B
16: D
17: C
18: E
19: D
20: A