Questões de Concurso Público Prefeitura de Rio Largo - AL 2019 para Odontólogo

Foram encontradas 50 questões

Q1628712 Português
Energia solar


Energia solar é um termo que se refere à energia proveniente da luz e do calor do Sol. É utilizada por meio de diferentes tecnologias em constante evolução, como o aquecimento solar, a energia solar fotovoltaica, a energia heliotérmica, a arquitetura solar e a fotossíntese artificial. Atualmente, muitos especialistas consideram que o desenvolvimento de tecnologias de fontes de energia solar acessíveis, inesgotáveis e limpas terá enormes benefícios a longo prazo.

Fonte: pt.wikipedia.org (com adaptações)
Leia o texto 'Energia solar', analise as assertivas a seguir e marque a opção CORRETA:
Alternativas
Q1648481 Português
Energia solar

Energia solar é um termo que se refere à energia proveniente da luz e do calor do Sol. É utilizada por meio de diferentes tecnologias em constante evolução, como o aquecimento solar, a energia solar fotovoltaica, a energia heliotérmica, a arquitetura solar e a fotossíntese artificial. Atualmente, muitos especialistas consideram que o desenvolvimento de tecnologias de fontes de energia solar acessíveis, inesgotáveis e limpas terá enormes benefícios a longo prazo. Fonte: pt.wikipedia.org (com adaptações)
Leia o texto 'Energia solar', analise as assertivas a seguir e marque a opção CORRETA:
Alternativas
Q1648486 Odontologia
Leia as afirmativas a seguir:
I. A radiação solar é a principal causa de câncer na gengiva. As causas secundárias envolvem a infecção por bactérias causadoras de doenças sexualmente transmissíveis e o elevado consumo de álcool. II. A crista mediana é uma elevação de esmalte presente na face lingual dos caninos. Apresenta-se como um rebaixamento abrupto nos incisivos centrais e laterais superiores e está mais presente nos molares. É, também, bastante comum nos incisivos inferiores. III. É vedado ao servidor público tratar cuidadosamente os usuários dos serviços, aperfeiçoando o processo de comunicação e o contato com o público.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1648487 Odontologia
Leia as afirmativas a seguir:
I. A lei nº 8.080/90 dispõe sobre as condições para a proteção da saúde, entre outros assuntos. II. Os dentes auxiliam na formação das palavras e contribuem a dar expressão ao rosto. III. O ângulo é o termo que se refere às faces dentais localizadas na parte inferior da língua, exclusivamente. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1648488 Odontologia
Leia as afirmativas a seguir:
I. Compete à direção municipal do SUS dar execução, no âmbito municipal, à política de insumos e equipamentos para a saúde. II. As fossetas são depressões em forma de ponta localizada nas faces vestibulares e linguais dos caninos, que correspondem ao início dos sulcos oclusos-vestibulares e retro-linguais. III. A Estratégia Saúde da Família busca reduzir a eficiência dos processos de trabalho dos profissionais da atenção básica. Marque a alternativa CORRETA
Alternativas
Q1648489 Odontologia
Leia as afirmativas a seguir: I. A exigência legal de acompanhar a tendência da mortalidade associada a certas viroses é o maior entrave ao cumprimento dos objetivos da vigilância epidemiológica no Brasil. II. Em sua grande parte, os dentes são compostos de sais minerais, principalmente cálcio e fósforo, além de magnésio, flúor e outros elementos. III. Não é necessário que o gerente da Atenção Básica conheça a rede de serviços e equipamentos sociais do território. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1648490 Odontologia
Leia as afirmativas a seguir: I. O SIM (Sistema de Informações sobre Mortalidade) é um sistema que contribui para a eficiência da gestão em saúde. II. As vertentes são estruturas anatômicas exclusivas dos dentes posteriores. Cada cúspide apresenta vertentes internas ou lisas e vertentes externas ou triturantes. III. A Estratégia Saúde da Família visa à desorganização da atenção básica no Brasil. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1648491 Odontologia
Leia as afirmativas a seguir:

I. Promover a saúde do trabalhador pressupõe abolir parâmetros protetores da saúde desses profissionais II. As equipes das Unidades de Saúde da Família não devem realizar o cadastramento das famílias em sua área de abrangência. III. Os tratamentos de dentística restauradora envolvem procedimentos preventivos como adequação do ambiente bucal, aplicação tópica de flúor e orientação individual de higiene e fisioterapia odontológica, passando pelo diagnóstico clínico e radiográfico da doença cárie, a degradação do elemento afetado utilizando materiais restauradores estéticos ou não.
Marque a alternativa CORRETA
Alternativas
Q1648492 Odontologia
Leia as afirmativas a seguir:
I. A cárie dentária é uma doença crônica e infecciosa que provoca a destruição dos tecidos dentários, podendo ser diagnosticada clinicamente em seus estágios iniciais (lesões em esmalte) ou estágios mais tardios (cavitação em dentina e/ou necrose da polpa dentária, órgão onde se localizam terminações nervosas e capilares sanguíneos). II. De acordo com os preceitos de promoção de saúde, o tratamento da doença cárie visa restabelecer o equilíbrio e a saúde bucal do paciente por meio do controle dos fatores etiológicos, como aplicação do biofilme, educação e instrução de higiene e dieta, além da aplicação de fluoretos. III. A cicatrização de um tecido ferido é uma série intrinsecamente coordenada de processos que envolvem respostas celulares e subcelulares à lesão tecidual, levando à absorção de citocinas e fatores de crescimento, desativação celular, e resulta em degeneração de tecidos. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1648493 Odontologia
Leia as afirmativas a seguir:
I. Os dentes permitem triturar e converter os alimentos em partículas diminutas que não podem ser ingeridas ou digeridas. II. A disponibilidade de saneamento básico é um fator prejudicial à saúde. III. A equipe de Saúde da Família deve ser multiprofissional. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1648494 Odontologia
Leia as afirmativas a seguir:
I. As ações de educação em saúde não devem ser integradas às ações de saneamento. II. É direito do usuário do SUS ter atendimento de saúde adequado, com qualidade, no tempo certo e com garantia de continuidade do tratamento. III. Apenas os dentes caninos atuam na mastigação, promovendo o preparo mecânico dos alimentos a fim de reduzi-los a partículas mínimas para serem deglutidas. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1648495 Odontologia
• Leia as afirmativas a seguir: I. A lei nº 8.080/90 impõe medidas para prejudicar a saúde. II. A membrana plasmática, também chamada de membrana celular ou mitocôndria, é um tecido presente ao redor de todas as células, tanto procariontes quanto eucariontes. III. É papel da membrana plasmática auxiliar no transporte de diferentes substâncias essenciais ao metabolismo celular. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1648496 Odontologia
• Leia as afirmativas a seguir: I. O núcleo da célula não contribui para o controle das funções celulares. II. As bactérias cariogênicas são capazes de produzir ácidos a partir da fermentação dos carboidratos da dieta (hidrofóbicas) e de sobreviver em meio ácido (meristemáticas). III. Em relação à anatomia dentária, é correto afirmar que as fóssulas constituem o tipo de terminação menos frequente dos sulcos. Morfologicamente, as fóssulas podem ser triangulares ou arredondadas, apenas. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1648497 Odontologia
• Leia as afirmativas a seguir: I. Os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família devem trabalhar, no mínimo, 200 horas semanais. II. Produzir informações epidemiológicas não é um dos objetivos da vigilância epidemiológica. III. De uma maneira geral, as funções da membrana plasmática são revestir a estrutura do organismo celular, separando os meios interno e externo da célula, e controlar a entrada e saída de diversas substâncias conforme diferentes necessidades químicas. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1648498 Odontologia
• Leia as afirmativas a seguir: I. As alterações imunológicas que podem alterar a composição salivar e fazer com que haja menos proteção por parte da saliva são fatores de risco para o surgimento da cárie. II. Diante de um surto de doenças transmitidas por alimentos (DTA), o profissional de saúde deve evitar que os alimentos suspeitos continuem a ser consumidos ou vendidos. III. Apesar da diversidade microbiana, poucas espécies estão relacionadas à doença cárie, como Streptococcus mutans, Streptococcus sobrinus e Lactobacillus, pois possuem as características específicas para participar do processo da doença. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1648499 Odontologia
Leia as afirmativas a seguir:
I. Os idosos portadores de deficiência não podem ter atendimento especializado no SUS. II. O forame cego é uma elevação abaulada formada pelo aumento da aderência do esmalte, na região entre cíngulo e fossa lingual. III. Uma ferida é um rompimento na estrutura anatômica normal e na função do tecido, acompanhada por danos celulares. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1648500 Odontologia
Leia as afirmativas a seguir: I. No Brasil, a saúde é direito de todos e dever do Estado. II. A cárie dentária é uma doença resultante do desequilíbrio do binômio saúde-doença, podendo apresentar lesões-sinais na população. Esses sinais são clinicamente conhecidos como “cáries”, pois referem-se às lesões da infecção virótica propriamente dita. III. A ação de vigilância epidemiológica deve ser efetuada pelo conjunto dos serviços públicos de saúde, apenas, devidamente habilitados para tal fim. Marque a alternativa CORRETA
Alternativas
Q1648501 Odontologia
Leia as afirmativas a seguir:
I. A informação sobre nascidos vivos é indispensável para a construção de indicadores demográficos e de saúde, como o cálculo da taxa bruta de infecção por cárie dentária ou o índice geral de câncer de boca por mil habitantes. II. Entre os objetivos do SUS, não se inclui a realização de ações de identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde. III. Avaliar o impacto dos programas de vacinação é uma atitude contrária aos objetivos da vigilância epidemiológica. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1648502 Odontologia
Leia as afirmativas a seguir: I. A perda da funcionalidade contribui significativamente para o comprometimento da qualidade de vida da pessoa idosa, de seus familiares e cuidadores. II. Os NASF foram criados pelo Ministério da Saúde em 2008, com o objetivo de tolher a consolidação e as ações da Atenção Básica no Brasil. III. Nenhuma ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público. Marque a alternativa CORRETA
Alternativas
Q1648503 Odontologia
Leia as afirmativas a seguir: I. Em respeito aos princípios da ética e da legalidade, deve o servidor público desviar outro servidor público para atendimento a interesse particular. II. A Estratégia Saúde da Família relaciona-se com a promoção da qualidade de vida da população, constituindo-se uma proposta com dimensões técnica, política e administrativa. III. A membrana plasmática é considerada permeável e, portanto, é incapaz de selecionar quais os fluidos que entram ou saem do interior das células. Essa é considerada sua característica mais importante. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: A
4: D
5: B
6: C
7: B
8: A
9: B
10: D
11: C
12: D
13: A
14: D
15: E
16: D
17: B
18: A
19: B
20: C